Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Conserto do D-Link 500G Após descarga elétrica


mauricio.imbe

Posts recomendados

Descrição do conserto:

Meu D-link 500G ligava, entrava no setup, mas não conseguia o sinal ADSL. O defeito provavelmente era que algum componente havia sido queimado por uma descarga elétrica, como um raio em dia de chuva. Mas qual componente? Seria possível um conserto?

Sim, é possível!

Encontrei a ajuda abaixo:

“Dependendo da sua linha você pode fazer uma ponte para o sinal, coloque um capacitor de 10nF, geralmente tem escrito no corpo dele 103, da entrada para a saida de cada um dos amplificadores internos do CI. As entradas são os pinos 3 e 5. As saídas são os pinos 1 e 7. Caso os resistores R58 e 59 (500G) estiverem queimados você deve colocar estes capacitores entre a entrada e a extremidade oposta as que estão conectadas as saídas, tipo substituindo os resistores.

É importante fazer a remoção do CI também para evitar um eventual curto circuito no mesmo”.

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/modem-adsl-queimado/297108 (Dorival Filho)

Tutorial:

1- O que realizei foi identificar que realmente os componentes estavam queimados. Os resistores SMD R58 e R59 apresentavam uma marca descascada na parte superior, visível na foto. Medindo com um multímetro, este identificava o defeito dos componentes.

smdse7.jpg

2- Removi os dois resistores SMD.

3- Soldei dois capacitores cerâmicos de 10nF (escrito 103), respectivamente no exato lugar e substituindo cada resistor SMD.

capacitorlb2.jpg

4- Não removi o CI, como indicado.

Funcionou perfeitamente, de primeira.

Fiz testes de estabilidade e download, tudo transcorreu normalmente e com estabilidade.

Obs.: os dois capacitores são facilmente encontrados em fontes de PC (sucata) ou em lojas de componentes eletrônicos. Para remover os componentes SMD precisa usar um pouco de solda por sobre eles, depois ele sai fácil. Cuidado para não deixar o ferro de soldar muito tempo perto dos outros componentes, pois os componentes são rapidamente afetados pelo calor desde. Use uma pinça para remover os resistores e soldar os capacitores. Use um bom ferro de solda, entre 30 e 60W e ponta bem fina. Relembrando, procure fazer as soldas o mais rápido possível.

Modem D-link 500G consertado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

ola. to com um d-link dsl-500g ele só acende a lampada do power e faz mais nada. Nos ci dele não aparece nada quimado, só o chip BAZ3880-NCA-C ( ? ) esquenta muito. Acho eu que é a fonte estragada, mas não tenho outra fonte pata testar. Será que é isso? Ou devo experimentar trocar o firmware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
ola. to com um d-link dsl-500g ele só acende a lampada do power e faz mais nada. Nos ci dele não aparece nada quimado, só o chip BAZ3880-NCA-C ( ? ) esquenta muito. Acho eu que é a fonte estragada, mas não tenho outra fonte pata testar. Será que é isso? Ou devo experimentar trocar o firmware?

Eu consertei outro d-link que não pegava sinal. O problema era a fonte que não estava entregando a tensão necessária. O modem liga, mas não sincroniza o sinal adsl.

Mede com um multímetro a saída da fonte. Depois leia na fonte (tá impresso nela) qual é a tensão que deveria estar aparecendo.

A solução, se for o caso, é comprar outra fonte com as mesmas características da original, tensão e corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigo mauricio.imbe, boa tarde.

Sei que esse post é antigo e se refere ao modelo TP-LINK 500G.

Mas o meu problema é semelhante, só que é com o od. TP-LINK TD 8816.

Como você a trabalhou e acertou o modelo 500G, será que você poderia me ajudar a consertar o meu?

Ele só acende o led Power e LAN. Quando liga ele, os leds Power que é fixo acende e o led INTERNET dá umas 06 piscadas mas não firma. E da a informacão de que "não ha´cabo conectado a rede".

Ja amarrei o Ip, mesmo assim não se conecta.

Atencão:

Tentei o RESET, mas o modem não reseta.

Tentei tambem entrar pelo navegador com Ip 192.168.1.1, mas como da informacão abaixo prox. relogio: "não ha´cabo coenctado a rede"., não tenho como entrar nas configuracoes para resetar e nem configurar. Então entendo que o problema seja no modem, pois ja tentei com outro cabo.

Espero que você possa me ajudar me informando como fazê-lo. Percebi que as placas do 500G E TD 8816 SÃO UM POUCO DIFERENTES. Bem como a posicão dos componentes.

Mesmo assim, se eu fizer no modo que você postou ou seja, retirando os resistores R58 e R59 e colocando os capacitores ceramicos nessas posicões indicadas vai funcionar, ou, no caso do modelo que é outro, a posicão dos resistores são outros?.

Por favor pode me audar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!