Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Fall 2005


     32.884 visualizações    Feiras e eventos    2 comentários
IDF Fall 2005

Nova Arquitetura

O diretor-presidente da Intel anunciou que a Intel está migrando para uma nova microarquitetura. Atualmente os processadores Intel para desktop e servidores são baseados na microarquitetura Netburst, que é a arquitetura de 7a geração da Intel. Quando foi lançada, esta microarquitetura foi duramente criticada pelos analistas de hardware. De fato, o Pentium 4 era mais lento do que o Pentium III de mesmo clock. Isso levou inclusive a alguns clientes a processarem a Intel nos EUA, já que ela estava vendendo um produto novo como sendo “superior” mas que de fato era mais lento do que o produto da geração anterior.

Tecnicamente falando, o principal problema da arquitetura Netburst é o tempo que uma instrução demora para ser executada. A arquitetura interna do primeiro Pentium 4 tinha 20 estágios, enquanto a do Pentium III tinha 10 estágios. Ou seja, no Pentium 4 uma instrução para ser executada precisava passar por 20 etapas (ou “circuitos”, por assim dizer), enquanto que no Pentium III esta mesma instrução só passava por 10 etapas. Conclusão: sob este prisma, o Pentium III é duas vezes mais rápido do que o Pentium 4. Modelos mais recentes de Pentium 4 usam ainda mais estágios.

Entretanto, outros detalhes têm de ser levados em consideração. Com 20 estágios, o Pentium 4 consegue carregar ter até 20 instruções sendo executadas ao mesmo tempo, enquanto que o Pentium III só consegue ter até 10 instruções, o que teoricamente compensaria esta história. Além disso, com mais estágios clocks maiores podem ser atingidos. Isso ocorre porque com mais estágios, cada estágio terá menos transistores, e quanto menos transistores por estágio um processador tem mais fácil é atingir clocks mais elevados.

Os clocks mais elevados conseguidos com o Pentium 4 acabaram compensando a deficiência da microarquitetura Netburst. Só que agora a Intel não está mais focando em clock somente, mas no conceito “desempenho por watt”, o que fez os engenheiros da Intel pensarem em mudar a microarquitetura dos processadores Intel para a próxima geração de processadores.

O Pentium M, o processador usado na plataforma Centrino, é baseado no Pentium III e não no Pentium 4, oferecendo um desempenho maior do que um Pentium 4 de mesmo clock – além de claramente seguir na direção do conceito “desempenho por watt”, já que é um processador originalmente voltado para o mercado de portáteis, onde desempenho, consumo elétrico e dissipação térmica fazem parte de uma equação difícil de ser resolvida.

Com isso, a Intel decidiu que sua nova arquitetura da Intel será baseada na microarquitetura do Pentium M e não na do Pentium 4. A Intel anunciou três processadores usando esta nova arquitetura: Woodcrest, para o mercado de servidores, Conroe, para o mercado de desktops, e Merom, para o mercado de portáteis. Estes são nome-códigos, obviamente, sendo que os nomes comerciais ainda não foram divulgados, nem tampouco a data de lançamento. Entretanto, todos esses processadores terão as seguintes tecnologias:

Merom
Figura 4: Protótipo do processador Merom.

Além disso, Otellini anunciou ainda que a Intel lançará dois processadores de núcleo único baseados na atual arquitetura Netburst usando tecnologia de 65 nm, e que pretende vender 6 milhões de processadores de núcleo duplo de hoje até o final de 2006.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

finalmente!!!!!!!

Agora eu quero ver a AMD segurar, quero ver o FX da Intel.!!!!

C ele for mesmo baseado na arquitetura do PM, então ele vai ser excelenteeee.

Imagina um PM, com 2 mega de cache, +800 FBS e HT( pena que parece que essa arquitetura n suporta HT) <_< , rodando num clock do fx 57,(2800 mhz).

Vai ser brutal vai dar coro nele.!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!