Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Discos Rígidos

       
 93.114 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testes realizados com discos rígidos.

Discos Rígidos
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Será que os discos rígidos são todos iguais? Será que a única diferença entre eles é a capacidade de armazenamento (medida atualmente na ordem de gigabytes)? Há marcas melhores e piores? Como podemos saber se um disco rígido é bom ou não?

Foi para responder estas e muitas outras perguntas que decidimos fazer um teste completo com diversos discos rígidos existentes hoje no mercado. Levamos para o nosso Laboratório no Instituto de Tecnologia ORT mais de 10 modelos das marcas mais vendidas (Quantum, Western Digital e Maxtor) e chegamos a resultados interessantíssimos para todos nós - como a conclusão, por exemplo, que dependendo do modelo de disco rígido que você possuir, o seu sistema operacional pode ser mais rápido.

Fora a capacidade de armazenamento, a grande diferença entre os diversos modelos de discos rígidos existentes é a velocidade. Há discos rígidos mais rápidos que outros e é justamente isto que nosso teste prova.

É bom notar que ter um disco rígido rápido não torna o micro "mais rápido"; a velocidade de processamento do computador (como cálculos e desenhos na tela, por exemplo) continua a mesma. A diferença é que arquivos e programas poderão ser lidos do disco rígido (ou seja, abertos) mais rapidamente - ou seja, em menos tempo.

Além disto o sistema operacional utiliza o disco rígido constantemente para um recurso chamado memória virtual, que consiste em criar um arquivo de troca no disco rígido para quando "acaba" a memória RAM disponível. Como isto ocorre o tempo todo, esse arquivo é acessado constantemente. Tendo-se um disco rígido veloz, a velocidade do sistema operacional é aumentada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Olá!

 

O link para baixar o programa que utilizou para o teste e que eu queria utilizar também para testar meus discos aqui não está funcionando, poderia consertar? ou pelo que parece vocês não fazem mais download de programas? podem me indicar aonde posso baixar esse programa? porque eu pesquisei e apareceu vários e como não sei nada sobre esse programa especifico que vocês utilizaram para comparar fiquei em duvida!

@Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Rei Da Tecnologia Este artigo é de 1997 ou seja de 20 anos atrás! :tw_dizzy:

 

Atualmente, use o seguinte programa para testar desempenho de discos rígidos:

 

CrystalDiskMark: http://crystalmark.info/software/CrystalDiskMark/index-e.html

 

Jesus Cristo!

Eu esqueci totalmente de ver a data do artigo! me desculpe! mas de qualquer forma, obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×