Ir ao conteúdo

Básico e conceitos sobre overclock

Phil Santos

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho um pc e uso ele para uma aplicação que exige frames por segundo bem altos e qualidade de imagem e estou querendo fazer um overclock.

Eu fiz uma pesquisa no site e encontrei alguns tópicos até que básicos, porém para eu que sou bem leigo já são avançados.

O que eu gostaria de pedir aos colegas é que pudessem explicar alguns conceitos baseado em computadores mais modernos porque outra coisa que aconteceu na minha pesquisa aqui no forum é que encontrei coisas básicas mas sobre athlon xp, barton, etc.

Por favor permitam-me citar um exemplo: Muitas vezes dizem, faça isso ou aquilo com o clock ou com a memória depois aumente o multiplicador, acontece que na minha bios e no software da minha placa mãe não se chama multiplicador, eu deduzo que há um outro nome para o tal multiplicador, mas daí eu fico sem saber onde é o multiplicador.

O que eu peço então, por favor, aos colegas é uma explicação de conceitos e definições baseado em computadores mais recentes. Eu inclusive ouvi dizer que nos novos computadores é mais fácil fazer overclock.

Resumindo o que eu gostaria não é bem um passo a passo de como fazer o overclock mas da lógica de como as coisas funcionam e das suas definições.

Pretendo citar algumas definições aqui para ajudar os colegas a me ajudarem.

Por exemplo: X.M.P

VCCSA voltage

VCCIO voltage

CPU PLL voltage

PCH voltage

CHA DATA

CHA CTRL

BCLK frequency

CPU voltage

DDR voltage

Esses são apenas exemplos, mas como eu disse eu não sei qual desses nomes é o tal do multiplicador entre muitas coisas que que eu não sei.

Penso que talvez entendendo esses parâmetros e configurações seja a forma mais certa de lidar porque a pessoa saberá o que está fazendo e saberá como fazer.

Gostaria de dizer também que todas as coisas relacionadas a um overclock de uma máquina moderna se incluiriam nessa lista que citei caso eu as soubesse então caso os colegas lembrem de alguma outra coisa relevante para me ajudar eu agradeço.

Agora citarei minhas configurações e aplicação.

A máquina é usada básicamente para simulação e treinamento de vôo através do FSX e para edição de vídeos e imagens para web de eventos filmados e fotografia profissional. A ênfase é o simuladfor de vôo.

Configurações da máquina:

SO: windows 7 ultimate 64 bits

Processador: Core i7 3770k 3.5Ghz

Placa mãe: Asus P8Z77-V DELUXE

Memórias: Corsair Vengeance 1600Mhz 9-9-9-24 2x 4GB em dual channel

(pretendo adquirir um quarto pente pois tenho um terceiro pente parado aqui

porque parece que se eu usá-lo o dual channel será desativado porque o certo são dois ou quatro pentes)

Vídeo: GTX 690 EVGA Signature 4GB ddr5

Armazenamento para sistema: SSD Corsair Force GT 240GB

Armazenamento para dados: Segate barracuda 3TB

Ventilação do processador: Corsari H100i

Ventilação do gabinete: 4 coolers simples medida padrão para gabinete da Cooler Master

Gabinete Cooler Master CM690 II Advanced

Fonte: Corsair TX950W

Qualquer informação adicional necessária é só me perguntar colegas.

Desde já muito obrigado

Phil

• Membro VIP
Postado

Bom dia?

Sendo básico e breve:

Independente se o conjunto de hardware é moderno ou não o conceito/definição de overclok não muda.

Overcloking é um processo de forçar um componente a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante o que gera maior desempenho.

Definir cada opção e configuração envolvida em um overclock (como as que você citou, por exemplo) não é possível ser breve. Nesse caso aconselho pesquisa de cada função.

Quanto ao "outro nome" do multiplicador você pode procurar por Ratio na ABA Ai Tweaker do bios de sua placa mãe.

Se você ler ESSE TÓPICO você vai ajudar os colegas do fórum a te ajudar.

Para salvar as screenshot das imagens do bios de sua placa mãe basta usar uma pendrive, é intuitivo. Nisso os equipamentos mais modernos ajudou muito. Antes tinhamos que usar uma câmera para fotografar.

Boa sorte

Postado

Vendo sua configuração, que já é bem pesada e com refrigeração adequada, voce não falou das temperaturas do processador e da GPU. O Overclock em sí é simples, se usar as configurações pré definidas de sua placa mãe, basta ir aumentando aos poucos o clock, só cuidado com a monitoração da temperatura.

Em se tratando de frames, a menos que eu me engane ( não sou gamista), seria melhor pensar em um SLI de sua placa de vídeo, mas nos fóruns mais especializados de games tem muita gente discutindo esse tipo de questão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!