Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Editor’s Day 2005


         42.157 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Intel Editor’s Day 2005

Sessão Técnica

Na sessão técnica do Editor’s Day Juan Mestre, gerente de produtos da Intel e Fidel Rios, Engenheiro de Aplicações da Intel do Brasil falaram sobre a nova série de chips de núcleo duplo: o Pentium D, que já havíamos falado em detalhes aqui no Clube do Hardware.

Foram lançados três modelos do Pentium D: o 820 (2,8 GHz), o 830 (3 GHz) e o 840 (3,2 GHz). Todos têm soquete LGA775, barramento de 800 MHz e 1 MB de cache L2 por núcleo. Os Pentium D não suportam a tecnologia Hyper-Threading, que simula em um processador físico dois processadores lógicos. Também foi apresentado o processador Pentium Extreme Edition 840, rodando a 3,2 GHz e com 1 MB de memória cache L2 para cada núcleo. Como você pode ver, este processador é idêntico ao Pentium D 840 só que com a tecnologia Hyper-Threading, fazendo com que o sistema operacional detecte quatro processadores (dois processadores físicos e dois processadores lógicos).

Pudemos ver na prática o funcionamento dos quatro processadores numa demonstração com o software Cinebench 2003.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 8: Cinebench 2003 mostrando o uso dos quatro processadores.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 9: Detalhe do micro com o processador Pentium Extreme Edition 840, repare no enorme dissipador de calor do processador.

A Intel lançou três novos chipsets, dois específicos para os Pentium D (i945P e i945G com vídeo on-board GMA 950) e um para o Pentium Extreme Edition 840, o i955X.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 10: Comparação dos novos chipsets em relação aos antigos i915/i925.

Também tivemos oportunidade de ver um micro Pentium D utilizando o novo padrão BTX, que a Intel tenta já há algum tempo impor para o mercado.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 11: Pentium D montado em um gabinete BTX desktop.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 12: Micro Pentium 4 em gabinete ATX desktop.

Como vocês podem ver na figura 11, no BTX o processador fica na parte da frente, reparem que aquela grande caixa plástica preta na verdade é o dissipador de calor do processador. Particularmente achamos essa solução BTX desktop um pouco apertada em relação a gabinetes ATX desktop como você pode ver na Figura 12.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!