Ir ao conteúdo

Não consigo fazer placa mae dar video

viniciusflp

Posts recomendados

Postado

Boa Noite, caros amigos.

Possuo uma placa mãe phitronics 15-q25-011014 ID-PCM8E

Estou com um problema para fazer a mobo citada acima funcionar corretamente

Bom, inicialmente eu verifiquei que a fonte do computador tinha recebido uma descarga elétrica, pois o cabo de força e seu conector estavam parcialmente derretidos.

Logo comprei uma nova fonte de alimentação da marca bluecase e de mode ATX de 230. (não sei se é a fonte correta)

Efetuei a substituição da mesma e conectei os cabos de alimentação SATA e de 24 pinos da placa mãe, mas na hora de conectar o cabo ATX12v de 4 pinos, eu percebí que a motherboard não oferece suporte para o mesmo.

Então ai vão as dúvidas.

1° Comprei a fonte correta para a mother?

2° Além dos cabos de alimentação SATA e do cabo de 24 pinos, existem algum outro cabo ou adaptador que devo conectar ?

3° Como gerar video?

Obs: Já testei outro monitor, outra fonte e outro cabo de video.

Postado

Olá viniciusflp, pelo que entendi o problema ocorreu após a descarga elétrica que danificou sua fonte! A tal descarga elétrica pode também ter danificado outros componentes além da sua fonte, já que efetuou a substituição e não voltou a funcionar tente resetar a bios pra ver se teria alguma alteração!!! Pelo que descreveu está tudo ligado corretamente, pesquisei rapidamente esta placa mãe e não encontrei também o encaixe 4 pinos ATX12v..! Pelo que informou a fonte que você comprou é compatível sim e não teria nenhum outro cabo para adicionar ao seu sistema para que ele volte a funcionar. Qualquer alteração poste aqui.

Postado

Se a placa-mãe não tem o encaixe para o conector ATX12V(4 pinos),ela deve ter encaixe para o conector EPS12V(8 pinos)...

p3.jpg

Geralmente essas placas-mãe são usadas em configurações + avançadas pois esse conector de 8 pinos oferece + energia para o funcionamento do processador.

Não sei se a placa-mãe funciona,colocando o conector de 4 pinos da fonte no encaixe de 8 pinos...más a conexão do cabo de energia do processador é essencial para o funcionamento do PC,seja ele de 4 ou 8 pinos...

Postado

O conector que oferece energia para o prcessador da fonte que você comprou tem quantos pinos?

Normalmente os encaixes são de 4.

Se na sua placa mãe os encaixes são de 8, deve ser uma fonte com esse encaixe.

Ligue o computador só com o HD e passe uma borracha nos conectores da memória.

Postado

Boa tarde SandrodeMello,

como disse no tópico, a fonte de alimentação que comprei, possui cabo de suporte do processador de 4 pinos, no modelo ATX12v.

Postarei uma foto da motherboard para avaliação e ajuda.

Esta é a placa mãe

kit-placa-me-pc-3500e-v3-proc18-integrado-_MLB-O-2890736516_072012.jpg

Está é a placa mãe da qual me refiro. Notem que de fato não possui suporte para a conexão do cabo de alimentação do processador (ATX12v) que como dito acima, é essencial para o funcionamento do PC.

Sinceramente não tenho a mínima ideia do que fazer.

Postado

O conector central da placa (24 pinos) atende o processador. Faça o seguinte: liga o computador apenas com as memórias (da uma limpada nos contatos com uma borracha) e com o hd. E posta se deu vídeo. Abraço!

Postado

Caro SandrodeMello, fi z a higienização da memória (conforme solicitado) e tentei ligar o pc apenas com a fonte de alimentação, a memória e o disco rígido e a motherboard. Mesmo assim não tive sucesso.

Analizando a foto da placa mãe, será que ela de fato oferece suporte para o conector EPS12v ? Porque me disseram que esta mother é um pouco fraca (em desempenho). E pelo que andei pesquisando e me informando o conector EPS12v é usado para alta performace. Não é isso ???

Postado

Sim, esse conector 4 pinos e para dar mais energia para o processador, devido a alta capacidade de processamento. Aconselho comprar outra placa, veja qual soquete seu processador se encaixa e também colete informações sobre suas memórias e todo o seu hardware, para comprar a respectiva placa. Abraço, qualquer dúvida me manda uma MP!

Postado

Boa tarde Amigos.

Depois de muitas tentativas "sem sucesso" (pude aprender muito com as tentativas tambem).

Efetuei a troca da memória e deu certo!!!

Mas acho que tem um problema a nova memória é DDR2 667 Mhz e a antiga é DDR2 800 Mhz.

Tem algum problema nisso. Ou posso deixar esta memória mesmo?

Grato pelas tentativas de me ajudar.

Postado

Obrigado moderador adcarvalho!

Mas a motherboard estava funcionando com uma DDRII 800

Antes do problema. E agora roda com uma DDRII 667. Nas

Especificações técnicas da placa (segundo o site do link)

A placa só funciona em 533 e 667. Então como ela estava com

Uma 800 (mhz) funcionando anteriormente ??

Desculpe minha inexperiência, mas tenho que clicar em

Alguma coisa para definir o tópico como resolvido??

Grato !!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!