Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Fonte de Alimentação


         147.093 visualizações    Energia    5 comentários
Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Fonte de Alimentação

Número de Registro da UL

Se a fonte de alimentação que você tentando descobrir o verdadeiro fabricante não tiver certificação 80 Plus, então a segunda maneira de descobrir o verdadeiro fabricante é através do número de registro UL.

Na etiqueta de praticamente todas as fontes de alimentação existe um número de registro da Underwriters Laboratories (UL), normalmente muito pequeno embaixo de uma logomarca que parece um “UR” visto em um espelho (mostraremos esta logomarca nas figuras abaixo e logo você saberá exatamente do que estamos falando). Com este número, você pode ir até o site da UL e verificar quem é o dono daquele registro.

Clique no link acima e digite o número do registro no campo “UL File Number” e clique no botão “Search”. Em seguida deverá aparecer o nome da empresa que deu entrada na certificação UL.

Se o sistema retornar o nome de uma marca de fontes de alimentação que você sabe que não fabrica suas próprias fontes, isto significa que a empresa pagou para ter seu próprio número UL, e você terá de usar outros métodos para descobrir o verdadeiro fabricante.

Por exemplo, considere a fonte de alimentação mostrada na Figura 1, que é vendida pela OCZ. Ao pesquisar este número UL o sistema retornará “OCZ Technology” como a empresa que registrou este número, mas como sabemos que a OCZ não tem fábricas, isto significa que eles pagaram para ter seu próprio número UL.

fabricante_01.jpg
Figura 1: Número UL da fonte de alimentação OCZ Z Series 1000 W (o sistema retorna OCZ como dono do registro)

Mas se você tiver sorte, você conseguirá descobrir o verdadeiro fabricante. Abaixo nós mostramos alguns exemplos. Tente digitar os números UL apresentados nas fotos abaixo no site da UL para ver como funciona.

Nosso amigo JonnyGuru tem uma lista completa de todos os números UL conhecidos, com os verdadeiros fabricantes, o link para o site deles, e uma lista das marcas que usam fontes daquele determinado fabricante.

fabricante_02.jpg
Figura 2: A fonte de alimentação Antec Neo HE 550 é fabricada pela Seasonic

fabricante_04.jpg
Figura 3: A fonte de alimentação Thermaltake Toughpower 750 W é fabricada pela CWT

fabricante_05.jpg
Figura 4: A fonte de alimentação Cooler Master RS-500-ASAA é fabricada pela AcBel Polytech

fabricante_06.jpg
Figura 5: A fonte de alimentação OCZ ModStream 520 W é fabricada pela Topower

Infelizmente fontes de alimentação que não são destinadas à venda nos EUA podem não ter um número UL, e algumas fontes com a logomarca UL não trazem um número de registro UL estampado. Nós já vimos também fontes com número de registro na UL falsificado, como é o caso das fontes da Power Strike (números copiados de outras fontes).


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

alguns fabricantes não colocam o numero, o caso da SevenTeam por exemplo!

alias colocar este numero acho que seria uma regra em todos equipamentos eletronicos, porém não achei ele em nenhum aqui em casa...olhei o Playstation 2, olhei meu modem adsl, olhe meu celular, olhei um monte de equipamentos, embora tenham a sigla UR E UL não tem numeros...e os que tem não mostram nada quando pesquisados no link, ate porque eles não sao do mesmo tamanho dos exemplos dados na materia auqi no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...