Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Computex 2005 - 2º Dia

       
 74.784 Visualizações    Artigo  
 1 comentário

Confira nosso segundo dia na Computex 2005, a maior feira de hardware do mundo, com as novidades da Gigabyte, DFI, MSI, ULi e ASUS.

Computex 2005 - 2º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Gigabyte

A Gigabyte, como sempre, mostrou muitos produtos novos, especialmente placas-mães. Por ser um dos maiores fabricantes de placas-mães do mundo, para cada novo chipset lançado, a Gigabyte lança vários modelos de placas-mães usando o novo chip. Para não ficarmos horas falando de cada modelo lançado, vamos fazer um resumo. Os modelos de placas-mães que a Gigabyte lançou nesta feira foram:

  • i955X: GA-8I955X Royal e GA-8I955X Pro.
  • i945P: GA-8I945P Dual Graphic, GA-8I945P Pro, GA-8I945P e GA-8I945PMF.
  • i945G: GA-8I945G Pro, GA-8I945G e GA-8I945GMF.
  • nForce 4 SLI Intel: GA-8N-SLI Royal e GA-8N-SLI Pro.

Interessante notar que todos os lançamentos foram para a plataforma Intel e a Gigabyte, apesar de parceira da ATI, não mostrou nenhuma placa-mãe baseada nos chipsets ATI, inclusive o Radeon Xpress 200 Crossfire Edition que foi lançado ontem e teoricamente o “quente” desta feira.

As placas acima fazem parte da nova série iDNA. Placas desta série suportam as tecnologias C.I.A. 2 (overclock dinâmico) e M.I.B. 2 (aumenta o desempenho da memória), além de terem portas SATA-300 (isto é, operando a 300 MB/s). Nesta série, os modelos Royal são topo de linha e vêm com a nova versão do regulador de tensão duplo da Gigabyte, chamado U-Plus D.P.S. que não possui ventoinha e usa um sistema de refrigeração usando heat-pipe, além de uma antena BlueTooth.

A GA-8I955X Royal tem quatro portas SATA-300, suporta memórias DDR-888 em dual channel, tem duas portas Gigabit Ethernet e três portas FireWire. Esta é a primeira placa-mãe que vimos suportando memórias DDR2-888. Já a GA-8N-SLI Royal tem seis portas SATA-300 e três portas ATA/133, além da tecnologia SLI.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 24: Gigabyte GA-8I955X Royal.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 25: Gigabyte GA-8N-SLI Royal.

Uma placa bastante diferente que a Gigabyte lançou foi a GA-8I945P Dual Graphic, que tem dois slots PCI Express x16, permitindo a instalação de duas placas de vídeo para a configuração de múltiplos monitores. Note que ter dois slots PCI Express x16 não torna a placa SLI ou Crossfire.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 26: GA-8I945P Dual Graphic.

Pudemos ver ainda um protótipo de uma futura placa-mãe da Gigabyte, a GA-G1915P, que possui um sistema de refrigeração bastante interessante. Ela usa dois “túneis” para refrigerar a área ao redor do processador, especialmente a área onde há os transistores do regulador de tensão. Esses “túneis” são abertos em um dos lados e possuem duas ventoinhas cada um.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 27: GA-G1915P, repare os “túneis” brancos ao lado do processador.

Esta placa estava na demonstração do novo sistema de refrigeração a água da Gigabyte, que vamos falar sobre daqui a pouco.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Pelo que pude ler no artigo completo do CDH essa e a primeira placa com suporte aí DDR 888 ou seja a velocidade sera dobrada e o desempenho melhorado em quase 80 % diante da que temos no mercado

o sistema de refrigeração também parece ser bom

CZTa o preço dessa placa alem de ser Salgado apenas alguns poderão possuilas em primeira mão, no mais Parabéns pelo artigo ECDH

Ver artigo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×