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Como o Facebook está destruindo a Internet - Parte 1/2


Como o Facebook está destruindo a Internet - Parte 1/2

Introdução

Redes sociais são uma febre há anos, especialmente no Brasil. O Facebook apareceu para “acabar” com as demais redes sociais. Porém, o que pouca gente sabe é que o Facebook está acabando também com a viabilidade comercial de muitos sites – inclusive o nosso. Entenda.

Nós somos donos de um negócio na Internet baseado em anúncios. Nossa receita vem exclusivamente de propagandas e o nosso faturamento é diretamente proporcional à quantidade de visualizações de páginas (“pageviews”) que podemos imprimir por mês. Se o nosso tráfego cai, nossa receita também cai. Simples assim. E pode haver um momento em que a nossa receita caia para um ponto abaixo do nosso ponto de equilíbrio, o que inviabilizará o negócio. Se isso ocorrer, teremos algumas alternativas, como dispensar a nossa equipe de colaboradores (o que significaria menos conteúdo sendo publicado) ou simplesmente tirar o nosso site do ar. (E ainda há usuários que reclamam que o site tem propagandas – como esperam que paguemos nossas despesas? Dá vontade de perguntar por que não ligam para canais de rádio e TV e peçam para eles tirarem as propaganadas do ar. Mas isso já é papo para outra oportunidade.)

Os usuários não se tocam que o Facebook tira tráfego dos sites e, portanto, colabora com a queda do faturamento de todos os sites e, no longo prazo, ameça a sobrevivência dos sites de conteúdo. Há três motivos principais para isso ocorrer.

Muitos usuários, quando estão com um problema ou têm uma dúvida, em vez de postarem a dúvida em um fórum especializado como o nosso, simplesmente postam a dúvida em sua “timeline” no Facebook na esperança que algum conhecido a responda (não vamos discorrer sobre a qualidade da resposta que uma pessoa recebe via Facebook contra a qualidade que receberia em um fórum especializado, nem tampouco sobre as ferramentas de edição e apresentação disponíveis em um fórum e que não existem no Facebook). Um problema derivado desse é que usuários, especialmente os mais novos, não têm paciência alguma: querem postar uma dúvida e terem uma resposta “na hora”, não querem se cadastrar em um site para participar de uma comunidade ou fórum, esperar alguém responder etc.

Como o Facebook é um grande agregador de atividades e notícias, muitos usuários passaram a acessar exclusivamente o Facebook em suas horas vagas. Antes do Facebook, se um usuário tinha duas horas livres por dia para ficar “de bobeira” na Internet, ele visitava seus sites preferidos. Hoje, os usuários acessam apenas o Facebook durante todas as suas horas vagas. Afinal, está “tudo” ali.

Logo, a solução para todo site de conteúdo é criar uma página no Facebook, onde os usuários podem acompanhar os últimos textos publicados e clicar caso queiram ler o texto inteiro, certo? Errado! Pois o modelo de negócios do Facebook é o mesmo usado pela máfia. E aqui precisamos explicar em detalhes o que ocorre.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas



  • Administrador

Pessoal,

 

Enfim uma boa notícia vinda do Facebook. É o recurso "Ver primeiro". Se marcado, ele mostra as últimas postagens da página que você marcou "ver primeiro" no topo do seu "feed" e assim você não perde nenhuma atualização. Peço, portanto, que todos que façam essa configuração em nossa página do Facebook. Marquem também "Receber notificações" e "Adicionar às listas de interesse". Espero que isso aumente o alcance dos nossos posts. Vamos monitorando!

 

https://www.facebook.com/clubedohardware

 

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  • Administrador

Adendo:

 

Uma coisa que eu percebi é que essa configuração apenas faz os posts aparecerem no topo; o algoritmo do Facebook de "sortear" quem verá o post continua ativo. Ou seja, mesmo com essa configuração ativada, se você não for "sorteado", você continuará a não ver os nossos posts...

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  • Administrador

@GrYllO excelente, obrigado por postar aqui, é excelente usarmos este tópico para concentrarmos artigos e vídeos sobre esse assunto publicados em outros sites. Fico feliz que outras mídias estão acordando para o problema que o Facebook é para o mercado.

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Eu sinceramente estou achando que nos últimos tempos o FB vem perdendo um pouco da força que tinha antes. E muito provavelmente o motivo dessa fraqueza é o Whatsapp que está na palma da mão de qualquer pessoa atualmente. Querendo ou não é um app com o objetivo de criar redes sociais de uma forma mais prática e sem enrolações.

 

Alguém está tendo a mesma impressão?

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Eu sinceramente estou achando que nos últimos tempos o FB vem perdendo um pouco da força que tinha antes. E muito provavelmente o motivo dessa fraqueza é o Whatsapp que está na palma da mão de qualquer pessoa atualmente. Querendo ou não é um app com o objetivo de criar redes sociais de uma forma mais prática e sem enrolações.

 

Alguém está tendo a mesma impressão?

 

O grande problema na minha opinião é que o povo faz mau uso das ferramentas que tem. O Whatsapp na minha opinião serviria para substituir o SMS/MMS trazendo praticidade e redução de custos ao usuário, porém, tenho visto o contrário disso.

 

Muita gente está deixando de ler conteúdo útil na internet para ver baboseiras, outrora no Orkut, depois no Facebook e agora no Whatsapp. Muitos utilizam o aplicativo de forma produtiva, eu mesmo preciso trocar meu LG KC910 para um smartphone com Android porque muitos clientes me pedem o tal Whatsapp, mas ainda não sobrou dinheiro para trocar de celular. Mas o fato é que a grande maioria fica trocando fotos e vídeos de humor e pornografia.

 

Nunca saí do Brasil e poucas vezes saí do Estado de São Paulo, então, não sei dizer se isso é exclusividade do nosso povo, esse culto a tudo que é banal, à idiotice e a falta de cultura, ou se é algo inerente à nossa geração, só sei que ando abismado com a nossa realidade.

 

Não creio que o Whatsapp tome o lugar do Facebook, para mim, são usos distintos assim como se compararmos com o Twitter ou o Linkedin. O que vai determinar se isso vai ou não vai acontecer vai depender mais dos desenvolvedores e mantenedores dos sistemas ou aplicativos, chamem como quiser, pois cada vez mais vejo-os se assemelhando e apresentando recursos muito parecidos. Mas aí, só o tempo dirá, ou melhor, a ganância por mais e mais popularidade ou mais propriamente dito por mais e mais dinheiro.

 

Mas no final, todos estes estão roubando a audiência (e a verba) dos sites que realmente geram ou geravam conteúdo útil para os internautas... o negócio é aguardar para ver no que isso tudo vai dar.

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Eu sinceramente estou achando que nos últimos tempos o FB vem perdendo um pouco da força que tinha antes. E muito provavelmente o motivo dessa fraqueza é o Whatsapp que está na palma da mão de qualquer pessoa atualmente. Querendo ou não é um app com o objetivo de criar redes sociais de uma forma mais prática e sem enrolações.

 

Alguém está tendo a mesma impressão?

 

Eu tenho certeza que o Whatsapp está ganhando terreno do Facebook,  eu noto isso nas pessoas do meu cotidiano, e também, na redução de atividades da minha timeline. Mesmo verificando direto no perfil dos adicionados na minha rede, o volume de atividade e interação já não é mais a mesma.

 

Inocentemente, desde que o Facebook deu o "boom" aqui no Brasil e engoliu o Orkut, eu torço pra chegar o dia em que ele perca espaço para alguma moda melhor. Mas hoje já entendo que muito provavelmente não será uma moda melhor. Ao menos, não no meu ponto de vista e para os meus interesses pessoais. Eu sou do tempo do GeoCities, Cadê?, MSN, Orkut... eu poderia escrever um texto gigantesco, dizendo tudo que eu penso sobre a internet atualmente, como no meu ponto de vista, a internet decaiu nessa ultima década, como as grande corporações estão se dando bem em controlar o conteúdo compartilhado de forma indireta, como os grande portais e aplicativos estão destruindo a chance de variedades, como a interatividade entre as pessoas na net é cada vez mais fútil, o conteúdo cada vez mais inútil, e como o celular, que segundo matéria do G1 é a forma que 82% dos Brasileiros acessam a net atualmente, contribui amplamente pra isso. Mas enfim, mas é só minha opinião, ninguém liga e nem vai mudar nada, então... deixa pra lá.

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Eu sinceramente estou achando que nos últimos tempos o FB vem perdendo um pouco da força que tinha antes. E muito provavelmente o motivo dessa fraqueza é o Whatsapp que está na palma da mão de qualquer pessoa atualmente. Querendo ou não é um app com o objetivo de criar redes sociais de uma forma mais prática e sem enrolações.

 

Alguém está tendo a mesma impressão?

 

Quem foi que comprou o WhatsApp pela bagatela de US$ 16 bi?

 

E quanto ao cara que citou o texto que mostra que o Facebook faz o usuário de trouxa, eu nem ligo para isso. Como eu sempre digo, sabe o que usuário de Facebook tem mais? Tem mais é que se *****.

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Boa Tarde galerinha do Clube,

Sou um usuário esporádico desde a época da BBS, li o artigo ainda a pouco (2016!). Procuro o site sempre que preciso de auxílio técnico, para compras, ideias ou dúvidas. Percebo, por uma rápida pesquisa pela internet, que o modelo de negócio antigo do site se tornou um problema de faturamento.

Abaixo exemplo de outros sites que sofreram com o facebook.

Facebook: 7 dicas para aumentar o engajamento de sua página de negócio - Naveg.in

Facebook: O alcance das minhas postagens diminuiu. E agora? | Freelancer e Produtividade

O pouco que conheço mostra hoje uma tendência a queda de interação do Facebook e um aumento significativo em outras redes sociais e principalmente do Youtube (que passou o Google em buscas).

Na minha opinião de espectador, segurança/confiança ainda é a palavra que define o conteúdo do site, e isso não tem preço (afinal é o mais difícil de adquirir). Vejo o Tecmundo como um site de conteúdo direcionado e tendencioso. Hoje o Clube possui um biblioteca de conteúdo que eu adoraria armazenar em casa, sem considerar a criação de conteúdo. Assim, gostaria aqui de agradecer a todos que contribuíram por este fórum com dúvidas e conteúdos.

Por favor, "disponibilizem" conteúdo da biblioteca em mídias, livros, vídeos, cursos, mobi, aplicativo. Como sabemos hoje existe muito lixo na internet que dificulta as pesquisas, sem contar o próprio navegador. Alguns conteúdos atemporais "como comprar seu note", "circuitos eletrônicos", "rede" podem ser compilados. Por mais que o público tenha mudado sua forma de interagir, ainda está ávido por conhecimento; bom, pelo menos aqueles que trabalham... https://youtu.be/Gz8a09L2yQ4

um abraço

 

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  • Administrador

@Gabriel PC obrigado por sua participação. O problema de outras plataformas é que não temos como monetizar. Em outras palavras: disponibilizar nosso conteúdo em outras plataformas diminui o nosso tráfego no site e, consequentemente, nossa receita, sendo que essas outras plataformas não nos geram receita ou o valor é irrisório que não compensa o trabalho (ex: do YouTube recebemos apenas US$ 15/mês). Eu tenho os meus livros, que quase não vendem mais por causa da crise. Infelizmente brasileiro hoje em dia só quer as coisas se for de graça e de mão beijada.  Por exemplo, me encheram o saco para colocar os meus livros em formato digital. Até hoje só foram vendidos seis exemplares. Foi um trabalho a toa que até hoje não pagou os custos. Além disso, daqui a seis meses vão criar uma nova plataforma qualquer e vai ter usuário nos pertubando para termos nosso conteúdo nessa outra plataforma também, etc. É um ciclo vicioso. 

 

Infelizmente hoje em dia as pessoas preferem assistir vídeos idiotas que não acrecentam nada em termos de conhecimento em vez de estudar. É um problema cultural muito mais sério.

 

Abraços.

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10 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Gabriel PC obrigado por sua participação. O problema de outras plataformas é que não temos como monetizar. Em outras palavras: disponibilizar nosso conteúdo em outras plataformas diminui o nosso tráfego no site e, consequentemente, nossa receita, sendo que essas outras plataformas não nos geram receita ou o valor é irrisório que não compensa o trabalho (ex: do YouTube recebemos apenas US$ 15/mês). Eu tenho os meus livros, que quase não vendem mais por causa da crise. Infelizmente brasileiro hoje em dia só quer as coisas se for de graça e de mão beijada.  Por exemplo, me encheram o saco para colocar os meus livros em formato digital. Até hoje só foram vendidos seis exemplares. Foi um trabalho a toa que até hoje não pagou os custos. Além disso, daqui a seis meses vão criar uma nova plataforma qualquer e vai ter usuário nos pertubando para termos nosso conteúdo nessa outra plataforma também, etc. É um ciclo vicioso. 

 

Infelizmente hoje em dia as pessoas preferem assistir vídeos idiotas que não acrecentam nada em termos de conhecimento em vez de estudar. É um problema cultural muito mais sério.

 

Abraços.

 

Que coisa triste de se ler, uma pena que as coisas estão caminhando desse modo, se sem crise brasileiro já queria tudo de graça, imagina agora. Na verdade a crise só será mais uma desculpa pra justificar pirataria e querer tudo de graça.

 

Veja pelo lado bom Gabriel, pelo menos você está bem longe dessa piada de país, eu quero sair daqui e não vejo como.

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