Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento


     241.371 visualizações    Refrigeração    5 comentários
Gabinetes: Como evitar o superaquecimento

Escolhendo um Gabinete

A escolha de um gabinete não é só uma questão estética. Ele tem de ser capaz de dissipar corretamente o ar quente gerado no interior do micro. Mas como saber se um gabinete é apropriado para um determinado micro?

Observe as Figuras 3 e 4. Nela, mostramos o caso real de um micro que estava enfrentando problemas de superaquecimento. Ou seja, com o micro fechado, travamentos ocorriam. Quando tiramos a tampa, o micro parou de travar. Observando atentamente o local onde o processador está instalado e o tamanho da fonte de alimentação, fica claro o motivo do superaquecimento: primeiro, quase não há espaço entre a fonte de alimentação e a ventoinha do processador, impedindo que o ar quente do processador seja corretamente dissipado; segundo, a área da fonte de alimentação que fica em cima do processador não possui qualquer ranhura para dissipar o ar que vem do processador; terceiro, a parte de baixo da fonte não apresenta qualquer ranhura para dissipar o calor gerado pelos demais componentes internos do micro (placa de vídeo, chipset da placa-mãe, disco rígido, etc). Apesar de a fonte ter ranhuras em sua lateral, em frente às baias de 5 1/4" do gabinete, fica claro que essas ranhuras estão sendo insuficientes para eliminar o ar quente gerado no interior do micro.

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento
Figura 3: O cooler do processador está "colado" na fonte (visão de cima).

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento
Figura 4: Repare como a fonte "tampa" a ventilação do ar vindo do cooler do processador.

Há várias soluções para esse caso, porém a mais indicada e simples é a troca do gabinete do micro. Ao comprar o novo gabinete, deveremos observar o tamanho da fonte de alimentação, para que a nova fonte não cubra a ventoinha do processador, como está ocorrendo no momento (poderia ser escolhido até mesmo um gabinete do tipo torre média, onde a fonte de alimentação não fica sobre a placa-mãe. O inconveniente, no entanto, é o seu tamanho, mais alto que os gabinetes mini-torre). Outras soluções possíveis são a troca somente da fonte de alimentação e a abertura de furos na chapa metálica da fonte de alimentação que fica na frente do processador (para este último procedimento, a fonte de alimentação deverá ser desmontada e os furos devem ser feitos na chapa com ela solta da fonte, para que pedaços de metal não caiam no interior da fonte quando os furos forem feitos, o que poderia ocasionar um curto-circuito quando o micro fosse ligado).

Estudando mais a história desse micro, descobrimos que o gabinete é antigo, tendo sido aproveitado de um upgrade efetuado em um Pentium III-550 em forma de cartucho. Esse gabinete (ver fotos) poderia ser muito bom para processadores em cartucho, já que a ventoinha do processador não ficava soprando em cima da chapa lisa da fonte de alimentação - os processadores em cartucho são instalados em um ângulo de 90º em relação à placa-mãe. Apesar da placa-mãe caber perfeitamente bem dentro de um gabinete mais antigo, isso não significa que o gabinete seja apropriado para a dissipação térmica requerida pelos componentes mais novos. Portanto, preste muita atenção ao fazer upgrades para micros mais novos aproveitando gabinetes mais antigos.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Rounded cables não fazem diferenca nenhuma??

Tambem teria sido importante mostrar a diferenca entre um gabinete de boa qualidade e um de baixa qualidade para mostrar como devemos escolher entre os modelos disponiveis (gabinetes tipo torre... estes mini que vocês mostraram pouca gente usa ultimamente...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sofro com problemas de "superarquecimento" tenho meu pc a um ano quando eu ia jogar Medal of Honor, NFSU etc... o pc travava eu ficava de cara e dai eu fiquei pensando o q sera q ta travando? e cheguei a uma conclusão abri a tampa lateral do pc e coloquei um "ventilador" qm disse q travo mais :D

mais a partir desse mês vou compra umas peças dessentes pro pc hahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"UMA OTIMA DICA PRA TODOS QUE SOFREM COM SUPER AQUECIMENTO!!!

Compre Um Gabinete 4 Baias da VCOM (E-STAR) ele e maior do que os normais

Fure a parte de cima do PC... Coloque um cooler entre a fonte e os CD-ROMS...

Coloque um Cooler Frontal...

Coloque um Cooler Totalmete de Cobre no Processador

Use Passa Termica Tope de Linha

Use um Exalstor sempre no Ultimo Slot do PC

Use um Cooler de baixo das baias do HD jogando AR FRIO PARA DENTRO...

Corte os cabos de frete de 5 em 5 vias compre aspiral.. e faça Round Cables mais enconta....

Coloque Aspiral nós fios da fonte

e sempre mantenha seu pc Sempre muiito lindo limpe ele pelo menos 1 vez a cada 2 meses.. OK

essa e minha opiniao eu uso tudo isso e fica bom.. logo logo eu posso umas fotos da minha maquina aqui no forum pra você verem.. beleza...

ai se alguem quiser tc comigo no MSN.. tai ai

[email protected]

Minhas maquina não esquenta nem ferrando.. e super boa..

aconselho a todos q sofrem de super aquecimento fazerem isso.. fica uma pouco caro mais compensa...

E Sempre sigam esse ditado q eu aprendi quando tinha 12 anos.

" O Barato sai CARO"

então beleza... TAI EI TUDO o que EU ACHO>> T+++ PRA TODOS

LZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eu li o Artigo Falando sobre gabinetes e seuperaquecimento e veio a seguinte duvída:

Se eu quiser instalar uma ventoinha proxima a o processador ele deve soprar af frio pro processador ou aspirar o ar quente ?

Eu tenho um Gabinete que dispõe de pesiannas (furos) e um espaço pra encaixar um ventoinha junto ao uma tubina de vento devo instalar a ventoinha pra soprar ou pra aspirar ?

A minha placa mãe modelo Gigabyte 8V800VM Para processadores de socket 478 dispõe de de conectores que regulam a velocidade das ventoinhas como eu posso integrá-las as 3 ventoinha que eu tenho ?

A Placa mãe gigabyte 8V800VM é boa ?

Agradeço aos que me puderem responder as minhas duvídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!