Desempenho 3D: Doom 3
O Doom 3 é um dos jogos mais pesados existentes atualmente. Usando a resolução 1024x768x32 High Quality, rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos.
Um detalhe importante que não podemos deixar de comentar é que o Doom 3 possui uma trava interna da quantidade de quadros por segundo que ele é capaz de gerar durante uma sessão normal de jogo: ele só gera 60 quadros por segundo, mesmo que sua placa possa gerar mais. Isso foi feito justamente para o jogo ter uma mesma sensação de "jogabilidade" independentemente da placa de vídeo instalada. Esta trava, entretanto, não atua no modo de medida de desempenho do jogo.
No Doom 3 a placa-mãe ECS 865PE-A7 obteve desempenho similar ao da maioria das placas testadas, sendo, em média, 7,25% mais rápida que as placas da DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2/DDR e LanParty 925X-T2 (Intel i925X) PCI-E/DDR2.
Somente a placa MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) em modo normal foi 3,64% mais rápida que a placa testada.
As placas que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express (ECS 915P-A e PCChips Tidalwave T18) quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram, em média, 278,4% mais lentas que a placa testada que possui um slot AGP 8x verdadeiro.
As placas com o modo SLI ativado foram, em média, 15,7% mais rápidas que a placa testada.
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