Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Solução de Refrigeração Líquida da Intel

       
 85.921 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Conheça os detalhes técnicos da solução de refrigeração líquida da Intel chamada Intel Advanced Liquid Cooling Technology.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Durante este IDF (Spring 2006) a Intel demonstrou oficialmente sua solução de refrigeração líquida chamada Intel Advanced Liquid Cooling Technology. Realmente não estávamos esperando por isso, já que a Intel é tradicionalmente um fabricante conservador e nunca se preocupou muito com overclock. Vamos dar uma olhada na solução de refrigeração líquida da Intel.

A solução de refrigeração líquida da Intel tem apenas dois componentes: o radiador (também conhecido como trocador de calor), usando uma ventoinha de 120 mm, e o bloco do processador, que tem uma bomba na sua parte superior.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 1: Solução de refrigeração líquida da Intel.

A Intel colocou o radiador na parte de trás do gabinete do micro para que ele ficasse perto do processador e fazer com que os tubos sejam o mais curto possível. Por causa disso, você precisará de um novo gabinete para usar o sistema de refrigeração líquida da Intel. A propósito, se você prestar atenção na Figura 1 verá que a Intel está usando tubos rígidos em vez de tubos de borracha. Na próxima página explicaremos as razões técnicas por trás desta escolha.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 2: Localização do radiador.

Como dissemos, o bloco do processador e a bomba são montados juntos em um único bloco de plástico (PPS, Sulfeto de Polifenileno, para sermos mais exatos), como você pode ver na Figura 3. Nesta figura, preste atenção na entrada selada do lado esquerdo que é usada para preencher o sistema com o líquido refrigerante (o sistema já vem preenchido com o líquido e o usuário não tem que se preocupar com isso). O tubo no centro é a entrada de água gelada e o tubo do lado direito é a saída da água quente. Portanto, a água gelada cai exatamente no meio do bloco.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 3: Bloco e bomba do processador.

O bloco do processador é feito de cobre, como você pode ver na Figura 4.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 4: Base do bloco do processador.

Veremos agora sobre mais detalhes técnicos da solução de refrigeração líquida da Intel.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Muito bom esse artigo, uma otima solução para quem não possui espaço, mas me pergunto se a bomba não vai ajudar a aquecer a água e não é descrito nada referente a isolação térmica da bomba contra o bloco de cobre, e que a temperatura minina não foi descrita ou melhor dizendo a quantos graus o processador vai operar?????

se alguem souber alguma novidade extra sobre esse produto deixe sua mensagem pois me interessei muito em adquiri-lo

abraços a todos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×