Ir ao conteúdo

Led uv

sargento pjgl

Posts recomendados

Postado

Pessoal; eu estou querendo montar um revelador para placa de circuito impresso.

Então preciso de uma fonte potente de Raios Ultravioleta

Minha pergunta é simples porém não encontrei resposta no google

LED UV emite realmente UV ou somente simulam?

Pois eu estava pensando em construir o revelador com LEDs ao invés de usar Lampadas; para tornar a montagem mais compacta "fininha"

Alguem pode me responder com certeza esta duvida?

Grato.

Postado

Amigo, eu particulamente nunca tentei, mais ja vi relatos em outros foruns de pessoas que tiveram exito usando 36 LEDs de 5mm para substituir uma lampada econômica de 28w.

segue imagens do feito.

espero ter sido util.

post-217107-13884964762426_thumb.jpg

post-217107-13884964799445_thumb.jpg

post-217107-13884964800246_thumb.jpg

post-217107-13884964801141_thumb.jpg

post-217107-13884964802001_thumb.jpg

Postado

Eu acho que eles emitem sim, mas com pouca potencia, so brilho.

eu tenho um led azul bem forte, que o comprimento de onda da cor dele e proxima ao comprimento de onda uv, e quando eu acendo ele, a tinta do marca texto laranja meu brilha.

se for para brilhar no escuro aquelas tintas, funciona com certeza. So nao mata bacterias...

Postado

Ola amigos,

Descobri existem 3 tipos de comprimento de onda UV,

são UVA, UVB e UVC.

Cada uma delas uma faixa de radiação UV, os LEDs emitem UVA, com o comprimento de onda aproximado 395nm e 410nm (ultravioleta UVA vai de 315nm a 410nm)

Essa luz é chamada também de luz negra não é prejudicial ao ser humando a não ser com intensa exposição de durante longos periodos (meses e anos).

Uma das caracteristicas principais deste tipo de luz é a reação que algumas cores sofrem quando espostas a ela, principalmente a cor branca,

A luz UVB cujo comprimento de onda fica na faixa de 280nm a 315.

Prejudicial ao ser humano quando exposto a este comprimento de onda.

É a principal responsável pelo cancer de pele para pessoas que ficam periodos expostos ao sol.

A luz UVC, com o comprimento de onda entre 100nm e 280nm é bactericida, na verdade todas são bactericidas em menor ou maior grau, porém, o comprimento de onda exato para a ação de esterilização plena fica entre 250nm e 270nm,

A emissão adequada para qualquer uma das ações fica entre 20mW a 30mW por centimetro quadrado,

No caso especifico para cura de resina fotopolimerizaveis.

Devemos utilizar até leds de alta potência azul com o comprimento de onda em torno de 465nm, para que esta cura aconteça mais profunda no material, poderia-mos utilizar junto com este led azul, leds Ultravioleta com com o comprimento de onda entre 365nm e 400nm

Detalhe, quando menor o comprimento de onda de um led mais caro ele fica, um exemplo disto é o custo de um led de alta potência de 1w com comprimento de onda de 365nm, o custo por peça é de 60 reais.

Muito obrigado a todos pelo interesse.

1 grande abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!