Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330


     117.881 visualizações    Vídeo    1 comentário
Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330

O que vem por aí

Uma nova safra de chipsets 3D está pronta para invadir o mercado. Até o final do ano, 3Dfx, NVIDIA, S3, Matrox estarão lançando novas versões de seus chipsets. Outros chipsets da Rendition, Videologic e 3Dlabs são apenas promessas, mas que podem ser lançados ainda esse ano. Todos os chipsets são 2D/3D, confirmando a tendência do mercado de acabar com placas aceleradoras unicamente 3D.

No entanto, o que fará realmente diferença para a escolha de um chipset 2D/3D será a suo desempenho 3D, já que o desempenho 2D parece ter chegado ao limite. Testes de performance realizados com a maioria desses chipsets mostram uma diferença de, no máximo, 2% entre o desempenho 2D de uma placa e outra.

  • 3Dfx Banshe
  • O Banshe é o primeiro chipset 3D/2D lançado pela 3Dfx, conhecida pelo chipset Voodoo Graphics (das famosas placas Diamond Monster 3D). A 3Dfx já havia feito um chipset que poderia ser usado numa placa 2D/3D, o Voodoo Rush, mas esse chipset precisava que a placa tivesse seu próprio controlador gráfico 2D.

    A Diamond já anunciou uma placa que usará o Banshe (Diamond Monster Fusion) e seu desempenho será próximo ao do Voodoo Graphics 2, atualmente o chipset 3D mais poderoso do mercado. A desvantagem do Banshe em relação ao Voodoo 2 é ter apenas uma unidade de processamento de textura, enquanto o Voodoo 2 tem duas. Com duas unidades de textura, o Voodoo 2 pode processar duas texturas ao mesmo tempo, enquanto o Banshe tem que processar uma de cada vez. Em jogos como Quake 2, por exemplo, há um mapa de textura e um mapa de iluminação. Quando um pixel vai ser renderizado, os dois mapas devem ser levados em consideração. Então, primeiro renderiza-se o pixel usando o mapa de textura, e depois aplicasse o mapa de iluminação. Com duas unidades de textura é possível fazer esses dois passos de uma vez só, aumentando bem o desempenho. No momento, somente alguns jogos usam multi-textura (como Quake 2 e Unreal), mas isso deve mudar no futuro. Mas, mesmo que o software venha a usar multi-textura, o Banshe não faz feio, tendo umo desempenho apenas um pouco menor que a do Voodoo 2. Em jogos que não usem multi-textura, o desempenho do Banshe poderá ser até maior que o do Voodoo 2, já que ele trabalha num clock mais elevado (100 ou 125 MHz, contra 90 MHz do Voodoo 2).

    Mas a maior vantagem estará no preço. Uma Monster Fusion com 16 MB deverá custar (nos EUA) em torno de U$ 200,00, enquanto uma Monster II de 8 MB, que só é 3D, está acima dos U$ 250,00.

  • NVIDIA Riva TNT
  • A NVIDIA está lançando o Riva TNT. Bem mais poderoso que seu predecessor (Riva 128), o TNT não melhora somente o desempenho como também melhora a criticada qualidade de imagem do Riva 128.

    O desempenho 3D deste chipset é realmente impressionante, superando o Banshe da 3Dfx. Assim como o Voodoo 2, o TNT tem duas unidades de processamento de textura, mantendo a ótimo desempenho em jogos que usam multi-textura.

    Diamond e Creative Labs já anunciaram placas com o Riva TNT, que devem custar em torno de U$ 200,00 com 16MB! Que também é um excelente preço se comparado ao caro Voodoo 2.

  • S3 Savage
  • A S3 já foi uma das líderes no mercado de chipsets de vídeo de alto desempenho para PC. Mas, há uns 2 ou 3 anos, começou a ficar para trás. Placas com chipsets S3 começaram a ser chamadas de "desaceladoras" 3D. Chipsets como o Virge DX (Diamond 3D 2000 Pro), são bons para 2D, mas são péssimos para 3D. Agora a S3 quer dar a volta por cima e recuperar o tempo perdido. Ela está fazendo uma pesada campanha de marketing para o S3 Savage com o slogan "Voodoo 2 performance at S3 prices" (Performance de Voodoo 2, com preço de S3). Mas o chipset não é lá essa coisa toda.

    Alguns testes com o Savage mostraram uma boo desempenho, mas apesar das especificações técnicas, a qualidade da imagem deixa a desejar. Segundo a S3, isso é devido a problemas com os drivers, que ainda não estão totalmente prontos. Mas de qualquer maneira, a suo desempenho ainda não é melhor que a do Banshe nem do Riva TNT.

    Uma caraterística interessante do Savage é a compressão de texturas. Com texturas muito grandes o tráfego de dados pelo barramento pode ficar muito intenso. Usando a compressão de texturas, pode-se diminuir o tráfego de dados pelo barramento. No futuro, quando o tráfego de texturas for maior que a largura de banda do barramento, essa pode ser uma alternativa interessante. Apesar do slogan, ainda não há preço definido.

  • Matrox G200
  • A Matrox finalmente lançou um bom acelerador 3D. O G200 não tem a melhor performance dos novos chipsets, mas ainda assim é muito bom. Com z-buffer de 32 bits e renderização em cores de 32 bits, a qualidade de imagem do G200 é excelente! Custa em torno de U$ 170,00 nos EUA.

  • Videologic Power VR - Segunda geração
  • Esse chipset está para ser lançado há mais de um ano. Algumas fotos com imagens de jogos usando o segundo Power VR já foram divulgadas e são muito boas. O chipset já está bastante atrasado. Dizem que isso está ocorrendo porque a Videologic anda muito ocupada com o desenvolvimento de um novo chipset para um novo video-game da Sega. Se o chipset para PC for tão bom quanto o chipset do video-game da Sega, provavelmente será um chipset muito bom. Já estão disponíveis alguns vídeos com imagens dos jogos do video-game, e a qualidade da imagem impressiona muito.

  • Rendition Verite 3000 e 3Dlabs Permidia 3
  • Pouco se sabe ainda sobre esses dois chipsets, mas a julgar por suas versões anteriores, eles deverão ser muito bons. Rumores dizem que ambos terão duas unidades de processamento de texturas como o Voodoo 2 e não terão compressão de texturas como o Savage. Em pouco tempo, tanto a Rendition quanto a 3Dlabs, deverão divulgar mais informações sobre esses chipsets.

    Por Walter Corrêa

     


    Análises similares


    Comentários de usuários

    Respostas recomendadas

    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×
    ×
    • Criar novo...

    Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

    EBOOK GRÁTIS!

    CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!