

Introdução
Roteadores de banda larga estão ficando cada vez mais populares e graças ao lançamento de chips controladores com alta capacidade de integração um roteador de banda larga hoje precisa apenas alguns componentes para ser fabricado – o que é excelente para reduzir o preço deste equipamento. Vamos ver como é um roteador de banda larga por dentro.
Figura 1: Por dentro de um roteador de banda larga.
Como você pode ver na Figura 1, poucos componentes são usados. Isto acontece porque o chip maior, o controlador (também conhecido como chip do roteador) é o responsável por praticamente tudo, basicamente combinando as funções de roteador, switch e firewall. Os outros dois chips menores são memórias, uma RAM e uma ROM. Na Figura 2 você pode ver um resumo do que existe dentro de um roteador de banda larga.
Figura 2: Anatomia de um roteador de banda larga.
Em nosso roteador o chip controlador é um Marvell 88E6208, como você pode ver na Figura 3. Como já mencionamos, este é o chip responsável por todas as funcionalidades do roteador (roteador, switch, firewall, etc). Alguns roteadores podem ter menos componentes se o chip controlador principal tiver memória RAM e/ou Flash-ROM integradas.
Figura 3: Chip controlador.
Na próxima página falaremos sobre os outros componentes.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora