Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga

       
 1.587.605 Visualizações    Tutoriais  
 33 comentários

Um guia passo-a-passo ensinando a como montar uma rede sem fio usando um roteador de banda larga. Atualizado.

Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

[pagination="Introdução "]

Mais e mais pessoas estão dispostas a montar suas próprias redes sem fio e isto se deve principalmente à popularização e padronização dos equipamentos de rede sem fio. Com uma rede sem fio configurada em casa ou no escritório você pode compartilhar arquivos, usar uma impressora e acessar a Internet sem a necessidade de conectar um cabo de rede a seus computadores. Isto é muito bom caso seus computadores estejam em um local que dificulte a passagem de cabos de rede ou caso você queira liberdade para acessar sua rede e a Internet através do seu notebook a partir de qualquer lugar da casa ou do escritório: você pode transportar seu notebook do quarto ou do escritório para a sala de estar, por exemplo, e ainda assim estará conectado à Internet sem a necessidade de cabos.

A melhor maneira de montar uma rede hoje é usando um roteador de banda larga. Este dispositivo conectará todos os seus computadores em rede e ainda compartilhará sua conexão Internet de banda larga. Você ainda poderá compartilhar arquivos e impressoras entre seus micros. Este dispositivo pode ter ainda rede sem fio integrada, permitindo que você conecte seus computadores sem a necessidade de cabos.

Nós já publicamos três outros tutoriais sobre este assunto. Portanto, cabe aqui fazer uma breve distinção entre eles para que você possa seguir o tutorial mais apropriado ao seu caso:

  • Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga: Neste tutorial você encontrará instruções detalhadas de como montar sua própria rede usando um roteador de banda larga sem rede sem fio integrada. Se você não quer montar uma rede sem fio este é o tutorial certo para você. Importante: se você não for montar uma rede sem fio mas seu roteador suporta redes sem fio (isto é, ele tem antena) você terá de desabilitar a parte de rede sem fio do seu roteador, ou então sua rede estará aberta e hackers farão a festa. Em nosso tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio nós mostramos em detalhes como desabilitar a parte de rede sem fio de roteadores banda larga.
  • Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga: Neste tutorial explicamos como você pode montar sua própria rede sem fio sem usar um roteador de banda larga, economizando assim algum dinheiro. Este tipo de rede sem fio é também chamada ad-hoc e tem algumas desvantagens que explicaremos abaixo. Se você não quer essas desvantagens em sua rede, então você precisa usar um roteador de banda larga para montar sua rede, que é exatamente o assunto deste tutorial que você está lendo agora.
  • Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede: Depois de montar sua rede este é o tutorial que você precisa ler caso queira compartilhar arquivos e impressoras entre seus computadores.

Para montar uma rede sem fio o uso de um roteador de banda larga sem fio é opcional. No entanto, você precisa saber primeiro quais são as desvantagens de não se ter este equipamento instalado:

  • O computador que tem a conexão com a Internet precisará estar ligado o tempo todo. Se você desligá-lo os outros computadores da rede perderão a conectividade com a Internet. 
  • Sua rede será menos segura, já que os roteadores de banda larga possuem um firewall baseado em hardware integrado. 
  • A criptografia usada por uma conexão ad-hoc é mais “fraca” do que a usada nos roteadores de banda larga sem fio, o que facilita um hacker com muito tempo livre quebrar a sua senha (ainda assim é suficientemente seguro para usuários domésticos que se preocupam apenas em evitar que seus vizinhos “roubem” o sinal e naveguem na Internet de graça, mas nós não recomendamos esta solução para pessoas que trabalhem com dados confidenciais; neste caso é mais vantajoso comprar um roteador). 
  • A taxa de transferência da sua rede é limitada a 11 Mbps, mesmo que você use placas de 54 Mbps (ou mais rápidas) em sua rede.

Se esses problemas não o preocupam, então você pode ler nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga e economizar algum dinheiro. Por outro lado, se você quer usar um roteador de banda larga sem fio (e, honestamente, esta é a forma recomendada de se montar uma rede sem fio), então continue lendo este tutorial.

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens:

  • Uma conexão Internet de banda larga; 
  • Uma placa de rede sem fio instalada em cada computador que deseja conectar à rede sem fio; 
  • Um roteador de banda larga sem fio.

Vamos falar primeiro sobre o roteador.

[pagination="O Roteador de Banda Larga Sem Fio"]

Você pode ver um roteador de banda larga sem fio típico na Figura 1. Antes de comprar um, você precisa saber o básico sobre os padrões e taxas de transferências.


Figura 1: Um roteador de banda larga sem fio típico.

Placas de rede sem fio são compatíveis com pelo menos um protocolo IEEE 802.11. Existem vários protocolos e os mais comuns são o IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11a e 802.11n. A partir de agora iremos nos referenciar a esses protocolos simplesmente como b, g, a e n, respectivamente. A principal diferença entre eles é a velocidade: o b pode transferir dados a até 11 Mbps, enquanto que o g e o a podem transferir dados a até 54 Mbps (a diferença entre o g e o a é a faixa de frequência em que eles operam). O padrão IEEE 802.11n permite diversas velocidades de 65 Mbps até 600 Mbps. As velocidades possíveis na prática dependem do número de antenas, da frequência de operação e da largura dos canais. As velocidades mais comuns para este padrão são 130 Mbps, 150 Mbps, 270 Mbps e 300 Mbps, e tanto o roteador quanto a placa de rede precisam ser compatíveis com a velocidade pretendida.

Alguns roteadores de banda larga sem fio são rotulados como tendo uma taxa de transferência de 108 Mbps, mas eles são na verdade dispositivos de 54 Mbps usando alguma técnica de compressão de dados e para que eles obtenham esta velocidade as placas de rede instaladas nos computadores devem ter a mesma tecnologia (108 Mbps) do roteador e devem ser do mesmo fabricante, caso contrário elas trabalharão como placas b, g ou a comuns.

Em teoria o melhor cenário é ter todos os seus computadores usando placas de 54 Mbps ou superiores. No entanto, você está limitado à velocidade da sua conexão com a Internet. Portanto se você não for usar sua rede para transferir arquivos entre os computadores, comprar placas de 54 Mbps não faz sentido simplesmente porque a velocidade da sua conexão com a Internet será muito menor. Por exemplo, se você tem uma conexão de 1 Mbps com a Internet, você terá uma rede capaz de transferir dados 54 vezes mais rapidamente do que sua conexão com a Internet. Uma rede de 11 Mbps funcionará bem para você (e ainda será 11 vezes mais rápida do que sua conexão com a Internet). Assim você economiza algum dinheiro comprando um roteador sem fio de banda larga e placas de rede sem fio de 11 Mbps – elas funcionarão bem para a maioria dos usuários.

Só para deixar mais claro, se você tem uma conexão de 1 Mbps ou 2 Mbps com a Internet, você continuará navegando a esta velocidade independentemente ser estiver usando placas de redes sem fio de 11 Mbps ou 54 Mbps. Se você for transferir arquivos entre computadores, no entanto, a velocidade que será usada é a taxa de transferência máxima da rede (11 Mbps, 54 Mbps ou maior usando o padrão n). Dessa forma, escolher entre um roteador de 11 Mbps, 54 Mbps ou n depende mais se você vai transferir arquivos entre computadores ou não, já que a velocidade da sua Internet será a mesma em todos os padrões.

Se você decidir comprar um roteador de 54 Mbps ou superior, certifique-se de comprar um compatível com o padrão 802.11b (assim seu roteador poderá transferir dados com placas mais lentas) e usando o mesmo padrão de 54 Mbps. Por exemplo, se você tem um notebook com rede sem fio integrada padrão 802.11g e comprar um roteador padrão 802.11a sem compatibilidade com o padrão 802.11g, eles provavelmente não conseguirão transferir dados entre si, já que são de padrões diferentes – claro que se ambos forem compatíveis com o padrão 802.11b eles podem trocar dados entre si com uma taxa de transferência menor (11 Mbps). Atualmente roteadores de banda larga sem fio e placas de rede sem fio são compatíveis com vários padrões ao mesmo tempo.

Agora você já tem uma ideia de qual roteador de banda larga sem fio deve comprar.

Os roteadores de banda larga sem fio têm integrado as seguintes funções básicas:

  • Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo). 
  • Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório. Dependendo do modelo do seu roteador de banda larga você pode ter mais configurações interessantes aqui, como bloquear usuários de acessar certos sites levando em consideração palavras-chave. Por exemplo, impedir que os seus funcionários acessem o Orkut durante o horário de trabalho.
  • Switch: Quase todos os roteadores – incluindo roteadores sem fio – também integram a funcionalidade de um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente ao roteador. Dessa forma quando você tem um roteador de banda larga sem fio nem todos os computadores precisam ser conectados ao roteador sem usar cabos. Como as placas de rede sem fio custam mais e todos os computadores atualmente já vêm com uma placa de rede embutida na placa-mãe, você pode economizar algum dinheiro e conectar alguns de seus computadores (por exemplo, os mais próximos ao roteador) ao roteador usando cabos de rede. Você pode ainda expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador.
  • Ponto de acesso sem fio: Este é nome oficial para o recurso de rede sem fio. Claro que para usar esta função você precisará de computadores com placa de rede sem fio em sua rede, ou caso contrário você pode simplesmente comprar um roteador de banda larga padrão sem recurso de rede sem fio e economizar algum dinheiro. Segurança é um fator importante em redes sem fio e falaremos muito mais sobre isto ao longo deste tutorial. Apenas tenha em mente que roteadores sem fio de banda larga funcionam sem qualquer configuração extra – basta ligar e navegar – mas a criptografia é desabilitada por padrão e pessoas podem navegar na Internet de graça usando sua conexão ou roubar seus arquivos, caso o compartilhamento esteja habilitado em sua rede. Nós mostraremos como corrigir isto adiante.
  • Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e com isso você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Simplesmente conecte seu PC e saia usando a sua rede!
  • Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB. Outra opção para atingir o mesmo objetivo é comprar uma impressora com porta de rede. Algumas impressoras tem até mesmo placa de rede sem fio embutida.
[pagination="Placas de Rede Sem Fio "]

Todos os computadores atualmente vêm com pelo menos uma porta de rede de 100 Mbps, mas você precisará adicionar placa de rede sem fio em cada computador caso queira que eles sejam conectados a uma rede sem fio. Os notebooks vendidos atualmente, no entanto, normalmente vem com uma placa de rede sem fio embutida.

Se você quer economizar algum dinheiro, você pode conectar seus micros a um roteador usando um cabo de rede padrão. Apesar de o roteador de banda larga sem fio ter capacidade wireless, você ainda pode conectar computadores a ele usando cabos de rede comuns. Nós falaremos mais sobre esta opção na próxima página.

Existem dois tipos de placas de rede sem fio disponíveis: USB e avulsa. Normalmente as placas de rede avulsa são mais estáveis. As placas de rede avulsas para computadores são instaladas em um slot PCI convencional (provavelmente no futuro existirão placas PCI Express x1) e as placas avulsas para notebooks são oferecidas através de um cartão PC Card (também chamado PCMCIA) ou de um Express Card. Se o seu notebook não tem rede sem fio integrada você precisará verificar se ele tem um slot de expansão (PC Card ou Express Card) e comprar uma placa de rede sem fio avulsa para ele (uma placa PC Card provavelmente será a melhor escolha, já que os slots Express Card também aceitam dispositivos PC Card).

Na Figura 2 você pode ver uma placa de rede sem fio avulsa PCI para computadores de mesa, na Figura 3 uma placa de rede sem fio USB, que pode ser usada tanto por computadores de mesa quanto por notebooks, e na Figura 4 uma placa de rede sem fio PC Card para notebooks.


Figura 2: Uma placa de rede sem fio PCI avulsa.


Figura 3: Uma placa de rede sem fio USB.


Figura 4: Uma placa de rede sem fio PC Card (PCMCIA).

Você deve comprar uma placa compatível com o mesmo padrão de rede sem fio usado pelo seu roteador que você decidiu na página anterior.

A instalação da placa deve ser feita seguindo as instruções do seu manual. Normalmente é muito simples: basta conectar o dispositivo em seu micro (se você está instalando uma placa PCI em um computador precisará desligá-lo e abrir o gabinete), ligá-lo e instalar seus drivers.

Só uma dica: com nossa placa PCI mostrada na Figura 2 (uma D-Link DWL-G510) nós tivemos que instalar os drivers antes da instalação da placa no micro.

[pagination="Instalação"]

Na Figura 5 você pode ver todos os conectores encontrados em um roteador de banda larga sem fio.


Figura 5: Roteador de banda larga sem fio.

A instalação física é muito simples: conecte a fonte de alimentação no roteador, conecte o cabo que vem do modem de banda larga na porta “WAN” do roteador, conecte a fonte de alimentação do roteador na tomada e pronto. Se você quer usar apenas conexão sem fio isto é tudo o que precisa fazer.

Mas preste atenção. Um dos principais problemas na configuração de uma rede sem fio é que geralmente o roteador trabalhará perfeitamente sem qualquer configuração extra, o que significa que qualquer computador com rede sem fio poderá usar o seu sinal – incluindo seus vizinhos. Com isso pessoas poderão não só roubar a sua conexão com a Internet, mas também roubar seus arquivos caso você esteja compartilhando pastas em sua rede. Para resolver este problema você precisa habilitar a criptografia WPA-2 (os padrões WEP e WPA são falhos e não devem ser usados). Nós cobrimos todos os passos necessários para tornar a sua rede sem fio segura no nosso tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio.

Se você for conectar os computadores ao roteador usando cabos de rede continue lendo esta página. Caso contrário, você pode ir para a próxima página. Nós recomendamos que você conecte pelo menos um computador com cabo de rede ao roteador de banda larga sem fio de modo a fazer a sua configuração inicial.

Para conectar micros ao roteador usando cabos de rede você precisará simplesmente de um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul, cinza ou vermelho).


Figura 6: Cabo de rede típico.

No roteador, cada cabo será instalado em qualquer porta de rede disponível (veja na Figura 5). Como mencionamos anteriormente, normalmente os roteadores de banda larga vêm com quatro portas de rede. Se você precisar de mais do que isto pode simplesmente comprar um switch extra e conectar este dispositivo a qualquer uma das portas LAN do roteador de modo a expandir o número de portas de rede disponíveis.

As outras pontas dos cabos serão conectadas em cada computador que você queira ligar ao roteador. Atualmente todos os computadores têm pelo menos uma porta de rede de 100 Mbps (isto é, placa de rede on-board), se você está usando um computador antigo que não tenha este recurso poderá comprar e instalar uma placa de rede nele. Nas Figuras 7 e 8 você vê uma porta de rede em um computador e em um notebook. Claro que você provavelmente vai querer conectar todos os notebooks em sua rede sem o uso de cabos, apesar de ser possível conectá-los usando cabos de rede normais também.


Figura 7: Exemplo de uma porta de rede em um PC.


Figura 8: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.

Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Agora vamos ver como configurar os computadores para terem acesso à rede.

[pagination="Configurando os Computadores"]

Todos os computadores na sua rede precisam ser configurados para obter suas configurações de rede automaticamente do servidor DHCP (que é o seu roteador). Esta é uma configuração padrão do Windows, mas é sempre bom conferir para verificar se os seus computadores estão configurados corretamente.

Para configurar seus computadores, clique em Iniciar, Configurações, Conexões de Rede. Uma tela parecida com a mostrada na Figura 9 aparecerá. Clique com o botão direito do mouse na placa de rede que será usada para conectar este computador à sua rede e selecione a opção Propriedades: se este computador está conectado ao roteador usando um cabo de rede comum, então a placa de rede que estamos falando é aquela conectada ao seu roteador; se este computador será conectado ao roteador no modo wireless, então a placa de rede que estamos falando é a placa de rede sem fio.


Figura 9: Conexões de rede.

A tela mostrada na Figura 10 aparecerá. Dê um duplo clique em Protocolo TCP/IP e a tela da Figura 11 será mostrada.


Figura 10: Propriedades da placa de rede.


Figura 11: Configuração TCP/IP.

Nesta tela você deve selecionar “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Isto fará com que seu computador pergunte ao seu roteador que configurações ele deverá usar. Não esqueça de clicar no botão OK para que as alterações sejam efetivadas.

Agora que seus computadores já estão corretamente configurados, você deve configurar seu roteador.

[pagination="Configurações Básicas"]

Como já dissemos, o principal problema com roteadores de banda larga sem fio é que suas funcionalidades de rede sem fio trabalham sem qualquer configuração extra – é só tirar o roteador da caixa e ligá-lo que ele estará compartilhando a sua Internet –, mas sem qualquer criptografia habilitada. Portanto após ligar seu roteador pela primeira vez qualquer pessoa com placa de rede sem fio em sua vizinhança pode ter acesso a sua rede. Claro que precisamos mudar isto o mais rápido possível!

A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.

Este endereço funcionará automaticamente apenas nos computadores conectados ao roteador através de um cabo de rede comum. Nos computadores com conexão sem fio ao roteador, você precisará primeiro conectá-lo à sua rede, assunto que falaremos na próxima página. Esta é uma das razões que recomendamos a você fazer a configuração inicial do roteador usando um computador conectado ao roteador através de um cabo de rede comum.

Após entrar no painel de controle do roteador pela primeira vez, você precisará:

Alterar a senha administrativa.

  • Desabilitar o gerenciamento remoto.
  • Atualizar o firmware do roteador para a versão mais nova para mantê-lo livre de falhas conhecidas.
  • Desabilitar a funcionalidade de rede sem fio caso não for usá-la.
  • Habilitar ou alterar a criptografia para WPA-2 tanto no roteador quanto nos computadores da rede.
  • Selecionar o tipo de conexão com a Internet você tem (cabo, ADSL, etc).

Nós explicamos os primeiro quatro itens em detalhes em outro tutorial, Segurança Básica em Redes Sem Fio. Siga as instruções presentes neste outro tutorial antes de continuar. Após configurar todas as opções de segurança, selecione o tipo de conexão que você tem. Isto é normalmente feito em um menu chamado "Basic Setup" ou similar. Várias opções estão disponíveis, como "Automatic Configuration - DHCP" (que deve ser usada se você estiver usando o serviço de Internet via TV a cabo), "PPPoE" (que dese ver usada caso você esteja usando um serviço ADSL oferecido por sua operadora telefônica) e "Static IP" (caso você tenha contratado um serviço que te dá um endereço IP fixo).

Sua rede sem fio está agora 100% operacional e protegida. No mesmo tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio nós explicamos como fazer para que os computadores da sua rede acessem a sua rede sem fio. Como um último passo você pode ler nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede para aprender como compartilhar arquivos e impressoras entre computadores da rede. Não tenha medo, a criptografia está habilitada e outras pessoas fora da sua rede não terão acesso aos seus dados, até mesmo seu vizinho xereta.

Na próxima página falaremos sobre as configurações avançadas que achamos serem interessantes até mesmo para a maioria dos usuários domésticos.

[pagination="Configurações Avançadas"]

Todo roteador oferece um conjunto de configurações avançadas. Claro que é impossível falar de todas as opções encontradas em todos os roteadores disponíveis no mercado. Por esta razão decidimos listar as opções avançadas mais interessantes que estão disponíveis na maioria dos roteadores de banda larga sem fio disponíveis no mercado com alguns exemplos de quando você deve usá-las. Em nossos exemplos continuaremos usando nosso roteador D-Link DI-524.

  • Bloquear o acesso a Internet em determinados horários e dias: Esta configuração é muito interessante tanto para os usuários domésticos quanto para empresas. Usuários domésticos podem permitir que seus filhos acessem a Internet apenas durante certas horas na semana (por exemplo, das 16:00 H às 18:00 H) e liberar o acesso nos finais de semana. Em ambientes comerciais você pode querer bloquear o acesso à Internet pelos seus funcionários em determinadas horas por qualquer motivo. Em nosso roteador esta configuração é feita clicando em Advanced, Filters, selecionando “IP Filters”. Feito isto precisamos configurar o endereço IP dos computadores que queremos bloquear (digitar * bloqueará todos os computadores) e a faixa de porta (isto é, o tipo de serviço como web, e-mail, FTP, digite * para todos os serviços). Agora precisamos selecionar “From” e configurar os dias da semana e os horários que a Internet estará desabilitada para os computadores listados. Você pode configurar várias configurações de data/hora ao mesmo tempo.


Figura 12: Bloqueando o acesso a Internet com base na hora e dia da semana.

  • Bloquear acesso a certos sites: Você pode impedir que seus filhos ou funcionários acessem determinados sites (por exemplo, Orkut, Fotolog, etc). Em nosso exemplo isto pode ser feito na mesma tela acima, mas selecionando “domain blocking”. Além disso nosso roteador tem um recurso de bloquear certos sites levando em consideração palavras-chave (exemplo, palavras de cunho pornográfico). Isto seria configurado na mesma tela acima, mas selecionando “URL blocking”. Você pode ainda configurar o inverso do que estamos dizendo, ou seja, permitir que os usuários acessem apenas sites configurados e bloquear todos os outros.
  • Configurando jogos on-line e aplicativos para serem acessados em portas não convencionais: O firewall do roteador bloqueará qualquer conexão a portas não convencionais. No entanto, alguns programas, especialmente jogos em rede, programas de voz sobre IP (VoIP) e de compartilhamento de arquivos P2P usam portas não padronizadas e eles não funcionarão porque o roteador bloqueará as conexões. O que precisamos fazer é “abrir” as portas usadas por este tipo de programa. Você precisará saber quais portas o programa usa para os protocolos TCP e UDP e configurá-las. Esta informação é listada no manual do jogo ou em na documentação do programa. Em nosso roteador isto pode ser configurado em Advanced, Application, como mostrado na Figura 13. Aprenda mais sobre este assunto em nosso tutorial Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga


Figura 13: Permitindo que programas tenham acesso as portas não convencionais.

Existem vários outros recursos que podem ser interessantes dependendo da sua situação e nós listamos acima somente as opções mais comuns que achamos interessantes para a maioria dos usuários. Não tenha medo de explorar o painel de controle do seu roteador para aprender todas as opções disponíveis. Talvez você encontre uma opção interessante que pode ser útil para uma situação específica.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários




Muito bom e bem feito o artigo.

Agora vocês do CH poderiam colocar os detalhes de como é feita a configuração da impressora no router atraves da porta USB ou LPT, esse tipo de coisa muitos não sabem e seria um bom topico.

Outro detalhe importante seria colocar o funcionamento do router em relação ao ambiente, dentro ou fora de casa ( barreiras tipo parede, janelas a distancia entre o Host e o AP ) e não esquecendo de descrever como as antenas de maior ganho (dbi) ajudam a minimizar certos transtornos.

abraços a todos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito instrutivo. Quem não sabe montar uma rede sem fio, saberá depois de ler este tutorial.

Só faltou explicações de como conectar o roteador e a placa de rede sem fio a uma antena externa para rede sem fio, já que explicaram como fazer a conexão entre o roteador e a placa de rede com fio.

No caso de compartilhamento de conexão com vizinho, devemos usar uma antena externa e cabos próprios entre a antena e o roteador. Sem instruções de como fazer esta conexão fica difícil. Me parece que é necessário soldar um determinado plug no fio usado entre a antena e o roteador.

As instuções que estão faltando, além de deixar o tutorial mais instrutivo, ajudarão muito na constução desse tipo de rede para uso entre vizinhos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na página 8 tá faltando a palavra não para dar o sentido correto da frase.

"Não tenha medo, a criptografia está habilitada e outras pessoas fora da sua rede terão acesso aos seus dados, até mesmo seu vizinho xereta."

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry:

pessoal mesmo lendo todo o tutorial , não consegui configurar meu mode D-LINK DSL 500B para o emule.

ALLguém sabe me dizer o "caminho das pedras" ??

:help:

obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse tutorial consegui montar uma rede sem fio em uma LAN-HOUSE... =D

Só que tenho uma dúvida se eu for usar na minha casa e quiser compartilhar com uma outra casa que fica a uns 250 a 300 metros, será que vai ter algum problema?? Quem puder responder eu agradeçoo. (minha casa fica em linha reta com essa casa, mas tem casas no caminhoo)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Estou com dois computadores acessando a internet por um gateway da Sysdata. Para a configuração de segurança não usei WEP, usei WPA. O acesso à internet está ok. Porém, para a troca de arquivos estou tendo problemas.... Eu consigo "enxergar" o outro computador, as pastas compartilhadas e a impressora, mas quando tento imprimir ou copiar algum arquivo, a conexão cai :(... Alguém sabe o q poderia estar acontencendo?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga

Achei justamente o q estava procurando, o meu problema aqui é simplesmente culpa da companhia telefônica que disponibilisa o sinal ADSL somente p/ pessoas de sorte "como eu"...

não gostaria de ser anti-ético mas pergunto:

SERIA POSÍVEL ENTÃO FAZER A TRANSMISSÃO PARA RESIDÊNCIAS aqui PERTO, como a de meu irmão por ex, COMO POSSO SABER A DISTÂNCIA QUE SERÁ ALCANÇADA, e TODOS USARIAM O MEU PROVEDOR OU não...

OBS: ESTOU APRENDENDO COM O CLUBE.

Um grande abraço...Cris...................................:confused

:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui o tutorial. Estou com a rede funcionando com um desktop e dois notebooks.

Valeu, Gabriel.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vou falar o que eu quero fazer depois exponho minha dúvida.

Quero fazer um rede sem fio, entre dois computadores, usando um roteador de banda larga sem fio.

Então eu compro o roteador e coloco placas de rede sem fio nos dois computadores. Ligo o cabo de rede do modem no roteador, configuro os computadores e pronto.

Mais minha dúvida é a seguinte:

O Roteador apenas não vai transmitir a internet para as placas de rede sem fio? Aonde então eu vou conectar a internet... ?

Eu não quero que nenhum computador fico dependente do outro, tipo compartilhar conexão. Eu quero que o modem já esteja conectado. Sendo assim, eu tenho que acessar as configurações do modem e colocar pra autenticar nele?

Até mais ...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Muito instrutivo. Quem não sabe montar uma rede sem fio, saberá depois de ler este tutorial.

Só faltou explicações de como conectar o roteador e a placa de rede sem fio a uma antena externa para rede sem fio, já que explicaram como fazer a conexão entre o roteador e a placa de rede com fio.

No caso de compartilhamento de conexão com vizinho, devemos usar uma antena externa e cabos próprios entre a antena e o roteador. Sem instruções de como fazer esta conexão fica difícil. Me parece que é necessário soldar um determinado plug no fio usado entre a antena e o roteador.

As instuções que estão faltando, além de deixar o tutorial mais instrutivo, ajudarão muito na constução desse tipo de rede para uso entre vizinhos.

Assim como foi citado acima, o meu caso é parecido, minha conexão banda larga é através de uma antena externa conectada diratemente na placa, no plug da anteninha.

Como farei para conectar esta antena diretamente ao roteador, sem que minha conexão fique dependente de um dos computadores?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Ontem a noite montei minha rede híbrida (wireless e por cabo) consegui fazer a rede funcionar, mas a internet não está funcionando como descrito. Consegui fazer funcionar colocando o cabo do modem numa porta do roteador (não WAN), mas pra conectar tenho que discar pelo discador, o roteador não faz o seu papel. Meu roteador é o Linksys WRT54GC. Estava pensando, pois li no tutorial "Como montar uma pequena rede usando um roteador de banda larga", se poderia utilizar a clonagem de endereço MAC, para burlar a travada do provedor de acesso.

Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tutorial para iniciantes em wireless como eu, entretanto não achei o que estou procurando. Alias um probleminha que esta me tirando o sono.

Não consigo configurar o protocolo de segurança WAP para o D-Link DI-524. A rede só funciona com WEP. Uma unica vez consegui fazer funcionar com WAP e mesmo assim só um computador logava na rede, o primeiro a ser ligado; os outros ficam tentando e não conectam de jeito nenhum. Revisei tudo : protocolos, senhas, mas que nada.

A estrutura fisica da rede é a seguinte :

Roteador wireless DLink DI-524

Modem ADSL DLink DSL500G

2 PCs com placa de rede encore 802.11g

1 Notebook com cartão pcmci encore 820.11g

Se alguem tiver uma luz.....acende ai "plis". :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha gente, se tiver alguém que possa me ajudar eu agradeço. Tenho um pc ligado à um router da netgear wgr614, e um notebook. Consigo executar a conexão com a internet sem fio, tranquilamente, mas não consigo estabelecer uma rede sem fio. Já li o tutorial inteiro várias vezes, mas não consegui resolver o problema. Queria compartilhar arquivos e a impressora que está instalada somente no desk. Se possível alguém poderia me indicar o caminho das pedras? Valeu...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aamigos interneteiros, alguem ja tentou, ou faz alguma ideia se isso ai roda no Winsows 98?

porque se num rodar, ja vou colocar logo o Xp, porque eu comprei o 360, e enxe o saco pra colocar ele na live com fios. ¬¬'

Nada como uma boa internet sem fio pra facilitar a vida da gente =)

Mas se não funcionar, recorrerei ao santo e problematico win xp ¬¬

Mas please, ajudem-me =D

Tenho q montar isso o mais cedo possivel ^_^

Thank you homies =D

:unsure:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom essa materia, porque não dizer um cursinho. Quem instalou a minha rede não fui, eu mas lendo essa bela matéria eu teria consegido sem problema. Mas o cara deixou sem segurança, e lendo a materia eu mesmo consegui habilitar a segurança na minha rede. Parabéns.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo o tutorial, esclareceu todas as minhas dúvidas e até mais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem sou novato no fórum, mas vou chegar lá!

Tenho uma rede sem fio em minha casa, porém não foi configurada por mim e sim por um técnico e não me lembro da senha de acesso. Gostaria de saber se posso recriá-la?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tenho uma duvida.

este roteador que foi usado pro tutorial,

eu vou comprar ele.Pra usar a rede com fio

eu preciso comprar um modem roteador tambem?

ou com este roteador wireless eu posso usar

os dois tipos de redes? sem fio e com fio?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Boa noite, tenho uma duvida.

este roteador que foi usado pro tutorial,

eu vou comprar ele.Pra usar a rede com fio

eu preciso comprar um modem roteador também?

ou com este roteador wireless eu posso usar

os dois tipos de redes? sem fio e com fio?

Não, ele funciona com fio também, pode reparar que tem 4 portas além da de entrada atrás dele ;)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Não, ele funciona com fio também, pode reparar que tem 4 portas além da de entrada atrás dele ;)

Opa, ahh isso eu sei, que posso colocar até 4 pc's na rede com fio.

a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto

no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Opa, ahh isso eu sei, que posso colocar até 4 pc's na rede com fio.

a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto

no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Não sei, vamos ver se entendi.

Você precisa ligar o roteador no modem, independente de ser rede cabeada ou sem fio, e depois conectar os PCs nele, sem intermediários (a não ser que seja uma ede enorme).

É isso ?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
(...)a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Como o XITA falou, você liga o roteador no modem que você tem instalado no pc que está a adsl, e dele distribui a rede cabeada e hi-fi. A única observação é que o modem adsl terá que estar como modo bridge e quem irá fazer o roteamento é o router.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou tendo problemas para configurar minha rede sem fio em casa. Comprei um roteador WBR-2310 e um adaptador para rede sem fio USB WUA-2340, ambos da D-Link, e fiz a rede em um PC com Windows XP SP3. No meu outro PC, com Vista SP2, instalei corretamente o adaptador. Ambos usam a banda "G".

Quando clico em escanear as redes no PC com o adaptador, acho a de casa corretamente, clico nela, insiro a chave só que não conecta de modo algum! :mad:

O outro PC, que está ligado por meio de cabo de rede comum, funciona normalmente.

O que será que fiz de errado? :confused:

[]s!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas para mim não ficou claro, esse tutorial é para um modem roteador ou um modem + roteador?

Eu tenho um roteador d-link 500b e quero montar ama rede sem fio, compro só o roteador wireless ou o modem roteador (que é bem mais caro).

Isso que eu quero fazer modem + roteador (separados) a o micro precisará estar ligado o tempo todo?

valeu

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!