Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Computex 2005 - 2º Dia

       
 74.498 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Confira nosso segundo dia na Computex 2005, a maior feira de hardware do mundo, com as novidades da Gigabyte, DFI, MSI, ULi e ASUS.

Computex 2005 - 2º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Gigabyte

A Gigabyte, como sempre, mostrou muitos produtos novos, especialmente placas-mães. Por ser um dos maiores fabricantes de placas-mães do mundo, para cada novo chipset lançado, a Gigabyte lança vários modelos de placas-mães usando o novo chip. Para não ficarmos horas falando de cada modelo lançado, vamos fazer um resumo. Os modelos de placas-mães que a Gigabyte lançou nesta feira foram:

  • i955X: GA-8I955X Royal e GA-8I955X Pro.
  • i945P: GA-8I945P Dual Graphic, GA-8I945P Pro, GA-8I945P e GA-8I945PMF.
  • i945G: GA-8I945G Pro, GA-8I945G e GA-8I945GMF.
  • nForce 4 SLI Intel: GA-8N-SLI Royal e GA-8N-SLI Pro.

Interessante notar que todos os lançamentos foram para a plataforma Intel e a Gigabyte, apesar de parceira da ATI, não mostrou nenhuma placa-mãe baseada nos chipsets ATI, inclusive o Radeon Xpress 200 Crossfire Edition que foi lançado ontem e teoricamente o “quente” desta feira.

As placas acima fazem parte da nova série iDNA. Placas desta série suportam as tecnologias C.I.A. 2 (overclock dinâmico) e M.I.B. 2 (aumenta o desempenho da memória), além de terem portas SATA-300 (isto é, operando a 300 MB/s). Nesta série, os modelos Royal são topo de linha e vêm com a nova versão do regulador de voltagem duplo da Gigabyte, chamado U-Plus D.P.S. que não possui ventoinha e usa um sistema de refrigeração usando heat-pipe, além de uma antena BlueTooth.

A GA-8I955X Royal tem quatro portas SATA-300, suporta memórias DDR-888 em dual channel, tem duas portas Gigabit Ethernet e três portas FireWire. Esta é a primeira placa-mãe que vimos suportando memórias DDR2-888. Já a GA-8N-SLI Royal tem seis portas SATA-300 e três portas ATA/133, além da tecnologia SLI.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 24: Gigabyte GA-8I955X Royal.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 25: Gigabyte GA-8N-SLI Royal.

Uma placa bastante diferente que a Gigabyte lançou foi a GA-8I945P Dual Graphic, que tem dois slots PCI Express x16, permitindo a instalação de duas placas de vídeo para a configuração de múltiplos monitores. Note que ter dois slots PCI Express x16 não torna a placa SLI ou Crossfire.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 26: GA-8I945P Dual Graphic.

Pudemos ver ainda um protótipo de uma futura placa-mãe da Gigabyte, a GA-G1915P, que possui um sistema de refrigeração bastante interessante. Ela usa dois “túneis” para refrigerar a área ao redor do processador, especialmente a área onde há os transistores do regulador de voltagem. Esses “túneis” são abertos em um dos lados e possuem duas ventoinhas cada um.

Computex 2005 - 2º Dia
Figura 27: GA-G1915P, repare os “túneis” brancos ao lado do processador.

Esta placa estava na demonstração do novo sistema de refrigeração a água da Gigabyte, que vamos falar sobre daqui a pouco.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Pelo que pude ler no artigo completo do CDH essa e a primeira placa com suporte aí DDR 888 ou seja a velocidade sera dobrada e o desempenho melhorado em quase 80 % diante da que temos no mercado

o sistema de refrigeração também parece ser bom

CZTa o preço dessa placa alem de ser Salgado apenas alguns poderão possuilas em primeira mão, no mais Parabéns pelo artigo ECDH

Ver artigo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×