Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho esse pc da assinatura !

a bios que aparece pra mim é 02.61 ta certo? E no cpuz ta 080014 !

Eu baixei um negocio da net, do site da ecs pra atualizar , passo uns quadradinhos de branco pra vermelho pra verde, mas nao notei muitas coisas na bios nao !

fora q meu processador fica cravado no 40° com meu TX2 !

e no everest ta 30° , núcleo 1 a 20° e núcleo 2 a 24° !

quem ta errado ? a bios marca 40 qq hora , depois q liga , depois de 3h jogano ... tudo 40° hehehehe , e o everest marca essa temp baixa !

as aleta do tx2 estão frias, e o ar que sai dele esta bem frio !

-----------------------

o problema tb é no COOL n QUIET ... ele nao faz meu tx2 rodar mais lerdo , qd nao to usando ... tipo baixano torrent , pra eu dormir ssg =)

:angry:

alguem tem alguma ideia?

• Membro VIP
Postado

Mas pela BIOs você so consegue ver a temperatura ao ligar o pc. Como você ve nela a temperatura depois de jogar? você reinicia o pc? Se for assim nao adianta muito pois o pc esfria ao desligar e depois reaquece ate o cooler ficar na rotação que o sistema solicita.

Postado

Meu PC quando eu ligo de primeira ele vem com o cooler na rotação máxima, que da aquele barulhão. Mais depois para, e quando eu olho na Bios ele fica a 40ºC tambem.

Agora as temps que aparecem no Everest são as reais. Aqui meu processador fica a 37ºC com cooler Box. Quando eu volto na Bios, 40ºC.

As temps dos cores são bugadas. Dizem que é mal dos Brisbanes, aqui tambem fica em torno de 1º 20C / 2º 19C. porém acredito que estejam a uns 40ºC cada um. Eu nem olhos as temps dos núcleos, vou na do CPU mesmo e cabo. :}

Postado

over 800+

cpu 26º

mobo 40º

isso no everest ! !

talvez esteja errado ... só não dúvido do meu cooler que é ótimo..

... mas na real... vou me conformar, pelos próximos 4 ou 5 meses ... a AMD já liberou os Shangais da vida ... não deve demorar muito até os Denebs estarem disponíveis ... até lá troquei de processador, não vou ficar mais me matando com esse aqui não .... o bichinho não vai passar de 275 na base nem com reza braba ... talvez o multiplicador, talvez o vcore (não coloco 1.5 nem F¨*+*¨+*¨) não sei e vou tentar não me preocupar com isso ! ...

vou tentar ajudar o pessoal e participar no que puder ... mas desisto de fuçar ...

quero meu Denebinho X4 3.2ghz e 45nm ... ai sim volto a brincar !

Postado

estou tentando dá um overclock num phenom x3 com essa placa... mas toda vez ele não passa do 235... se alguém poder dá uma ajudada eu estou com um topico na seção overclock ;)

Postado

sdriver mas eu num vou dá um over pesado não..

eu consegui dá um over de 15% e a temperatura só aumentou 3º em idle e 2º em full...

estou querendo subir mais 10% e vou tá trocando o cooler de processador essa semana.

• Membro VIP
Postado

O perigo nao é a temperatura e sim o TDP dos circuitos. Over sem mexer na tensão do processador você pode fazer de boa, mas se mexer na tensão tome cuidado para nao aumentar muito e acabar torrando os circuitos da mobo. O TDP do Phenom nao deve passar de 95w ou é panqueca na grelha

Postado

Pra corrigir a frequência das memórias, fiz um over de leve aqui.

Estou usando o cooler que vem junto com o processador, e mais um cooler na lateral do gabinete.

Os resultados foram esses:

cpuidmy3.png

temprs0.png

O desempenho melhorou bastante, no teste de leitura das memórias foi de 7200 Mb/s para quase 8000Mb/s.

Só estou inseguro com essas temperaturas, elas quase não alteram, to achando que tem algo errado.

O que vocês acham, ta tudo certo e deixo assim mesmo, ou faço alguma alteração?

Por exemplo o HTTTSpeed estava em AUTO, com o over ele foi pra 1100MHz, melhor deixar assim, ou setar ele para 1000MHz manualmente?

Abraços!!!

Postado
Mesmo se você seta-lo manualmente para 1000, o fsb alterado ira joga-lo para 1100 assim como fez com a frequencia das memorias

Entendido!!! :joia:

Mas o que você acha melhor de uma forma geral, ta seguro assim ou é melhor deixar sem over nenhum e usar as memórias a 362,5Mhz???

Abraços!!!

• Membro VIP
Postado

o ideal pra ter certeza que o sistema ira ficar estavel é setar o HT em 800, assim ele sobe junto do fsb como o roller q sabe bem mais que eu sobre OC comentou.

Postado

Jin ... a placa aguenta sim, sossegado o overzinho que você está fazendo, fica tranquilo, pois se as temperaturas não forem essas que você está usando, garanto que não tem mais do que 10º de diferença (ainda assim completamente aceitável) ... ainda tem muito pra levar em consideração, como por exemplo : tem alguns modelos de Athlons X2 (não sei bem a revisão) que saem com FSB padrão de 220mhz (bem esse que você está usando) esse é um dos motivos pra não se preocupar ...

depois, sabemos que o processador aguenta um over até que razoável ... e não é crime aumentar 20mhz na base ...

diz pra gente quando você deixou no vcore ... ta aparecendo 1.39v quantos incrementos você colocou na bios ?? ta padrão ?? aconselho 15 incrementos

outro detalhe importante ... é simplesmente RIDÍCULO o modo como o HT é mostrado na BIOS dessa placa ... pois as frequências que supostamente escolhemos (...) 600, 800, 1000 e Auto ... nunca ficam (impossível) como ajustado no caso de overclock ... pois a largura de banda do HT é determinada pelo clock do processador, sendo que o ajuste se dá apenas como fator multiplicador ... Exemplo :

220 x 5 = 1100 (os 'mesmo' 1000 ou Auto da Bios)

200 x 5 = 1000 (Padrão - Auto)

275 x 4 = 1100 (O Meu Caso, Mantenho grande margem de segurança, escolho 800 na BIOS que na verdade esconde apenas um fator multiplicador " 4 ")

... o mesmo vale pra quem tem processadores melhores do que o meu e conseguem deixar a base em 300mhz, esses tem que baixar o MULTIPLICADOR do HT pra 600 (na verdade multiplica 3) deixando como link final de 900Mhz, pois multiplicando 4 chegariam à 1200 passando do padrão ...

... com 2 observações ...

essa contagem não é válida para os Phenoms (HT3 com largura de banda Dobrada (_()

... a A780GM-A consegue chegar à 1400 com estabilidade ( deixei 275 x 5 [os falsos 1000 da BIOS] e cheguei à 1375 na BOA, sem aumento de temperatura )

portanto Jin, como disse nosso amigo SDriver, deixaria 800 na BIOS (FSB x 4)

... se colocar cooler no Chipset, pode seguramente colocar 1000 ...

... se ainda assim estiver com medo ... vai na parte de Monitoramento da BIOS e escolha os valores mais baixos para "Sinal de temperatura Elevada" e "Desligamento em Temperatura Elevada" assim sendo, se aquecer até os limites bem seguros, a placa vai te avisar e se desligar sozinha ... assim você volta o padrão ( acredito que não terá necessidade )

... você tambem pode ativar o smartfan sob temperaturas mais baixas ( isso ja seria muita precaução) ... mas admito que deixo menos 3 graus do que o padrão ... BEM SEGURO

... chegou onde queria amigo ...Parabéns, isso ai !

Postado

Alguem tem as bios antigas? Nao só as ultimas do site ?

Estou tendo problemas com as leituras, e queria saber se alguem tem arquivado as primeiras bios ... to tentando de tudo !

4,74V na +12V só pode tar errado !

• Membro VIP
Postado

Ah essas leituras de tensão nao tem santo que de jeito. Aqui passei todas as BIOs e nenhuma conseguiu fazer o sistema ler corretamente e os programas também nao leem. Nem everest, nem o amd overdrive nem qualquer outro q tentei. E isso q tenho fonte corsair que tenho absoluta certeza que envia as voltagens corretas. So o vcore e a tensão das memos a Bios e programas leem corretamente.

Postado
Vim aqui descrever maus momentos com a ECS.

Peguei uma revisão 1.1 com a versão da bios que não tem ajuste de clock e timings para memorias.

Perdi dois dias até descobrir, que a bios lia errado os timings, e fazia over.

Consigui instalar o SO só após subir a tensão das memorias para 2.15V

Agora vou ver se atualizo a desgraça de BIOS

Também estou com o mesmo problema, conseguiu resolve-lo atualizando a bios?

Resolvi sim, ta ai a dica pra quem tem o mesmo problema.

Memos-> OCZ 800MHZ Value

Postado

Vdd sdriver !

A do processador e da memoria parece que funciona !

=)

mas parece q eu aumentei umas paradas , no over la da placa , nao mudo nada ;/

hj vou tenta colocar HT 800 , memoria 333 e aumenta o fsb ... sera q eu aumento o vcore?

Postado

Segundo este site ai em baixo (em inglês), a ECS errou na programação do bios. A configuração está 2 pontos abaixo do configurado: com tRas configurado para 12 rodou a 10, em 14 rodou a 12.

Fala ainda que para rodar com estabilidade 2GB Corsair XMS2 PC2-6400C4 com 4-4-4-12 o DIMM Voltage teve de ser elevada 12 para 37.

Espero ter ajudado.

http://mcomputer-review.blogspot.com/2008/04/ecs-a780gm-motherboard-review-amd-780g.html

Postado

Sera que nas bios que usamos hj nao ta certo ja ?

Me parece uma bios antiga essa usada !

porque eu uso essa mesmo memoria ae , e nao tenho problema com estabilidade !

Fiz alguns teste com over ,coloquei as memorias em 333 ! e HT em 800

se for de alguma ajuda la vai !

3dmark 2001 mesmo =)

========================

512mb video

Core Speed 2310,0 MHZ

Multiplier x11

Bus Speed 210,0 MHZ

HT Link 840,0 MHZ

----------

8210 pontos !

1,0gb video

Core Speed 2469,0 MHZ

Multiplier x11

Bus Speed 224,5 MHZ

HT Link 897,8 MHZ

-----------

8900 pontos !

512mb video

Core Speed 2640,0 MHZ

Multiplier x11

Bus Speed 240,0 MHZ

HT Link 960,0 MHZ

----------

9502 pontos !

Postado

Sufiaum: a data da bios no teste é 11/03/2008 (11/março/2008). Existe uma bios nova com data de 16/out/2008 no site da ECS. Vai ver já corrigiram isso. Faz um comparativo entre o CPU-Z e a bios para ver as configurações.

Nova bios: http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Downloads/ProductsDetail_Download.aspx?detailid=892&DetailName=New&DetailDesc=&CategoryID=1&MenuID=6&LanID=0

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!