Ir ao conteúdo

Processador AMD Sempron 145

rafinhazij

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, beleza? Então, estou numa dúvida tremenda sobre compatibilidade, e preciso da ajuda dos mestres da informática, hehe.

Meu computador é um bem básico MESMO!

Placa mãe N68c-gs FX, ela suporta memorias DDR2/DDR3 e processadores AM2+ AM3.

Eu uso um processador bem antigo Sempron LE 1150 2 GHz e duas memorias de 1gb ddr2 667 em Dual Channel. Minha dúvida é o seguinte:

Quero trocar meu processador por um ADM Sempron 145 2.8ghz e ele é AM3 se eu não me engano. Eu li que ele funciona com memória DDR2 800. As minhas são 667. Tem alguma coisa a ver??? Será que funciona com minha configuração galera??

Abraços, aguardo respostas.

Postado
Boa tarde galera, beleza? Então, estou numa dúvida tremenda sobre compatibilidade, e preciso da ajuda dos mestres da informática, hehe.

Meu computador é um bem básico MESMO!

Placa mãe N68c-gs FX, ela suporta memorias DDR2/DDR3 e processadores AM2+ AM3.

Eu uso um processador bem antigo Sempron LE 1150 2 GHz e duas memorias de 1gb ddr2 667 em Dual Channel. Minha dúvida é o seguinte:

Quero trocar meu processador por um ADM Sempron 145 2.8ghz e ele é AM3 se eu não me engano. Eu li que ele funciona com memória DDR2 800. As minhas são 667. Tem alguma coisa a ver??? Será que funciona com minha configuração galera??

Abraços, aguardo respostas.

Colega, esse processador é compatível com seu hardware desde que a versão da BIOS de sua placa-mãe esteja atualizada. E dificilmente você terá problemas ao usar memórias DDR2 667MHz aí. Entretanto, acho que você deveria tentar juntar uma grana para pegar um Athlon II X2 250 pelo menos, para o upgrade fazer mais diferença.

Qualquer dúvida sobre compatibilidade de CPUs nesse modelo de placa-mãe: http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68C-GS%20FX/?cat=CPU

Boa sorte!

Postado

Obrigado. Mas como faço para saber se minha BIOS está atualizada ou eu mesmo posso atualizá-la? É uma ação para conhecimento avançado?

Postado
Obrigado. Mas como faço para saber se minha BIOS está atualizada ou eu mesmo posso atualizá-la? É uma ação para conhecimento avançado?

Sim e é um procedimento de risco. Se atualizar a BIOS da placa-mãe de forma errada você pode chegar ao ponto de inutilizá-la. Se você não se sente seguro a mexer com isso, recomendo que procure alguém que entenda do assunto e que seja de sua confiança (cuidado só com os técnicos picaretas, que infelizmente existem aos montes Brasil afora). Caso você tenha interesse em aprender a fazer tal procedimento, recomendo muita leitura e pesquisa antes de fazer besteira. Tanto no fórum quanto no site do CDH há muito material a respeito.

Boa sorte!

Postado

Beleza. Tem alguma forma de eu saber se ela está atualizada? Desculpe mais não entendo nada relacionado à BIOS.

Bom, minha placa mãe tem um tal de Instant Flash, e olha o que vem escrito nele:

"ASRock Instant Flash is an exclusive and the most user-friendly BIOS flash utility developed by ASRock. It is embedded in Flash ROM which is used to update the system BIOS without having to enter operating systems like MS-DOS or Windows."

É útil? Torna o procedimento mais fácil?

Postado
Beleza. Tem alguma forma de eu saber se ela está atualizada? Desculpe mais não entendo nada relacionado à BIOS.

Há várias. Como não estou muito familiarizado com placas da ASROCK não conheço os programas que vêm com a placa (ou mesmo que se podem baixar no site), mas costuma vir algum programa de atualização da BIOS e nele informa a versão de BIOS de sua placa-mãe também. Outra forma, é na tela inicial, ao ligar o PC, onde costuma falar a versão da BIOS (tipo a imagem que anexei abaixo). Outra forma é baixando programas de análise de hardware, onde alguns deles identifica a versão de BIOS da placa-mãe, a exemplo do famoso CPU-Z (na aba "Mainboard").

Link para download do CPU-Z: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

Imagem de tela inicial de BIOS:

prviHHtzMvdYSWMV-s-.png

No caso da imagem a placa-mãe usada, por exemplo, é uma antiga ASUS P3B-F e a versão de BIOS instalada é a 1006.

Boa sorte.

Postado
Eu tenho esse CPU-Z. Vi lá e ta assim:

Brand : American Megatrends Inc.

Version : P1.00

Date : 01/18/2012

Isso significa que sua placa-mãe está com a versão de BIOS P1.00, de 18-01-2012. Isso é uma boa notícia, pois esta versão suporta tanto o Sempron 140/145/150 AM3 quanto o Athlon II X2 250 AM3 que citei. Você só precisará de upgrade de BIOS se colocar algum processador AMD FX AM3+ aí (lembrando que no caso dos FX o uso de DDR2 é inviável, aí teria que atualizar a BIOS e trocar as memórias por DDR3).

Boa sorte!

Postado

Poxa, sério? Então posso comprar o Sempron 145 e colocar sem medo com minhas memórias DDR2 667? É porque no site da loja que vou comprar, está escrito assim:

"O Sempron 145, cuja freqüência nominal é de 2,8 GHz com TDP de 45 W, conta com 1 MB de memória cache L2, suporta HyperTransport 3.0 e memórias DDR2-800 ou DDR3-1066. Essa última característica permite que o processador trabalhe tanto em placas-mãe com socket AM2+ quanto AM3. Este modelo possui as tecnologias CoolnQuiet (gerenciamento de energia) EVP (Enhanced Virus Protection) somado o suporte a AMD-V (virtualização)."

Esse negocio de DDR2 800 que me da medo

Postado
Poxa, sério? Então posso comprar o Sempron 145 e colocar sem medo com minhas memórias DDR2 667? É porque no site da loja que vou comprar, está escrito assim:

"O Sempron 145, cuja freqüência nominal é de 2,8 GHz com TDP de 45 W, conta com 1 MB de memória cache L2, suporta HyperTransport 3.0 e memórias DDR2-800 ou DDR3-1066. Essa última característica permite que o processador trabalhe tanto em placas-mãe com socket AM2+ quanto AM3. Este modelo possui as tecnologias CoolnQuiet (gerenciamento de energia) EVP (Enhanced Virus Protection) somado o suporte a AMD-V (virtualização)."

Esse negocio de DDR2 800 que me da medo

Cara, a possibilidade de incompatibilidade por causa disso é praticamente nula, pois já vi muita gente usando Athlon II X2 (que nada mais é que dois núcleos desse Sempron) com memória DDR2 667MHz no fórum. Se fosse DDR2 533MHz e principalmente as antiguíssimas DDR2 400MHz, aí realmente o risco de incompatibilidade seria um pouco maior. Mas minha recomendação continua sendo você tentar investir um pouco mais para pegar o Athlon II X2 no lugar do Sempron, pois será um upgrade bem maior.

Boa sorte.

Postado

Poxa cara, você me ajudou muito, valeu mesmo! Segunda eu troco o processador. Agora me de sua opinião, eu jogo League of Legends com esse meu PC com todos os gráficos no mínimo e o fps fica 15~25, será que quando trocar o processador (tirando o le 1150 2ghz e colocando o 145 2.8) vai dar uma melhorada no FPS? No desempenho? O vídeo onboard da minha placa é geforce 7025 nforce 630a

Eu na verdade vou pegar o Athlon que você indicou. Será que ele vai ajudar no FPS no jogo? No desempenho? Quando tem o TF( Team Fight (porradaria)) o FPS cai pra 15 e fica muito lento...

Ah, outra dúvida, eu tenho o cooler aqui original, o processador que eu vou comprar acho que não vem com o cooler, eu posso usar esse que eu tenho né??

Agora li por aí e me disseram que quando se tem um processador e uma placa de vídeo ambas fracas e existe a possibilidade (financeira ^^) de se melhorar apenas um, a placa de vídeo ajuda mais que o processador.

Bom, eu jogo League of Legends com tudo no mínimo, não ligo nem nunca liguei para gráfico, me preocupo apenas com jogabilidade (questão de FPS). Meu FPS oscila entre 15 e 25, sendo que na pancadaria fica em 12~15, e fica muito lag gráfico. Eu não quero gastar muito dinheiro com placa de vídeo ou processador, por que eu não jogo jogos pesados (não considero LOL um jogo pesado em comparação com preço de muitas peças boas e baratas por aí).

Eu queria ter uns 40~50 de FPS (com tudo no mínimo). Vi que a placa de vídeo GeForce 8400GS é muito mal falada, mas eu realmente só queria melhorar um pouco o desempenho, como eu disse. Minha ONBOARD é geforce 7025 630a e meu processador um sempron Le 1150 2ghz.

Se eu quiser melhorar o desempenho, a jogabilidade (o FPS) no jogo, é melhor eu comprar um processador e ficar com a placa onboard ou comprar essa GeForce 8400GS de 1gb e uma fonte real???

Lembrando, não quero jogar com gráficos excelentes, apenas aumentar o FPS jogando com tudo no mínimo.. Alguém pode me aconselhar? Processador ou Placa de Vídeo? Qual mais importante NESSE caso?

p.s : sei que o que melhora muito é o conjunto em si, mas com certeza trocar de algo em algo dará um desempenho.

OBRIGADÃO GALERA!!!

Postado
Poxa cara, você me ajudou muito, valeu mesmo! Segunda eu troco o processador. Agora me de sua opinião, eu jogo League of Legends com esse meu PC com todos os gráficos no mínimo e o fps fica 15~25, será que quando trocar o processador (tirando o le 1150 2ghz e colocando o 145 2.8) vai dar uma melhorada no FPS? No desempenho? O vídeo onboard da minha placa é geforce 7025 nforce 630a

Eu na verdade vou pegar o Athlon que você indicou. Será que ele vai ajudar no FPS no jogo? No desempenho? Quando tem o TF( Team Fight (porradaria)) o FPS cai pra 15 e fica muito lento...

Ah, outra dúvida, eu tenho o cooler aqui original, o processador que eu vou comprar acho que não vem com o cooler, eu posso usar esse que eu tenho né??

Agora li por aí e me disseram que quando se tem um processador e uma placa de vídeo ambas fracas e existe a possibilidade (financeira ^^) de se melhorar apenas um, a placa de vídeo ajuda mais que o processador.

Bom, eu jogo League of Legends com tudo no mínimo, não ligo nem nunca liguei para gráfico, me preocupo apenas com jogabilidade (questão de FPS). Meu FPS oscila entre 15 e 25, sendo que na pancadaria fica em 12~15, e fica muito lag gráfico. Eu não quero gastar muito dinheiro com placa de vídeo ou processador, por que eu não jogo jogos pesados (não considero LOL um jogo pesado em comparação com preço de muitas peças boas e baratas por aí).

Eu queria ter uns 40~50 de FPS (com tudo no mínimo). Vi que a placa de vídeo GeForce 8400GS é muito mal falada, mas eu realmente só queria melhorar um pouco o desempenho, como eu disse. Minha ONBOARD é geforce 7025 630a e meu processador um sempron Le 1150 2ghz.

Se eu quiser melhorar o desempenho, a jogabilidade (o FPS) no jogo, é melhor eu comprar um processador e ficar com a placa onboard ou comprar essa GeForce 8400GS de 1gb e uma fonte real???

Lembrando, não quero jogar com gráficos excelentes, apenas aumentar o FPS jogando com tudo no mínimo.. Alguém pode me aconselhar? Processador ou Placa de Vídeo? Qual mais importante NESSE caso?

p.s : sei que o que melhora muito é o conjunto em si, mas com certeza trocar de algo em algo dará um desempenho.

OBRIGADÃO GALERA!!!

Colega, trocar o processador vai ajudar mais no desempenho geral dos programas e na multitarefa que nos jogos no seu caso, pois o GeForce 7050 é MUITO fraco. Até vai dar uma melhorada nos jogos, mas não aguarde milagres...

GeForce 8400GS é uma placa fraca de 2007. Não recomendo gastar 100 reais num produto tão defasado assim... Ela é melhor que o seu vídeo onboard? Com certeza, mas não vale o preço que custa, pois é muito obsoleta. Para jogos você devia tentar juntar grana para pegar NO MÍNIMO uma GeForce GTS 450 1GB 128 bits GDDR5 (fuja dos modelos DDR3 e principalmente dos com 64 bits) ou uma Radeon HD 6670 1GB GDDR5 128 bits (de novo evitar as DDR3 e principalmente as de 64 bits). Se seu orçamento estiver MUITO apertado, tente pegar uma Radeon HD 6570 de 128 bits (mesmo se for DDR3) ou uma GeForce GT 440 de 128 bits (mesmo se for DDR3), que já darão uma jogabilidade razoável (embora longe do ideal).

Já a fonte é sim uma aquisição importante, mas cuidado com essas "fontes reais", pois há muitos modelos picaretas no mercado. Pesquise o modelo específico antes de comprar e dê preferência para marcas com alta confiabilidade, como Corsair, OCZ, XFX, Antec, Seasonic, Enermax, dentre outras de qualidade.

E por fim, mas não menos importante: não adianta usar fonte boa e usar estabilizador. Estabilizador é veneno de PC. Bom mesmo é filtro-de-linha DPS.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

E complementando os colegas, se placa-mãe tiver a função core unlocker (desbloqueio de núcleos) o Sempron vira uma Athlon II X2 4450e (eu tenho um desses e desbloqueou e aguenta um bom overclock) mas não é 100% garantido, pode ser que o núcleo desativado esteja ruim, ou pode ser que esteja bom... 50% de chances :D

Postado

Então cara, não jogo jogos pesados. Eu só jogo LOL (League of Legends) e CS que jogo com FPS máximo mesmo na onboard... Meu FPS no LOL oscila entre 15 e 30 +-, e é jogável, apenas em certas partes do jogo tenho um lag gráfico, que atrapalha. A travada não é grande, ou melhor, não tem travada, apenas fica lento. Eu acredito que com a 8400GS daria uma melhoradinha, tipo um up pra 30~40 FPS, e já estaria perfeito pra jogar o jogo LIMPO. (NAO LIGO PARA GRÁFICOS)

E outra, li por aí e MUITO que pode-se usá-la com fonte genérica sem problema algum. Procede???

Abraços e obrigado à todos pelas respostas.

Postado
Então cara, não jogo jogos pesados. Eu só jogo LOL (League of Legends) e CS que jogo com FPS máximo mesmo na onboard... Meu FPS no LOL oscila entre 15 e 30 +-, e é jogável, apenas em certas partes do jogo tenho um lag gráfico, que atrapalha. A travada não é grande, ou melhor, não tem travada, apenas fica lento. Eu acredito que com a 8400GS daria uma melhoradinha, tipo um up pra 30~40 FPS, e já estaria perfeito pra jogar o jogo LIMPO. (NAO LIGO PARA GRÁFICOS)

E outra, li por aí e MUITO que pode-se usá-la com fonte genérica sem problema algum. Procede???

Abraços e obrigado à todos pelas respostas.

Cara, se você quer uma placa barata de qualquer jeito pegue a Radeon HD 6450 ou a GeForce GT 430, que são pouca coisa mais caras que a GeForce 8400GS (uns 20 a 40 reais mais caro), mas são consideravelmente mais fortes e atuais (apesar de ainda assim serem bem fracas também). Quanto a poder usar com fonte genérica, eu não recomendo isso, mas essas placas puxam pouca energia, então a possibilidade de sobrecarga não é alta. Mas atente ao fato que fontes genéricas desperdiçam energia e colocam em risco os componentes do PC independentemente de ele puxar muita energia, pois entregam a energia de forma instável, o que danifica os componentes a médio ou longo prazo (fora a conta de luz mais alta). Em jogos a placa-de-vídeo faz mais diferença que o processador, mas no seu caso o upgrade tanto de processador quanto de placa-de-vídeo se fazem urgentes. Repito: GeForce 8400GS é um péssimo investimento. Ela é uma placa fraca de nada mais nada menos que SEIS ANOS atrás. Se você valoriza seu dinheiro, pense nisso.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!