Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discos Rígidos


     101.114 visualizações    Armazenamento    5 comentários
Discos Rígidos

A velocidade do disco rígido

A velocidade de um disco rígido pode ser mensurada através de duas características básicas: o tempo de acesso e a taxa de transferência.

O tempo de acesso é o tempo que o sistema mecânico do disco rígido demora para se deslocar de uma trilha a outra. Este tempo está na casa dos milissegundos (ms) (1 ms = 0,001 s). Quanto menor o tempo de acesso de um disco rígido, melhor.

A taxa de transferência mede a velocidade que dados saem do disco rígido para o micro. O programa que utilizamos em nossos testes - o CheckHD - nos apresenta duas taxas de transferência para cada disco rígido: a taxa de transferência máxima, que raramente é atingida (e que é justamente divulgada pelos fabricantes), e a taxa de transferência média, que é a taxa normalmente utilizada pelo disco rígido. Quanto maior a taxa de transferência de um disco rígido, melhor. Como a taxa de transferência média é a que efetivamente é utilizada, devemos dar preferência a um disco rígido com uma taxa de transferência média mais elevada.

Como um disco rígido pode ser mais rápido que outro? Esta pergunta não possui uma só resposta, pois há vários fatores técnicos que fazem aumentar ou diminuir a taxa de transferência e o tempo de acesso.

Para começar, a velocidade de rotação do disco rígido. Discos rígidos mais novos rodam a uma velocidade maior para atingir uma taxa de transferência mais elevada. Os discos rígidos tradicionalmente rodavam a 3.600 rpm (Rotações por Minuto). Atualmente os discos rígidos rodam a 4.800 rpm, 7.200 rpm ou mais.

Em segundo lugar, o tamanho do buffer interno do disco rígido. Este buffer é uma pequena memória existente no próprio disco rígido de modo a agilizar a transferência de dados. Por vezes este buffer é também chamado de cache de disco. Na tabela você poderá acompanhar todos os modelos que testamos e o tamanho de seu buffer interno. Repare que o disco rígido Maxtor de 1.75 GB possui um buffer interno de 256 KB, ao contrário dos demais discos rígidos testados, que possuem um buffer menor. Não à toa, a taxa de transferência média desse disco rígido foi a melhor entre todos os discos rígidos que testamos. Portanto, quanto maior o tamanho desta memória, melhor.

Outro fator que influi é a transferência múltipla de setores. Todo disco rígido pode transferir mais de um setor por vez, característica esta chamada blockmode. Compare a taxa de transferência média dos discos rígidos Quantum Sirocco de 1.7 GB e Quantum Fireball de 1.2 GB. Os dois possuem o tamanho do buffer muito parecido, porém o primeiro faz transferências a 8 setores por vez, enquanto o segundo opera a 16 setores por vez. Com isto, o segundo disco rígido é mais rápido, mesmo tendo uma capacidade de armazenamento inferior. Quanto mais setores por vez o disco rígido transferir, melhor.

A controladora do disco rígido seria o nosso último ponto. Todos os discos rígidos possuem sua controladora embutida em seus circuitos eletrônicos. Desta forma, há como controladoras mais rápidas serem feitas facilmente. Basta comparar os resultados dos dois discos rígidos de 2.1 GB da Western Digital que testamos, que são aparentemente iguais. Apesar de os dois terem o mesmo tamanho de buffer e utilizarem a mesma quantidade de setores em seu blockmode, o modelo AC32100H apresentou uma taxa de transferência bem maior.

Note que a maioria das pessoas chama o plugue onde o disco rígido é conectado ao micro de "controladora", o que está tecnicamente errado, pois a controladora do disco rígido está embutida nele mesmo. A porta onde o disco rígido é conectado ao micro - e que atualmente está embutida na própria placa-mãe - chama-se porta IDE, porta ATA ou interface ATA.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Olá!

 

O link para baixar o programa que utilizou para o teste e que eu queria utilizar também para testar meus discos aqui não está funcionando, poderia consertar? ou pelo que parece vocês não fazem mais download de programas? podem me indicar aonde posso baixar esse programa? porque eu pesquisei e apareceu vários e como não sei nada sobre esse programa especifico que vocês utilizaram para comparar fiquei em duvida!

@Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Rei Da Tecnologia Este artigo é de 1997 ou seja de 20 anos atrás! :tw_dizzy:

 

Atualmente, use o seguinte programa para testar desempenho de discos rígidos:

 

CrystalDiskMark: http://crystalmark.info/software/CrystalDiskMark/index-e.html

 

Jesus Cristo!

Eu esqueci totalmente de ver a data do artigo! me desculpe! mas de qualquer forma, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que não tenha problema comentar num tópico tão antigo. Eu decidi ver a quanto tempo o fórum existe e estou me divertindo com essas notícias, é engraçado pensar como hoje em dia 1 TB de HD não é o suficiente e a "alguns" anos atrás 2,1 GB era o high end. Essa notícia tem quase a minha idade e é muito bom ver como a tecnologia evoluiu em quase 23 anos, quem sabe como estaremos daqui mais 23 anos então.

Também tem o crescimento do fórum, antigamente ter uns três comentários na notícia era muito, hoje são páginas e mais páginas de conversas e opiniões. Espero que o fórum continue firme e forte como está desde 96, e que daqui "23 anos" eu ainda possa ver essa história da tecnologia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!