Ir ao conteúdo

Básico e conceitos sobre overclock

Phil Santos

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho um pc e uso ele para uma aplicação que exige frames por segundo bem altos e qualidade de imagem e estou querendo fazer um overclock.

Eu fiz uma pesquisa no site e encontrei alguns tópicos até que básicos, porém para eu que sou bem leigo já são avançados.

O que eu gostaria de pedir aos colegas é que pudessem explicar alguns conceitos baseado em computadores mais modernos porque outra coisa que aconteceu na minha pesquisa aqui no forum é que encontrei coisas básicas mas sobre athlon xp, barton, etc.

Por favor permitam-me citar um exemplo: Muitas vezes dizem, faça isso ou aquilo com o clock ou com a memória depois aumente o multiplicador, acontece que na minha bios e no software da minha placa mãe não se chama multiplicador, eu deduzo que há um outro nome para o tal multiplicador, mas daí eu fico sem saber onde é o multiplicador.

O que eu peço então, por favor, aos colegas é uma explicação de conceitos e definições baseado em computadores mais recentes. Eu inclusive ouvi dizer que nos novos computadores é mais fácil fazer overclock.

Resumindo o que eu gostaria não é bem um passo a passo de como fazer o overclock mas da lógica de como as coisas funcionam e das suas definições.

Pretendo citar algumas definições aqui para ajudar os colegas a me ajudarem.

Por exemplo: X.M.P

VCCSA voltage

VCCIO voltage

CPU PLL voltage

PCH voltage

CHA DATA

CHA CTRL

BCLK frequency

CPU voltage

DDR voltage

Esses são apenas exemplos, mas como eu disse eu não sei qual desses nomes é o tal do multiplicador entre muitas coisas que que eu não sei.

Penso que talvez entendendo esses parâmetros e configurações seja a forma mais certa de lidar porque a pessoa saberá o que está fazendo e saberá como fazer.