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Ajuda com montagem "e fazer funcionar" num filtro passa alta


ilkyest

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  • Membro VIP
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Povo.. vamos aos fatos

Enfim... agora os questionamentos. Para os AFs que tenho, trabalho com uma impedância de 4,1Ohms, onde 4ohms é o mínimo que o Philips AH631, meu laboratório, suporta. Buenas. A frequencia de corte ficou lá em cima. Assim, apliquei 2 resistores em paralelo à fórmula, que resultou em 75ohms...

75ohms em paralelo aos 4,1 ohms (caixas de som) estou a 4,09ohms. Este pensamento está correto?

Se sim... a resistência que eu trabalhar no filtro passa alta, eu devo, ainda, considerar a impedância final dos alto-falantes? ou seja.... além de passa alta ele seria um "casador" ou um "facilitador para fornecer a impedância certa" ao módulo? isso está certo?

Pergunto isso porque:

atualmente, eu tenho no carro uma impedância resultante de 4,2 ohms (+/- 10%) aplicadas em cada canal desse módulo, mas... são AFs diferentes, uns 6x9 outros 6, uns em série e outros em paralelo. O que pretendo é por esses cones-seco em bridge. Os CSs são de 8ohms... e ligar todos os demais em filtro passa alta.

Os cones-seco são para caixas de 60 lts.... então o porta mala "dá conta deles" muito bem. (palio ELX 2007/2008, cones-seco no tampão). Para "amenizar" os graves dos CSs eu tenho um b-buster (hammax) de 250RMS a 4ohms ligado num corzus 600ht. A caixa está de longe mal projetada, é uma caixa lateral, donde, os melhores cálculos em prol da deusa gambiarra(arra), resultam em pelo menos 35 litros com duto, e essa caixa tem, no máximo, uns 27 lts dutada. E acreditem, de orelha, com duto está melhor. Não dá um baita grave, maior que os CS, mas, digamos, dá um grave bom para amenizar a batida seca dos CS.

voltando.

Se meu pensamento estiver certo, eu considero em cada canal em bridge a impedância do filtro PA e a impedância dos AF. ou seja, eu posso, casando as impedâncias do filtro PA, poderia trabalhar ATÉ A 2 OHMS como resultante no módulo... está certo isso?

Eu medi com o multímetro ( minipa ET2042-D) e li 150ohms de impedância resultante, e a fc foi muito alta, dai pus outro resistor em paralelo, lendo 75ohms de impedancia resultante e a frequencia baixou, por isso a pergunta.

Não montei filtros ativos porque para uso automotivo é complicado, salvo puxando diretamente do alternador, gerar tensões simétricas. E mesmo puxando do alternador, alguns sensores podem não funcionar bem devido a alguns harmonicos, e se tratando de injeção eletrônica, tudo é possível, ainda mais sendo FIAT

ah.... o que alimenta tudo isso? 2 baterias, em paralelo, de 65Ah

Só lembrando, eu vou estudar tudo isso no meu laboratório, e depois ir ao carro.

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Veja bem, você não deve confundir impedância com resistência. A impedância é composta por uma resistência (parcela DC) e uma reatância (parcela AC). No caso, o resistor possui apenas uma resistencia (DC). você não pode simplesmente casar ela com uma impedância como se fosse uma resistencia.

Nota que o motivo disso é porque a impedância te dá diferentes respostas ao longo da faixa de frequência, já que possui uma componente AC. Os fabricantes de AF geralmente tentam manter a impedância estável em algum valor nominal (como 4ohms por ex) por toda a faixa de resposta em frequência. Mas se você pegar um subwoofer, por exemplo, vai notar que acima de uma determinada frequência, a impedância tende a subir cada vez mais. Dessa forma, você ligar um subwoofer juntamente com um tweeter num mesmo canal full range pode prejudicar o som do tweeter pois estará associado com a impedância do subwoofer, resultando numa impedância muito grande nas faixas mais altas de frequência.

Pra isso se utiliza filtros. No teu caso, eu não entendi exatamente a salada que você pretende fazer, mas você pode ligar todos alto falantes que você quer e mesmo assim não cair pra 2 ohms, caso utilize filtros. O que se faz é separar uma faixa de frequencia pra cada dispositivo. No final das contas, você tem que analisar todo ser spectro de frequência (considerando os filtros) e ver pra cada frequência quais alto falantes devem estar atuando. Daqueles que estão atuando, você vê qual a impedância de cada um e calcula o resultante.

Se você quer um filtro simples, faça como eu: adicione apenas um capacitor em série com o alto falante que será filtrado.

Lembrando, não se mede impedância com multimetro, exceto em casos onde o multimetro tem essa opção específica. Não se pode medir impedância na função de resistência, pois não estará medindo a resposta AC do componente.

  • Membro VIP
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Sim Felipe, isto eu sei. Temos também a temperatura que pode influir nisso

na verdade, a minha maior dúvida é quanto ao meu pensamento. Dispensando a questão da impedancia alterar-se conforme a frequencia, a minha ideia é que cada componente trabalhe em sua frequencia, daí o porque dar uma frequencia "base a eles"

Os tweeteres tem, consigo, filtros. Uns tem crossover, outros capacitores.... neles nada será alterado. apenas nos AF que são full (em termos, porque um woffer não vai dar 10khz, ele não é feito para isso, dar-se-á menos grave, filtrando usando um filtro passa alta conforme disse acima

a questão é... segundo o que eu medi, o resistor usado nesse filtro vai interagir com a impedância do alto-falante no sentido de "dar uma leitura de impedância final' feita pelo módulo....

ou melhor

eu não poderei colocar qqr resistor no filtro que, tirando fora a questão da frequencia de trabalho esse resistor vai ser influenciado pela impedância do alto-falante então, em dado momento, eu poderei estar, mesmo com o filtro, trabalhando abaixo da impedância mínima do módulo?

Exemplo: calculando para usar um resistor de 35ohms. calculo de tal forma de manter fc no que quero, ok, digamos que eu encontre capacitor em valor comercial que sustente isso. a 20ohms, se a impedancia total das caixas de som forem de 4ohms, eu terei 3,33ohms de resultante....

se eu usar um resistor de 4k (novamente, digamos que eu consiga um valor comercial de capacitor para manter fc em 400hz) eu terei 4ohms de resultante. Isso que quero saber, visto que o multimetro leu "essa nova resultante" e não apenas a resultante dos AF

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Mas é como falei, acho que não me fiz muito claro. Eu entendi sua dúvida, mas eu acho que você tá enxergando de uma maneira errada o problema. Lembre-se, o capacitor também é uma impedancia, assim como o resistor, assim como o alto falante. você não pode simplesmente associar o resistor com o alto falante como 2 resistores e achar daí um produto final que o modulo enxerga. Note que uma impedancia com o fator resistivo e reativo é dado por:

Z = A + jB

No caso do alto falante, não tem como simplesmente desconsiderar que isso é uma impedancia (varia com frequencia), se não estaríamos descartando a parte AC, fazendo com que Z = A. Mas aí altera todo o calculo já que o alto falante não é apenas uma resistencia.

Já o resistor, assume a fórmula Z = R + j.0 = R. Ou seja, contém apenas a parte resistiva. Se você está fazendo associação entre resistor e alto falante, na hora de fazer o produto e dividir pela soma, deves considerar o produto vetorial de Z1 = A + jB com Z2 = R. Nota-se que o módulo do produto sempre vai ter o valor do produto dos modulos, porém a sua fase final será igual a fase da impedancia do alto falante, já que a soma dos angulos só vai conter a parcela do mesmo (resistor = fase zero).

O problema vai ser na hora de dividir pela soma. Dependendo da angulação do complexo Z1 (impedancia do AF), você pode ter um modulo resultante diferente. Portanto, na hora da associação final, pode dar uma impedancia resultante menor sim.

Ainda outro porém, você tá esquecendo de considerar a impedancia do capacitor nessa historia toda, que assuma forma de Z3 = jX, sendo X a reatância do capacitor, que vai depender da frequencia. Se você associou o resistor em paralelo com o alto falante, então esse capacitor estará em serie com o resultado final da associação. Então pode ser que sua impedancia não caia abaixo do desejado. Deves fazer o calculo pra ver.

Lembre-se de novo, não meça essas resultantes com o multimetro pois provavelmente você está medindo apenas as componentes DC (resistencias) do resistor e da bobina do alto falante. Existe mais a componente AC da bobina e do capacitor que influenciarão na impedancia final enxergada pelo amplificador. Note que um filtro desses nada mais é que um ou mais componentes intermediarios que elevam a impedancia em determinada faixa de frequencia de tal forma que o amplificador mande um sinal cada vez mais fraco (corte de som). Porém, é possivel utilizar um filtro apenas com um capacitor, então seria algo que você nao poderia medi com o multimetro mas estaria influenciando diretamente no resultado final que o amplificador enxerga. No teu caso é a mesma coisa, você está considerando apenas o resistor em paralelo com a resistencia da bobina, mas o fundamental nesse caso é a impedancia do capacitor e do alto falante.

A pergunta que eu não entendi é: porque tu nao pega os woofer de 4 ohms e liga em serie apenas com um capacitor pra tirar as frequencias mais graves e pronto?

  • Membro VIP
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resposta.....

também pensei nisso meu caro.... na verdade o que eu revirei na internet, e cheguei a conclusão (errada a meu ver) é que eu usando um cap, com um resistor, e após isso no alto-falante, eu teria um filtro mais atuante.

Sem dúvida com um cap em série facilita muito minha vida, isso é fato. Mas os filtros que vi, todos, de segunda ordem eram com alimentação, e em uso automotivo não é fácil ter fonte simétrica, a não ser puxando lá do alternador.

Por isso que eu coloquei esse resistor ali, entendendo eu, criar um filtro de de atenuação de segunda ordem. Na verdade, eu olhei vários filtros na internet, mas esbarrei todos na alimentação. Em casa pega um trafo simétrico e pronto, feito o carreto, mas no carro será difícil

daí eu li nuns outros foruns, e mais internet, e mais um monte de favoritos, que jogando um cap, e um resistor, e DEPOIS no AF eu teria um filtro mais "atuante" daí o porque eu compliquei tanto nos calculos.

claro, porém, metendo um cap em série ali, beleza.... e não tenho leitura de impedância por parte do módulo, melhor ainda....... (um dos meus interesses)

Postado

Na verdade você continua tendo um filtro de primeira ordem com o resistor, porém a frequencia de corte provavelmente vai subir. O que acontece é que vão existir 2 caminhos pra escoar a corrente, sendo um o resistor e outro o AF. Nesse caso sim, considerando a parte resistiva do AF você tem um paralelo de resistencias, gerando uma resistencia equivalente menor. Dessa forma você tem um circuito RC com um R menor, portanto uma frequencia de corte mais elevada.

O que se faz quando se utiliza um filtro pra AF, é substituir o resistor pelo alto falante. No caso, esse filtro que você tirou a figura do wikipedia é um passa altas de primeira ordem, mas não especificamente pra AF. Ou seja, eu posso conectar na saída dele um AmpOp de alta impedancia de entrada, e ainda assim vou ter a passagem pro AmpOp só das frequencias mais elevadas, porque a corrente continua escoando pelo resistor.

No caso do uso automotivo, a corrente que flui pelo capacitor vai necessariamente passar pelo AF, então o correto é substituir o resistor pelo AF e considerar pro calculo do filtro o R da bobina, sendo a parcela DC da impedancia do AF (este sim medido com multimetro-resistencia). Feito isso você tem um filtro de primeira ordem bem projetado que atende toda sua necessidade. Adicionando um resistor você só vai se complicar, complicar os calculos e correndo o risco de baixar a impedancia mais do que poderia e alem disso ainda ficar gastando energia nele a toa. Ao meu ver, um filtro mais atuante teria que ter uma atenuação maior. Visto que os 2 são de primeira ordem, apenas o R se altera, os 2 atuam da mesma maneira porém em frequencias de corte diferentes.

Por fim, apenas adicionar um indutor você consegue um filtro de segunda ordem, então não confunda filtro ATIVO/PASSIVO com filtro de primeira, segunda, terceira ordem. Ou seja, você pode continuar usando filtro passivo e não esbarrar no problema da fonte, porém utilizando um filtro de segunda ordem.

  • Membro VIP
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indutor, ainda, está fora de cogitação.....

eu até tenho alguns Indutor 80 uH 1A - Modelo AZ-9004Y mas não sei como usá-los, esse tipo de circuito "ainda não tenho eles frescos na minha memória"

eu acho, então, que ponderarei no calculo os AFs que quero, e porei uns caps ali para trabalhar.....

Eu, sinceramente, achei que aplicando um resistor no filtro teria segunda ordem.... mas, estou portanto equivocado, e para uso automotivo não há como produzir fonte simétrica "por vias fáceis". Até tive uma ideia duns loucos por aí de juntar as baterias que tenho no carro, juntando os (-) e fazendo algo do genero, mas... 1) acho que não vai dar certo; 2) eu tenho uma mera impressão que não vai dar certo; 3) temo que não dê certo; 4) terei de mudar muita coisa no sistema do carro, e como é injeção eletrônica, e o alternador do palio ELX custa 200 pratas, ou 700 o original, deixa quieto

então para finalizar agora Felipe. Eu pedi há tempos atrás isso, e não me responderam. A luz é comumente mostrada por espectro de luz, do infravermelho ao ultravioleta.... mostrando as faixas visíveis.

1) Isso existe, também, para som?

2) no caso, que tolerância, quanto à impedância, eu poderia "supor" para ter uma margem boa? Eu acredito, se isso é necessário, 10%. Nunca esquentei nenhuma bobina dos meus AFs ( ao toque, pelo menos) e já fiz altas coisas no som do carro....

3) Eu terei de usar, certamente pela abundância que tenho, capacitores eletrolíticos polarizados, despolarizando eles..... Se eu usar um bipolar de 300 micro, por exemplo, ou usar dois de 600microfarad, despolarizados, isso altera alguma coisa quanto à frequencia de corte e à impedância? tipo.. o modo com que eu ligue o capacitor, ou capacitores, afetará, também, a impedância e por conseguinte a frequencia de corte?

4) meio off topic, mas "a ver" com o assunto. sei que o som é uma onda AC.... beleza. para saber o pico máximo de tensão que meu módulo fornece, a fim de dimensionar os capacitores (tensão máxima de trabalho), seria suficiente pegar a potência RMS do módulo (por canal) e multiplicar pela raiz quadrada dela?

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Bom, vamos por partes.

Não acho que uma fonte simetrica no teu carro seja algo estão complicado de fazer, mas tb acho que nao tem necessidade. Faz um filtro passivo e ja era.

CASO fosse fazer uma fonte simetrica, você poderia fazer uma +6/-6 com a bateria que ja existe. Ou então, colocando outra bateria, fazer uma +12/-12. Não seria estão trabalhoso como tu pensa eu acho, basta usar a segunda bateria apenas pro -12 e deixar o restante da fiação do carro toda original, fazendo um terra comum. porém tu teria uma bateria extra e uma fiação nova pra um dos polos dela apenas pra ter um -12 só pra criar um filtro ativo, sendo que tu podes usar um filtro passivo sem menores problemas.

Adicionando o resistor no filtro passivo de 1 ordem nao torna de segunda ordem porque na verdade o termo 'primeira ordem' e 'segunda ordem' está relacionado com o fato do comportamento do circuito que pode ser descrito com equações diferenciais de primeira e segunda ordem, respectivamente. No caso, com ou sem resistor você tem um circuito RC (mesmo sem resistor, onde a parte R do circuito seria a parte resistiva da bobina do AF). E um circuito RC é de primeira ordem. Quando você adiciona um indutor, você cria um circuito RLC, onde seu comportamento é oscilatorio amortecido, e a descrição da oscilação se dá por meio de uma equação diferencial de segunda ordem.

Quanto ao paralelo que você fez com a luz, não entendi muito bem a tua primeira e segunda pergunta.

1)tu quer saber se existe um espectro de som? Se for isso, existe sim. O ser humano em geral ouve de 20Hz a 20kHz. Abaixo de 20Hz começa a ficar tão grave que a gente passa a não ouvir mais direito, mas muitas vezes conseguimos SENTIR esse som, que faz vibrar o lugar onde estamos, ou até mesmo a roupa que estamos usando. E de 20kHz pra cima é MUITO agudo, tem até alguns aparelhos que só reproduzem até 15kHz.

Módulos de amplificação tanto caseiros como pra áudio de carro, quando são de qualidade muito boa, geralmente reproduzem de 10-15Hz até 100kHz e as vezes até mais. Mesmo que não conseguimos ouvir frequencias acima de 20kHz, eles são projetados assim pra conseguir reproduzir transientes muito rápidos, já que a música não é apenas uma senoide perfeita.

2)Tolerancia em relação a que? Pra não queimar o modulo tu diz? Se for isso, basta seguir as recomendações do modulo. Se o minimo dele é 4 ohms por exemplo, basta que toda sua associação de filtros e AF`s sempre deixem a impedancia resultante maior ou igual a 4 em todo o espectro que o som trabalha. Lembrando, dessa forma vai ser muito difícil queimar o alto falante ou a saída do modulo por excesso de corrente, porém você não está salvo das queimas. Muitas vezes a queima do modulo está relacionada com a distorção. Quando o modulo está trabalhando acima de 0dB ou, na maioria dos casos, acima de 3/4 do botão de volume/ganho do modulo, o som passa a sair distorcido. Essa distorção faz o cone trabalhar de forma muito irregular, podendo as vezes até travar numa determinada posição e podendo queimar o sistema. Mantendo, portanto, o modulo em 0dB no máximo, e utilizando AF`s onde a potencia real máxima é maior ou igual à potencia de saída do modulo, e a impedancia resultante maior ou igual à impedancia minima requerida pelo modulo, tu dificilmente vai queimar algo. Lembrando que estamos falando de equipamentos razoaveis pra cima, com especificações corretas e confiáveis.

3)Eu vi essa ligação uma vez, não acreditei nela mas pelo que li funciona sim. No teu exemplo acho que não faria diferença, já que a associação em série dos capacitores vai dividir o valor pela metade. Tu teria então o equivalente ao capacitor bipolar. Porém, na prática talvez mude alguma coisa sim porque o modelo real do capacitor não é apenas capacitancia, mas também indutancia e resistencia. Se nao me engano já li alguem falando que era melhor um bipolar do que 2 eletroliticos polarizados em serie(despolarizados). Eu particularmente preferi botar no meu os bipolares pela praticidade de emendar no fio (fica apenas um componente, em vez de 2, na fiação).

4)Cara, eu tava com essa duvida tambem, mas pelo que andei lendo, muitos amplificadores geralmente não passam de 12v (no caso, da tensão de alimentação da bateria). Ou seja, pra um amplificador que suporta o minimo de 4 ohms, ele geraria 144/2 = 72W por canal. Quando se tem mais do que isso (aqueles amplificadores bem fortes), é dai quando o amplificador possui um circuito interno chaveador como os de fonte chaveada, pra elevar bastante a tensão. De qualquer forma, pega a saída de potencia média por canal, multiplica pela impedancia minima e tira a raiz quadrada. você vai ter a tensão maxima que ele chega. Após isso, bote uma margem em cima.

Então se você tem por exemplo uma saída de 200w por canal, a 4 ohms, daria raiz de 800 = 28,28V. Botaria daí um capacitor de 35V de repente ou até mais pra garantir (mas acho que de 35 estaria bom). Como falei antes, tudo isso é supondo que você vai dimensionar tudo corretamente, e que os dados dos fabricantes estejam corretos, e que você vai fazer bom uso do som.

Ah, e outra coisa pra se lembrar, não existe o termo potência RMS! O correto é potência média! Potência RMS não tem significado físico. A correta utilização de RMS é apenas pra tensão e corrente. Se você aplicar o mesmo calculo da integral pra potencia, você chega nu valor de potencia RMS que nao diz nada e nao representa nada. O termo correto, potencia média, é o termo que referencia a potência real do aparelho, que é calculado pelo produto da corrente RMS com a tensão RMS. Muitos e muitos fabricantes e artigos por aí usam erroneamente o termo potencia RMS, infelizmente. Mas se você fizer os calculos, verá que apesar de multiplicar uma corrente RMS por uma tensão RMS, você encontra um valor diferente do que se você calcular a potencia RMS pela integral.

  • Membro VIP
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eu vou desenhar o que tenho em mente, e conversaremos detalhadamente

semttulo1qrc.jpg

Note o porque, para mim, é importante a impedância lida pelo módulo. Se não vou feder ele.....

Estou com 3 hipóteses, das quais "o que colhi aqui" vai me dar embasamento.

Capacitores de poliester, ou mica, alteram em algo o que foi visto até agora?

Postado

Bom, o teu desenho ta um tanto confuso, mas a ideia basica eu entendi. Mas tipo, é errado você falar "CS em paralelo ao modulo". Não tem como uma alto falante estar em paralelo com o modulo, só se ele tivesse ligado na bateria do carro direto, ou no RCA do CD, que ambos não existem. Ou quando tu diz "6x9 em paralelo no capacitor". Pra ficar bem claro, seria ideal tu dizer que o elemento está em série ou paralelo com outro elemento tal, EM RELAÇÃO a um terceiro elemento. Digo isso porque quando começa a misturar muito AF num mesmo sistema, é importante saber em relação a quem você ta dizendo que tá em serie paralelo. E no desenho, tuas linhas sempre são intermediadas pelos AFs, dando a impressao que ta tudo em serie.

Bom, mas de qualquer forma, eu sugiro a abordagem inversa. Vamos fazer o seguinte: pelo que vi tu pretende ligar, em cada canal, um full range que tu chama de CS, mais um 6x9 e 2 de 6 polegadas, sendo que o 6x9 e os de 6 irão ser filtrados só pra frequencias mais altas, certo?

Segundo passo, você pretende estabelecer o minimo de impedancia de quanto, na equivalencia final de todo conjunto de AF's?

E terceiro, qual modulo você ta usando? Daí ja vejo aqui quantos canais, quais impedancias e possibilidades de bridge e entender melhor.

Dei uma relida no desenho, ainda nao compreendi 100%, mas se foi o que eu entendi, então acho que a hipotese 1 e a hipotese 2 sao basicamente a mesma coisa, onde você só substitui 1 capacitor por 2, correto? No caso, um teria metade da frequencia de corte do outro, apenas. Mas igual, acima da frequencia de corte, tu teria aproximadamente 2 ohms de impedancia final. porém, abaixo disso você teria 8 ohms de impedancia final apenas do CS. Seria um sistema mal dimensionado, pois o som falaria muito mais acima do corte do que abaixo. No caso, teria que introduzir um filtro passa baixas tambem. Seria como ter um crossover no som, pra poder separar as frequencias em vez de só filtrar as mais altas.

  • Membro VIP
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anexo

modulo element B52. 450W rms. Estável a 2ohms... bridge a 4 ohms

fc aplicavel nos alto-falantes: entre 400 e 600hz, vou testar ainda. Basicamente seriam essas as ligações que pretendo. Vou estudar fim de semana e por a mão no soldador, ops, na massa

Na verdade, as impedâncias são aquelas do desenho anterior.... ESQUECI O RESISTOR NO FILTRO, ok? capacitor diretamente apenas.

Conseguiu entender? porque essa semana estou mais ou menos como o carinha aqui embaixo

images?q=tbn:ANd9GcRiILs5DkPCeHuiFrcsUityfMqgU0RLiMXo0ncbOwXUOHRcmzCG6w

images?q=tbn:ANd9GcQW0FhYCHJhqCXGKMHW0CqIHTTqJ3ELVYe1nRBNTmj7xqvEVv-2Cones-seco 8ohms cada selenium 12PW3

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1249925599hmGa2M.jpgbravox 6" 4ohms cada

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heheheh claro, entendo.

Então, era mais ou menos o que eu tinha entendido mesmo. Se teu modulo só aguenta 2 ohms normal e 4 quando usado em bridge, então a ligaçao 1 e 2 torrarão as saídas, não? Porque em parte do spectro audivel a impedancia resultante (acima de Fc), ficaria em aproximadamente 2 ohms.

A ligação 3 porém deve funcionar porque você vai ter uma impedancia resultante de aproximadamente 2,67 nos canais de baixo e 8 nos canais de cima. Talvez dê pra fazer alguma outra ligação ainda, tem que pensar com calma. O que nos restringe é o fato do CS ser limitado pra alta frequencia. Mas da maneira como tu fez a ligação 3 é ideal porque você consegue, por meio do ganho de cada canal, ajustar mais agudo ou menos agudo. Tambem, com os CS estarão sozinhos num canal, não tem problema a alta impedancia nas ondas agudas, não afetará os outros AF`s.

  • Membro VIP
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cara... a ligação final ficou conforme anexo. Ainda penso em mudar, mas..... te digo que em 1 hora, com volume lá em cima, não desligou por curto, tampouco esquentou. FIcou em 46º a temperatura.

Canal B e Canal A iguais

post-177844-13884965408303_thumb.jpeg

  • Membro VIP
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cara.... to me baseando no que vi na net.... e segundo considerações é a 4ohms....

mas e neste caso "ficaria em 2 ohms'? visto os caps estarem em série?!?!?!

Postado

Então, talvez o que esteja acontecendo é que você cortou numa frequencia razoavelmente alta, então a grande potência que é entregue (que é nas frequencias mais graves) acaba sendo só pro CS, que é 8 ohms. Tipo, abaixo da Fc de ambos capacitores, o modulo enxerga 8 ohms, que é apenas o CS em ação. Apenas acima dos Fc's que o equivalente dá aproximadamente 2 ohms no total. Tu poderia usar 1 capacitor apenas em vez de 2

Postado

hm... mas aí você vai ter varios degraus. Abaixo de Fc1 e Fc2 teu modulo enxerga 8 ohms. Entre Fc1 e Fc2 vai enxergar o paralelo de 8 com um dos blocos (vai dar algo entre 2 e 4 ohms). E acima de Fc1 e Fc2 vai enxergar 2 ohms. Ou seja, pra um mesmo volume de som, vai entregar bem mais potencia nos agudos. Provavelmente seu som ficará desbalanceado e terá que compensar muito nos médios e graves.

  • Membro VIP
Postado

aí está meu caro. o comportamento tá bem estranho então. a ligação é a vista acima....

a frequencia ficou boa.... os 6x9 estão trabalhando em grave voz. Os bravox a 8ohms dão uma "leve presença" em volume alto (fc a 400hz)

e os cones-seco estão em full. cone-seco a 8ohms, cada um em cada canal. Os cones-seco são full range, e dá uma voz muito boa... então na verdade está compensando legal. E como o módulo não esquentou, tampouco desligou, eu não me preocupei. E com os caps em série com os AFs, eu me importei menos ainda

E agora.... seria de alterar "tudo de novo"?

Postado

Teoricamente ficaria ruim, mas me diga você aí. Pelo que você ouviu, ficou ruim? Ouça algumas musicas que você ja tem costume de ouvir e faça a comparação. De repente ouça as mesmas musicas num bom fone pra ver e comparar

  • Membro VIP
Postado

cara, ficou nada... nem rouquidão deu. Meti o volume do rádio no 30, e não deu distorção nos agudos. No grave, sim, porque os cones-seco não são para sub, né..... mas cara, muuuuito menos que antes, e é só reduzir um pouco os graves (de 6 para 4 no rádio).

e como esses cones-seco são para 120lts, o porta malas ficou uma baita caixa de som, eheh

gostei do resultado. Antes no 30 já tinha de parar de aumentar, fui até o 35 e não fui mais porque não aguentei o barulho da música alta, mas som limpo, bom.... enfim.

Por isso que perguntei, não gostaria de refazer tudo. Já tenho de elaborar um filtro, pois está passando um ruído junto com a injeção (alta frequencia) que tá me deixando meio cabreiro com o motor ligado. Acho que terei de aterrar o rádio

MAS CARA.... tá muito bom e muito alto.......

Postado

Tenta botar os cabos de vela supressivos, rever a fiação toda do som e os aterramentos, antes de fazer um filtro pra ruído. As vezes o microfusivel da saida RCA do som tambem ja foi pro saco (acontece principalmente nos pioneer).

  • Membro VIP
Postado

esse microfusível eu estou "pensando nele"..... porque começou depois que eu botei a 2ª bateria.

Aterramentos eu sei que está bem. O módulo está na segunda bateria, no porta malas, que está em paralelo à do motor (carrega uma, as duas carregam. São duas de 65ah)

Eu vou conseguir uma chave de tirar o som, e vou ver amanhã

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