Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe ECS GeForce6100SM-M

       
 208.222 Visualizações    Testes  
 33 comentários

Nosso teste da ECS GeForce6100SM-M, uma placa-mãe soquete AM2 de baixo custo com vídeo on-board utilizando a mais nova versão do GeForce 6100 da NVIDIA (MCP61S).

Teste da Placa-Mãe ECS GeForce6100SM-M
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS GeForce6100SM-M é uma placa-mãe soquete AM2 com vídeo on-board que utiliza a mais nova versão do chipset GeForce 6100 da NVIDIA, nome-código MCP61S. Com um preço bem acessível e voltada para o mercado de PCs de baixo custo, estávamos bastante curiosos para comparar seu desempenho com o do seu principal concorrente, o Radeon Xpress 1100 da ATI, e também com outras placas de vídeo avulsas de baixo custo, como a GeForce 6200. Vejamos como a GeForce6100SM-M se saiu em nosso teste.


Figura 1: Placa-mãe ECS GeForce6100SM-M.

Esta nova versão do GeForce 6100, o MCP61S, é uma solução usando um único chip, enquanto que outras versões do GeForce 6100 usam dois chips. Ele também é conhecido como “GeForce 6100-405”, como você pode ver marcado no chip e também no Gerenciador de Dispositivo do Windows após a instalação do driver de vídeo. No site da NVIDIA você encontrará este chipset listado como “GeForce 6100 + nForce 405”.


Figura 2: Chip GeForce 6100 MCP61S.

Este novo chipset combina as funcionalidades da ponte norte GeForce 6100 (C51) e da ponte sul nForce 410 (MCP51) em apenas um chip, apesar desta nova versão do GeForce 6100 ser “capada”: enquanto que o GeForce 6100 original suporta um slot PCI Express x16, o novo GeForce 6100-405 suporta apenas uma conexão PCI Express x8.

Portanto, apesar de esta placa-mãe ter um slot PCI Express x16 para você instalar uma placa de vídeo “de verdade” no futuro, este slot trabalha a 8x, e não a 16x. Nós veremos em nossos testes qual o impacto disto no desempenho desta placa-mãe.

Existem algumas outras pequenas diferenças técnicas entre o GeForce 6100 + nforce 410 e o GeForce 6100-405. A solução com dois chips suporta duas portas IDE ATA-133 e apenas uma conexão PCI Express x1, enquanto a solução de um único chip suporta apenas uma porta IDE ATA-133 mas até duas conexões PCI Express x1 – na placa testada a ECS implementou apenas um slot PCI Express x1.

Todos os outros detalhes técnicos são os mesmos, incluindo o clock do motor gráfico, que é de 425 MHz, e suporte nativo ao modelo de programação Shader 3.0 (o Radeon Xpress 1100 suporta apenas o modelo Shader 2.0). Só para efeito de comparação, o modo gráfico do Radeon Xpress 1100 trabalha a 300 MHz.

Na Figura 3 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe. Lá você encontrará uma porta serial, uma porta paralela, um conector para mouse PS/2, um conector para teclado PS/2, quatro portas USB 2.0, uma porta Fast Ethernet (100 Mbps) e conectores de áudio. Apesar do áudio on-board de 6 canais, existem apenas três plugues, o que significa que os conectores mic in (rosa) e o line in (azul) são compartilhados com os canais traseiro e central/subwoofer e você não pode usar essas funções ao mesmo tempo.


Figura 3: Painel traseiro.

As portas Serial ATA desta placa-mãe são SATA-300, o que é excelente. A placa-mãe com chipset Radeon Xpress 1100 que testamos, a ECS RS485M-M, usa a ponte sul SB460 que suporta apenas portas SATA-150. Como já mencionamos, esta placa-mãe tem apenas uma porta ATA-133.

Esta placa-mãe tem ainda oito portas USB 2.0, quatro delas soldadas diretamente na placa-mãe, como já mencionamos. Ela tem dois slots PCI padrão, um slot PCI Express x1 e um slot PCI Express x16 que trabalha a 8x, com explicamos antes.

Ela tem dois soquetes de memória DDR-DIMM, aceitando até 16 GB de memória DDR2-400/667/800. Preste muita atenção aqui. A ECS deveria ter usado cores diferentes nos soquetes de memória para informar que esta placa-mãe suporta a função de DDR dual channel. Você precisa instalar dois módulos de memória idênticos de modo a obter o máximo de desempeno que esta placa pode oferecer.

Claro que pessoas que compram uma placa-mãe soquete AM2 sabem que o controlador de memória do processador é capaz de trabalhar no modo dual channel, mas usar a mesma cor em ambos os soquetes pode induzir os usuários a achar que esta placa-mãe usa o modo single channel. Vários usuários podem instalar apenas um módulo de memória nesta placa-mãe por causa disto, reduzindo o desempenho do micro.

Com esta placa-mãe você precisa sempre usar dois módulos de memória de modo a usar a função dual channel, que aumenta o desempenho do micro.

Antes de irmos para nosso teste de desempenho, vamos recapitular as principais características da placa-mãe testada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Com certeza, outra placa bomba, e pensar que estas gambiarras eram apenas coisas da ECS/PCChips, e agora vemos fabricantes mais respeitados como Asus e Nvidia (o primeiro a fazer gambiarra com chipset) fazerem este tipo de coisa. Com certeza a ECS já fez placas de baixo custo melhores. E com certeza optaria pelo 3D, pois com certeza um slot pci express 8x não irá aceitar um ou outro modelo de placa de vídeo, pelo fato de que elas são projetadas a funcionar originalmente a 16x. Pelo menos foram honestos, quem verificar no site e ver a opção "specifications" verá "PCI Express x16 slot (runs in 8x mode). O correto é: antes de montar seu computador, verifique as especificações no site do fabricante. É isso.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to boquiaberto com ela, realmente o video on-board deixou a desejar, mas a campanha que a asus faz no site dizendo sobre milagrosas tecnologias q fazem o preço das placas mãe topo de linha subir nas alturas, não fez su aplaca superar a "pobre ESC", sinceramente no quake 3 e 4 que ela perdeu não se sente diferença pois em ambos os casos a jogabilitade é boa pois seguram altas taxas de frames, mas acho que ela é uma boa compra sim, e que como nos outros testes ela fiocu pau a pau com a poderosa asus que custa um rim, seria interessante que nessa caso em especial vocês do Clube do Hardware testassem mais alguns jogos pois se de um lado foi bom em testes 3D que não são "jogos de verdade" por outro perdeu um pouco nos de "verdade", ai fica a duvida, sera que ela realmente é boa em jogos, minha sugestão é que fosse testados mais jogos com ela para ver se realmente uma placa simples e barata conseguiria de equiparar a uma carissíma

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha sou mais uma vitima da ECS tenho uma aqui 939 e posso dizer que na primeira oportunidade vou trocá-la...

Está placa tem um desempenho para coisas normais mais se você está querendo tirar um bom desempenho em jogos e etc e melhor esperar mais um pouco juntar um dinheiro e comprar uma coisa melhor...

Fui todo cheio de esperança que comprando está ECS que tenho estaria fazendo um bom negocio e me enganei pois o seu desempenho 3D deixa muito a desejar e todos os sensores da ECS são um lixo e não funcionam direito.

Neste momento que não estou fazendo nada a mais que escrever este texto meu processador está em 54º e na asus A8V-E SE que já coloquei meu processador nela e testei a temperatura ele fica jogando em 45º.

Se vocês estão procurando algo melhor que a PCCHIPS mais com um custo mais baixo que a ASUS, MSI, e etc escolham a ECS.

Agora se vocês procuram placas com melhor desempenho e pouco custo tem algumas gigabytes com um custo baixo e exelentes com um custo de 50 reais maior que a ECS.

ECS funciona para jogos mais para aqueles que nem se preocupam com a qualidade e com FPS.

Abraço para todos

Igor.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se você quer pegar uma ECS de alto desempenho primeiro tem que olhar o CHIP7

Posso dizer modelo por modelo de placas de alto desempenho

Todas as marcas tem seus modelos "fracos" que sao para usuarios comuns do DIA A DIA ( Office, Internet

Agora não vai dizer que no teste esta escrito

ESSA AQUI É A MELHOR PLACA ECS :naonao:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu direito o que eu quis dizer...

Mais se você diz que a ECS tem placas boas, pode ficar eu prefiro comprar uma ASUS MSI Gigabyte pelo preço.

Agora me ensinar a comprar placa isso é demais...

Abraço e obrigado!

Igor

EDIT

Outro detalhe que disse acima e completando...

Não basta olhar o chip7 para comprar placas somente não...

O chipSet dessa minha ECS é o mesmo da A8V-E SE da Asus e a Asus é muito melhor!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu

essa sua Placa é ON, significa que é para usuario Comum, mas se você quisesse coisa melhor tinha que ter pego a RS 482 ou uma OFF como RD480 que não teria decepção nos jogos, sem contar que sua VGa é Tc

você fala da A8V como muito melhor ]

depende do que se refere

na questao desempenho geral eu não acredito, pois isso esta + pra CPU pois é ela que tem o controlador mem

Eu disse que todas as MArcas fazem sua placas para escritorio e para alto grafico

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe minha placa não é onboard se é o que quis dizer...

Mais um...

O preço não faz o produto!

Eu pagando 800 reais em um placa com SLI não vai melhorar meu desempenho até que eu use o SLI...

Estou tomando o SLI como um exemplo só.

Mesmo minha placa sendo TC quero tirar o melhor desempenho dela e isto é possivel fazendo uma melhor escolha na placa mãe.

Resumindo...

Quando comprei minhas peças sabia do desempenho de algumas como VGA e esperava mais da MB. Tiro como exemplo a A8V-E SE porque já tive a oportunidade de testar em varias e digo que o desempenho nela é muito maior que a ECS que tenho.

Outro exemplo:

Monta um Celeron 2.4Ghz em uma PCCHIPS P25G e monta o mesmo Celeron em uma Gigabyte que me esqueci o modelo mais a diferença no preço é de no maximo 50 reais. Aparenta ser outro computador.

O preço não indica a melhor.

Nem sei se existe mais supondo que exista uma PCCHIPS de alto desempenho custando em torno de 500 reais e uma MSI com o mesmo CHIP7 mais com um custo menor eu ficaria com a MSI, não so pela marca mais por suporte e acho que o que mais conta mesmo é a tradição de sempre ser uma marca de respeito.

O mesmo acontece com ECS perdeu o respeito no mercado e todas as oportunidades que tive de usar a ECS não gostei!

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem compra uma ECS tem que ter em mente que ta comprando uma produto descartavel, ele pode ter um ótimo desempenho, más não vai ter uma vida util grande. Quem comprar uma ECS tem que saber que daqui a um ano, no maximo em dois vai ter que comprar outra placa mãe.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe mais você está falando besteira.

Não existe isso que você diz.

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Besteira foi eu ter gastado dinheiro em duas placas ECS. E o que não existe mais são as duas placas ECS que comprei, e tambem uma que veio no pc que meu irmão( 1 ano e tres meses deu defeito). Ao contrario da MSI ultra aru que ganhei aqui no clube, apos 4 anos de uso dei pra minha irmã. Ou da shuttle AK11 que comprei em 2001 e deixei de usa-la por que estava ficando ultrapaçada pra jogos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que não existe mais são as duas placas ECS que já comprei, e tambem uma que veio no pc que meu irmão( 1 anos e tres meses deu defeito). Ao contrario da MSI ultra aru que ganhei aqui no clube, apos 4 anos de uso dei pra minha irmã. Ou da shuttle AK11 que comprei em 2001 e deixei de usa-la por que estava ficando ultrapaçada pra jogos.

Amigo você esta enganado, você teve esse azar,como muitos tem com outras marcas

ECS/ PCCHIPS É A Segunda maior Fabricante de MB do Mundo

Há diferenças de placa-mãe para Celeron/ P4/ Conroe/Pd

Não Há diferença para Sempron, X2, FX

Aqui exemplos de MB Extremes de alto desempenho

http://xpcmaster.zip.net/arch2006-11-19_2006-11-25.html

http://xpcmaster.zip.net/arch2006-10-01_2006-10-07.html

Essa biostar so porque não é conhecida não quer dizer que ela é ruim

Biostar

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou questionando o desempenho, más sim a durabilidade. Eu posso compra uma ECS e ela vai me servir por um ou dois anos.

Quanto a Biostar eu não conheço. Se voce diz que ela tem um bom desempenho, eu acredito.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou questionando o desempenho, más sim a durabilidade. Eu posso compra uma ECS e ela vai me servir por um ou dois anos.

Quanto a Biostar eu não conheço. Se voce diz que ela tem um bom desempenho, eu acredito.

então´era isso que eu queria dizer, a durabilidade abrange varios aspectos

você disse que comprou duas e deram problemas.Mas isso não quer dizer que todas sao assim

Mas se elas estragaram por defeito de fabrica tem garantia

Agora se estragaram por mau uso ou outra coisa sobrecarga, tensão diferente, riscos, oxidação, a ECS não tem culpa de nada niso

então pense nisso, ainda + agora que ouvir falar que a ECS construiu um Fábrica em Manaus

se queimar em menos de 2 anos pode ter certeza que se foi defeito de fábrica tem garantia

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente...

A você deu foi azar ou procura o porque a sua placa queimou, Não existe um fabricante no qual as placas dele são menos duraveis...

Pode existir um modelo de um fabricante qualquer que a placa vem com algum bug que com toda certeza é corrigido em uma outra versão!

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Quem compra uma ECS tem que ter em mente que ta comprando uma produto descartavel, ele pode ter um ótimo desempenho, más não vai ter uma vida util grande. Quem comprar uma ECS tem que saber que daqui a um ano, no maximo em dois vai ter que comprar outra placa mãe.

Eu comprei uma MSI K7N2 DELTA 2 PLATINNUN há dois anos atrás, que era top de linha. Se eu não tivesse vendido ela, com certeza estaria funcionando, mas eu não teria pci-e e ddr2 com ela né? Assim como daqui um ano no máximo, minha ddr2 já esteja obsoleta e se eu quiser pegar uma ddr3 eu vou ter que trocar de placa-mãe né, mesmo que eu tenha uma M2N SLI DE LUXE que custa o dobro da ECS mas tem o mesmo desempenho né?

Só uma observação: A ECS perdeu só no QUAKE 3 e 4, ainda por cima por pouca diferença e com o PCI-E em 8x né?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preconceito campeia pro aqui, vige !

Acabei de monta esta maquina pra mim e não vi em lugar algum referencia que a PCI Express 16 x e 8 X mesmo assim quando tinha uma placa Asrock AGP4X me falarama a mesma coisa seu desempenho para o vídeo vai cair pra metade, depois montei outro PC agora com slot AGP 8X e usei a mesma placa de video acho era Geforce 5200 não senti nenhum diferença na pratica.

acho que é +ou- por ai com relação a PCIE 16X e 8X

GeForce6100SM-M(V1.0)

Placa mãe para AMD soquete AM2 - Athlon 64 FX/ Athlon 64/ Athlon 64 X2 Dual-Core/ Sempron - FSB 2000/1600/1200/800/400, chipset: NVIDIA GeForce 6100/nforce 405, vídeo on board NVIDIA GeForce6100 2D/3D graphic engine de até 256 MB, Dual-channel DDR2, 2 x 240-pin DDR2, até 16 GB, DDR2 800/667/533/400. 1 x PCI Express x16, 1 x PCI Express x1, 2 x PCI. 2 x Ultra DMA133/100/66, 2 x Serial ATA II 3.0Gb/s, RAID0 e RAID1, áudio Realtek ALC660 6 canais, rede Broadcom AC131 10/100 Lan Phy, formato MicroATX - 244mm*224mm

So senti falta das 4 IDE nesta so tem 2 IDE que ja esta lotado com 2 gravadores.

Mas para uso domestico ta de bom tamanho, agora minha ASUS K8N foi pra reserva.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o povo tá falando aí é preconceito, minha placa anterior(m863AG) era da ECS e o único problema que eu tive que foi culpa da placa foi a identificação incorreta do nome do processador no POST, erro cosmético apenas pois no /proc/cpuinfo do linux mostrava todos os dados corretos. Além disso depois de alguns meses saiu um update pra BIOS no site da ECS que eu apliquei no linux mesmo que resolveu isto.

Vou postar as duas configurações, antiga e nova com os resultados dos testes que eu fiz pra vocês compararem...

ANTIGA:

Mobo ECS M863AG (SIS 740 GX)

Proc Athlon XP 2700+ (Socket 462)

RAM 2x 512 MB DDR 400 MHZ Samsung(1GB no total, single channel)

VGA GeForce 5500 Ultra (256 MB DDR 128 bits)

NOVA:

Mobo ECS GeForce6100SM-M (MCP61Standard)

Proc Athlon 64 3000+ (Socket AM2)

RAM 2x 512 MB DDR2 533 MHZ Samsung(1GB também, DUAL CHANNEL, importante lembrar...)

A nova herdou o resto das coisas(HD, DVD-RW, Floppy e Case) da outra.

Na antiga eu rodava o Slack 12.0 com várias coisas recompiladas pra o Athlon XP(kernel 2.6.23 / XORG 7 / KDE / XMAME / Engines de jogos da ID). nvidia-settings no Quality e o resto no original(sem filtros, etc...).

Na nova eu rodo o Kubuntu AMD64 7.04 (Feisty Fawn). Só recompilei pro Athlon 64 as engines da ID. nvidia-settings no High Perfomance, tudo marcado(exceto Vsync, Texture Sharpening), filtro de antialiasing em 2x Quincunx, filtro anisotrópico em 8X !!!

Config Dos Jogos:

Quake I (nq-glx / timedemo da demo1.dem / 1024x768 Fullscreen / GL_TEXTURE_MODE "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR")

Quake II (Loki installer / Timedemo da primeira demo / 1024x768 / tudo no máximo / GL_TEXTURE_MODE "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR")

Quake III (ioquake3 / timedemo da demo four / 1024 x768 Fullscreen / tudo no máximo / GL_TEXTURE_MODE "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR")

Doom 3 e Quake IV (linux installer da ID / demos que eu gravei tentando fazer uma speed run! :D 640x480 Fullscreen/ Ultra!(com config mexida / Sem Filtros, o resto marcado)

Counter-Strike 1.6 Condition Zero 1.1 Via Wine-0.9.43 ( demo que eu gravei jogando eu + 7 bots / 800x600 Windowed(Rodando numa janela) / Tudo no máximo / GL_TEXTURE_MODE "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR")

RESULTADOS(Todos os testes realizados 16 vezes e calculado o valor mais provável para o FPS, desvio padrão e tudo :P ):

ANTIGA:

Quake I = 71 +- 0.2

Quake II = 58.9 +- 0.5

Quake III = 41.2 +- 0.3

Quake IV = 16 +- 1

Doom 3 = 17 +- 0.8

CS-CZ = 50 +- 2

NOVA:

Quake I = 100.4 +- 0.4

Quake II = 70.3 +- 0.1

Quake III = 59.8 +- 0.2

Quake IV = 30 +- 2

Doom 3 = 32 +- 1.5

CS-CZ = 60 +- 3

DETALHE MUITO IMPORTANTE! Na NOVA eu estou rodando o BERYL(http://www.beryl-project.org/ Veja em ação www.youtube.com/watch?v=ZD7QraljRfM ) junto com os jogos!(Não utilizei os efeitos enquanto fazia os testes, óbvio.)

Outros Fatos:

Todos os meus ScreenSavers OpenGL Tem FPS(em média +22 FPS) maior na NOVA.

Dá pra rodar o Beryl tranquilamente(Sem Lag e com todos os efeitos) na nova.

Todos os programas abrem e ficam prontos pra usar(a ampulheta do mouse some) em menos de 5 segundos na nova, até o OpenOffice que é pesadão. Na antiga alguns demoravam até 15 segundos(OpenOffice...)

Minha Avaliação:

Estou muito satisfeito e recomendo a compra para qualquer um que queira um desktop 3D possante com um desempenho mais do que razoável nos jogos por um preço SUUUUUUUUUUUUUUPER em conta!(O kit com Mobo, proc e memórias saiu por módicos 390 reais):wub:.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera me ajuda pelo amor de deus... to com essa placa-mãe ai mas a **** bota boneco na frequencia por mais que ela esteja normal , ja atualizei a bios e tudo mas ela continua de vez em quando dando uns warnings dizendo que a frequencia ta errada preu ir la mudar mas por mais que eu coloque na frequencia certa ou coloque tudo automatico ela as vezes da esses alertas... alguem sabe resolver isso ou pelo menus desativar essa ***** desses alertas?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui também deu esse problema por uma semana +ou-, mas parou depois que eu troquei a fonte vagaba que veio com o meu gabinete por uma +ou- (300W reais, da Advance, alguém conhece essa marca?) que eu comprei pra preparar o upgrade pra um vídeo off-board(vou comprar a 7600 GT da ECS ainda esse ano).

Acredito que a reclamação da frequência seja ativada por uma tensão/corrente errada nos 12v.

Mais uma coisa, nunca aumente o clock de nada num pc que tenha peças da ECS, esse é o ponto fraco dessa marca, valeu?

Quando eu comprar a 7600 GT eu volto pra postar mais benchs...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou tec de informatica e a um tempo estou usando a placa-mãe pcchips 13g+ e até agora nenhuma deu problema e se você olhar a placa da ecs e a 13g+ da pcchips sao identicas se a pcchips for a mesma porcaria de antigamente deve durar no maximo 2 anos,porém estou confiante pois esse novo chip7 da nvidia esta muito bom e quem tiver a pcchips 13g+ aconselho atualizar a bios pois melhora o desempenho a atualização esta no site

www.pcchips.com.tw falowwww:)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de trocar minha memoria por outra DDR 800 mas só esta dando 703 de clock, dei uma olhada no SETUP e não vi onde mexer apenas no clock da CPU que esta em 200 Mhz que pode subir e afeta a memoria tambem.

Alguem sabe se tem como configurar isso ? maquina da assinatura

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Acabei de trocar minha memoria por outra DDR 800 mas só esta dando 703 de clock, dei uma olhada no SETUP e não vi onde mexer apenas no clock da CPU que esta em 200 Mhz que pode subir e afeta a memoria tambem.

Alguem sabe se tem como configurar isso ? maquina da assinatura

Na verdade é culpa do multiplicador de clock (10,5) que determina o divisor para clock da memória (6), nesse caso 10,5 x 200 / 6. Para atingir o clock real do seu pente de memória seria necessário um over. No meu over fiz o seguinte: HT abaixei para 4x (normal 5), clock aumentei para 248 (normal 200, mas vá aumentando aos poucos!). Com isso consegui que às memórias trabalhem a 744Mhz (normal 667). Desempenho em jogos aumentou ~10% e temperaturas do CPU e núcleos estão iguais quando em stock. Abraço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×