Ir ao conteúdo

Como fazer raid numa placa mae sem essa funcao?

Murdoc

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma máquina com uma placa-mãe Phitronics G41CSV-M (tem um breve explicativo dela aqui: http://www.francavirtual.com.br/loja/produto-237837-1188-placa_mae_phitronics_g41csvm_ddr2__ddr3_intel/) onde eu gostaria de fazer RAID 1 (espelhamento) mas a placa mãe não oferece essa função.

Uma ideia seria fazer com uma placa PCI, mas aí eu pergunto, o slot PCI não é lento demais pra rodar os HDS em RAID com o sistema operacional? Ia cair muito o desempenho, não?

Também ví placas que rodam através do slot PCI-E mas esta máquina só tem aquele slot PCI-E X16 que é grande, provavelmente pra placas de vídeo. Uma placa PCI-E x1 (pequeno) não funciona nesse grande, né? Ou estou enganado?

Fora essas placas RAID-PCI também tenho a opção de comprar uma placa mãe com suporte RAID, o que seria mais caro, mas opção certa de que funcionaria. Antes de gastar numa placa mãe nova, gostaria de saber, é possível fazer um RAID 1 através desse slot PCI-E que tenho disponível? Ou, o barramento PCI normal aguentaria tocar esses discos sem gerar lentidão no windows?

Obrigado!

Postado

O que acha de raid 1 via software, é uma solução possível em vários sistemas operacionais, no windows 7 professional já consegue fazer por exemplo:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pmxj-LKv87kJ:community.spiceworks.com/how_to/show/1206-setup-software-raid-1-mirroring-in-windows-7-for-desktop-drive-redundancy+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Mas lembre-se que raid 1 não é um substituto de backup...

Postado

Que interessante cara! Não sabia que o W7 fazia isso... Com certeza é uma opção à estudar em uma das máquinas que tenho. Mas, nessa máquina em que estou com problemas eu preciso dela com o Windows XP, pois tenho periféricos nele que não rodam no W7, digamos uma máquina "alternativa ao W7", por isso a mudança via hardware seria importante. :/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...