

Memórias
A Intel finalmente irá lançar chipsets compatíveis com o padrão DDR400/PC3200 neste ano. O problema, no entanto, é que esse padrão DDR400 é um padrão DDR400 da própria Intel, o que poderá fazer com que módulos DDR400/PC3200 já existentes não funcionem. Além de diferenças na temporização, o padrão DDR400 necessita que o módulo seja alimentado com 2,6 V e não com 2,5 V, tensão usualmente utilizada por memórias DDR.
Há outros problemas com o padrão DDR400, segundo a Intel: seu consumo é muito maior, dificultando o seu uso em notebooks, por exemplo. Só para você ter uma ideia, memórias DDR333 têm um consumo 10% maior do que memórias DDR266, já as memórias DDR400 têm um consumo 35% maior do que as memórias DDR266 e 57% maior do que as memórias DDR200.
A grande aposta de Intel, no entanto, não são as memórias DDR400, mas sim o novo padrão DDR2. As memórias DDR2 transferem dois dados por pulso de clock, como as DDR, mas consomem menos. O invólucro do chip de memória terá de ser obrigatoriamente o BGA, sendo que essas memórias estão ainda em fase de protótipo e só deverão ser oficialmente lançadas em 2004. Elas são alimentadas com 1,8 V e a terminação resistiva foi colocada dentro dos chips de memória (nas memórias DDR convencionais a terminação resistiva está localizada na placa-mãe).
As memórias DDR2 utilizarão um módulo DIMM, só que com mais pinos. Como você confere na figura abaixo, o primeiro módulo de memória DDR2 lançado pela Infineon tem o mesmo tamanho dos módulos DDR-DIMM atualmente usados, só que eles têm mais pinos (os contatos são mais estreitos do que nos módulos DDR-DIMM). Ou seja, os módulos DDR2 não poderão ser usados nas placas-mães atualmente disponíveis. Tecnicamente, devemos lembrar que a pinagem é diferente por conta das terminações resistivas estarem dentro dos chips.
Figura 1: Módulo DDR2-667 da Infineon.
O diretor de marketing da Infineon, Chee Ho, mostrou que a Infineon pretende lançar memórias DDR de 3ª geração (DDR-3) em 2007, com protótipos em 2006. Esse padrão, contudo, ainda está em discussão. Mas muito possivelmente utilizará alimentação de 1,8 V, se formos seguir as previsões de John Halbert, do time de manufatura de memórias da Intel.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora