Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Introdução às Portas Lógicas


         511.839 visualizações    Outros    6 comentários
Introdução às Portas Lógicas

Não inversor ou Buffer

Em um não-inversor, também conhecido como buffer, o valor colocado na sua entrada será encontrado em sua saída. Você pode achar que esta é uma porta lógica maluca, já que ela não faz nada. Isto não é verdade, ela tem muitas aplicações importantes em eletrônica digital, como explicaremos abaixo.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 23: Não-inversor ou buffer.

A

Y

0

0

1

1

Uma aplicação típica para um buffer é aumentar o fan-out de uma dada porta lógica. Fan-out é o número máximo de portas lógicas que um dado circuito integrado pode ser conectado. Por exemplo, se uma dada porta lógica tem um fan-out de três portas, sua saída só pode ser conectada diretamente a, no máximo, três outras portas lógicas. Se você precisar conectar esta saída a mais do que três portas lógicas, você pode usar um buffer para aumentar o número de portas lógicas que você pode conectar a esta saída.

Uma outra aplicação para o buffer é o uso de um circuito onde o buffer é controlado por um pino chamado gate (o circuito integrado 74367 é um bom exemplo). Nesta aplicação, a porta lógica trabalhará como um portão: ela replicará em sua saída o que está em sua entrada apenas quando seu pino chamado gate está ativado.

Introdução às Portas Lógicas
Figura 24: Pinagem do circuito integrado 74367.

Uma outra aplicação para um não-inversor é criar uma linha de atraso. Como cada circuito integrado demora um pouco para replicar em sua saída o que está em sua entrada, um não-inversor pode ser usado para retardar o sinal. Esta idéia é usada em alguns circuitos osciladores digitais, por exemplo. Se você pegar o circuito da Figura 25, se cada porta retarda o sinal 10 ns (nanosegundos), com quatro portas teremos uma linha de atraso de 40 ns.

Introdução às Portas Lógicas
Figura 25: Uma linha de atraso.

Uma outra aplicação muito comum para os não-inversores e inversores é ativar circuitos que necessitem de mais corrente ou que precisem trabalhar com tensões diferentes de 5 V como “1”. Este tópico é realmente importante e falaremos mais sobre isso na próxima página.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Não tem mistério. Coletor aberto ou dreno aberto são circuitos que você usa quando quer que "1" não seja "5 V" mas outra tensão qualquer, como 12 V, por exemplo. Assim você pode ativar diretamente um circuito de 12 V (um relé, por exemplo).

Ou então para criar uma porta lógica AND "virtual", a junção das saídas será uma porta AND. Assim você economiza uma porta lógica no seu circuito.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...