Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 7800 GT

       
 146.874 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Nossos testes com o modelo de referência da GeForce 7800 GT da NVIDIA.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 7800 GT
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O GeForce 7800 GT é o chip gráfico mais recente lançado pela NVIDIA e é a versão mais acessível do GeForce 7800 GTX, seu o chip mais rápido (e caro). Nós recebemos uma placa de referência da NVIDIA usando esse novo chip. Placas de vídeo fabricadas com base no design de referência devem obter desempenho semelhante ao da placa que testamos.

Este novo chip roda a 400 MHz, enquanto o GeForce 7800 GTX roda a 430 MHz. Sua memória é acessada a uma taxa de 1 GHz, enquanto o clock de memória do GeForce 7800 GTX é de 1,2 GHz. Outra diferença entre esses dois chips é o número de pixels que pode ser processado por ciclo de clock, que é de 20 no novo GeForce 7800 GT e de 24 no GeForce 7800 GTX.

Você pode ver em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da NVIDIA” a diferença entre este novo chip e os outros chips NVIDIA, ao passo que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips ATI” você pode compara-lo com seus concorrentes fabricados pela ATI. É muito importante ter em mente que os chips gráficos da série 6 e 7 da NVIDIA usam motor gráfico Shader 3.0 (DirectX 9.0c), enquanto todos os chips da ATI são Shader 2.0 (DirectX 9.0).

É sempre importante lembrar que a coluna "clock da memória" nessas tabelas informa o clock que o fabricante (ATI ou NVIDIA) recomenda que seja usado. Em alguns casos, sobretudo nas placas de vídeo mais baratas, alguns fabricantes usam chips de memória mais simples (com a finalidade de reduzir o custo da placa) e com clocks inferiores ao recomendado (compatíveis com os chips de memória mais simples), fazendo com que a placa obtenha um desempenho inferior ao de outras placas que usem o mesmo chip e que tenham a memória rodando na freqüência recomendada. Por este motivo, em nossos testes sempre testamos os clocks da placa de vídeo com o auxílio do programa PowerStrip, para ver se a placa está rodando com os clocks padrão ou se com um clock inferior.

No modelo de referência da NVIDIA testado, o chip roda a 400 MHz e a memória roda a 1 GHz.

Esta placa de vídeo é destinada ao barramento PCI Express, por isso em nossos testes ela será comparada apenas com outras placas de vídeo PCI Express.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×