Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP

       
 54.156 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-8IRXP, baseada no chipset Intel 845, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte (http://www.gigabyte.com.tw) se superou na placa-mãe GA-8IRXP. Além de ser uma das melhores placas-mães para Pentium 4 que já testamos até hoje, permite de cara um overclock que nunca vimos antes. Conseguimos colocar nosso processador Pentium 4 1,5 GHz, que externamente roda originalmente a 100 MHz, rodando a 133 MHz, fazendo com que internamente o seu clock pulasse para 2 GHz! Até conseguimos mais, só que o micro travava (ou seja, qualquer um com um pouco mais de paciência conseguirá uma marca melhor do que a nossa). Realmente uma marca incrível e é por isso que estamos recomendando a Gigabyte GA-8IRXP para todos aqueles que querem uma placa-mãe que reuna qualidade, desempenho, capacidade de overclock e recursos extras.

Em termos de recursos extras, apresenta duas portas adicionais operando em sistema RAID controladas pelo chip Promise PDC20276, que aceita discos rígidos ATA-133 (ver Figura 1), interface para cartões de memória (ver Figura 2), portas USB 2.0 controladas pelo chip NEC D720100AS (ver Figura 3) e ainda tem dois BIOS sobre a placa-mãe (caso o BIOS seja apagado por um vírus ou por um upgrade mal-sucedido, basta recuperar o BIOS danificado usando o BIOS de backup, ver Figura 4).

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Figura 1: Detalhe das portas IDE extras e do chip Promise PDC20276.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Figura 2: Detalhe da interface para cartões de memória.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Figura 3: Detalhe das portas USB 2.0 e chip controlador da GA-8IRXP.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Figura 4: BIOS duplo da Gigabyte GA-8IRXP.

Além disso, a placa-mãe traz rede e som on-board. Mas ao contrário de várias placas-mães concorrentes, o áudio é de qualidade, pois usa o chip Creative CT5880, o mesmo usado pelas placas de som comerciais da Creative Labs, como a Sound Blaster PCI 128.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IRXP
Figura 5: Detalhe do chip Creative CT5880 usado na Gigabyte GA-8IRXP.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe traz gratuitamente o Norton Antivirus e o Norton Personal Firewall 2002, o que com certeza é um grande valor agregado. Além disso, o software da Gigabyte EasyTune III torna o trabalho de overclock bem mais fácil.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×