Ir ao conteúdo

Ajuda com Phenom II X2

Rooh Silva

Posts recomendados

Postado

Falae galera tudo tranquilo?

Meu problema é o seguinte, comprei um cooler da CM Blizzard T2 e joguei de lado o cooler box da AMD.

Estou querendo ativar 2 núcleos que vem desabilitado no Phenom II X2 550, problema é durante alguns testes por exemplo "Indice de Experiencia do Windows" ele trava e no teste do Prime95 ele também trava.

Ativei um núcleo deixando ele X3 e fiz o teste do Prime95 até que ele durou um pouco mais, mas novamente ele travou.

Nos testes não da tempo de esquentar o processador, estou usando agora com os núcleos ativos e a temperatura da CPU está a 29ºC e System Temp a 35.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Valeu!

Postado

Meu problema é o seguinte, comprei um cooler da CM Blizzard T2 e joguei de lado o cooler box da AMD.

Estou querendo ativar 2 núcleos que vem desabilitado no Phenom II X2 550, problema é durante alguns testes por exemplo "Indice de Experiencia do Windows" ele trava e no teste do Prime95 ele também trava.

Ativei um núcleo deixando ele X3 e fiz o teste do Prime95 até que ele durou um pouco mais, mas novamente ele travou.

Nos testes não da tempo de esquentar o processador, estou usando agora com os núcleos ativos e a temperatura da CPU está a 29ºC e System Temp a 35.

Valeu!

OLá,

Seus núcleos podem estar com defeito realmente por isso foram desativados, o que você pode fazer é aumentar o vcore na bios (faça por conta e risco já que isso pode danificar o mesmo, é raro mais ocorre) para ver se estabiliza, eu indicaria 1.40 e se não funcionar 1.45, claro sua placa mãe tem que ter a opção de controle de vcore na bios...Se mesmo assim não funcionar o mais provavel é que o processador tem dois núcleos ruins mesmo...

Boa sorte,

Postado

Obrigado por responder Edcreek.

Bom na BIOS existe la opção de CPU core Unlock que está ativada e embaixo tem uma opção para selecionar quais cores deixo ativado, ex:

Core 1: ENABLE - Este sempre vai ficar ativo, não tenho como alterar.

Core 2: ENABLE - Ativo de fabrica.

Core 3: DISABLE

Core 4: DISABLE

Agora se eu tento: Desse modo não tenho problemas

Core 2: DISABLE -

Core 3: ENABLE -

Core 4: DISABLE -

Se eu deixar mais de 2 tenho problemas de travamento, assim:

Core 1: ENABLE -

Core 2: ENABLE -

Deixando o Core 3 ativado e o Core 4 desativado, se eu tento vice e versa também tenho problemas.

o vcore está 1.40 se eu aumentar tenho risco de perder o processodor? :o Dúvida cruel :X

Postado
Obrigado por responder Edcreek.

Bom na BIOS existe la opção de CPU core Unlock que está ativada e embaixo tem uma opção para selecionar quais cores deixo ativado, ex:

Core 2: ENABLE - Ativo de fabrica.

Core 3: DISABLE

Core 4: DISABLE

Agora se eu tento: Desse modo não tenho problemas

Core 2: DISABLE -

Se eu deixar mais de 2 tenho problemas de travamento, assim:

Core 1: ENABLE -

Core 2: ENABLE -

Deixando o Core 3 ativado e o Core 4 desativado, se eu tento vice e versa também tenho problemas.

o vcore está 1.40 se eu aumentar tenho risco de perder o processodor? :o Dúvida cruel :X

Olá,

Eu já cheguei uma vez colocar o meu Atlhon II X3 450 transformado em Phenom II X4 B50 em 1.50 no vcore, não aconteceu nada...Porém o risco existe você deve pesar se vale a pena ou não... com um 1.45 a possibilidade de erro é pequena mas...

Infelizmente parece que seus núcleos realmente estão ruins...

você decide...

Abraços,

Postado

Valeu!

Passa o modelo da sua placa mãe... pode ser que ela não esteja aguentando os 4 núcleos... porque o phenom II x2 550 com os 2 núcleos brindes consome bastante energia... podendo passar dos 125W chegando a 140W ... e se a placa for de 90w ... ela pode não estar aguentando...

Também pode ser algum defeito nos núcleos que esteja causando a instabildade...

Postado

O modelo da Placa é GA-M68MT-D3, realmente não tinha pensado nisso. Mas essa placa suporta um X6 acredito que o TDP do mesmo seja superior ao meu.

O seu processador é o mesmo que o meu, eu deixei o vcore a 1.45 e o seu está a 1.48 será que tenho que aumentar o vcore?

Entrei em contato com a central da AMD, passei o modelo da mobo. Ele me disse para tentar atualizar a BIOS, eu disse que ja tinha feito e estava acontecendo o mesmo problema.

Ele me sugeriu testar em outro mobo. Questionei a ele se o problema persistir qual seria o procedimento, disse que teria que encaminhar para eles para testar e acionar a garantia - nem sabia que a garantia de um processador pode chegar a 3 anos :o -, quarta-feira meu amigo vai testar.

• Membro VIP
Postado

rooh.amd, o desbloqueio de núcleos é uma espécie de brinde, não é obrigatório que o seu processador vire um x3, ou x4...os núcleos desativados podem estar defeituosos ou não(somente desativados para suprir a demanda na época pelos x2), acho que não é caso de acionar garantia.

Postado
rooh.amd, o desbloqueio de núcleos é uma espécie de brinde, não é obrigatório que o seu processador vire um x3, ou x4...os núcleos desativados podem estar defeituosos ou não(somente desativados para suprir a demanda na época pelos x2), acho que não é caso de acionar garantia.

'Estraga prazeres' :lol:

Eu achei um topico bem interessante de outro forum, pena que esses processadores estão 'defasados'

Topico: http://www.criminalcafe.com/showthread.php?3907-Tutorial-Identificando-o-Phenom-II&p=59278&viewfull=1#post59278

Então, agora que você deu sua opnião eu fiquei meio assim. Se ele veio com núcleos a mais - mesmo que seja brinde - e esteja com 'defeito' não seria o caso de acionar a garantia?

** fiquei na dúvida agora! :unsure:

• Membro VIP
Postado

Então, agora que você deu sua opnião eu fiquei meio assim. Se ele veio com núcleos a mais - mesmo que seja brinde - e esteja com 'defeito' não seria o caso de acionar a garantia?

** fiquei na dúvida agora! :unsure:

Sou estraga prazer não, só dei uma dica...mas se quiser acionar assim mesmo, o direito é seu...mas me diga, você comprou um Phenom x2 não? Se ele funciona perfeitamente (como phenom x2) não teria porque acionar a garantia...já que você adquiriu um x2 e não um x3 ou x4...;)

Postado

Amigo, vai que cola né?

Realmente eu comprei um Phenom II X2 e não um X4. Mas o mais engraçado é que se eu usar o Core 0 e Core 3 (Core 1 ou Core 2) funciona perfeitamente, quer dizer não seria um problema de núcleo pelo menos não para mim.

O problema é quando 3+ núcleos mais estão ativos que ele trava.

• Membro VIP
Postado
Amigo, vai que cola né?

Realmente eu comprei um Phenom II X2 e não um X4. Mas o mais engraçado é que se eu usar o Core 0 e Core 3 (Core 1 ou Core 2) funciona perfeitamente, quer dizer não seria um problema de núcleo pelo menos não para mim.

O problema é quando 3+ núcleos mais estão ativos que ele trava.

Hum, você pode testar cada núcleo individualmente para ter certeza(não sei se dá para fazer isso) é só uma sugestão. Mas se for núcleo defeituoso não vejo como pedir garantia e nem mesmo chance de funcionar, já que tentou aumentando o Vcore e não deu certo.

Eu tenho um Sempron 145, que desbloqueia e vira um Athlon II x2 4450e e ainda aguenta um over forte(paguei R$60 em um dual core:lol:)mas é questão de sorte. O outro Sempron que tem aqui não desbloqueia...

Postado

@Apolobrz: Então foi como eu disse no post acima, se eu não importa quais núcleos eu utilizo se testar 3 núcleos mais o computador trava.

Core 1 não tem como desativar ele, então eu fiz o teste com:

Core 1 | Core 2 -> OK

Core 1 | Core 3 -> OK

Core 1 | Core 4 -> OK

Como acima usando somente 2 núcleos, agora se eu tento assim:

Core 1 | Core 2 | Core 3 -> FAIL

Core 1 | Core 2 | Core 4 -> FAIL

Core 1 | Core 3 | Core 4 -> FAIL

Daí 3 núcleos em diante da pau.

@Xex: Então, o pior é que hoje meu amigo vai testar o processador mas a Mobo dele o TDP também é 95W.

Eu estou coçando para comprar uma GA-990FXA-UD3 que tem um TDP de 140W,

Tenho uma dúvida, se o TDP do processador é maior do que da placa mãe deve ele iniciar o sistema operacional? Porque pelo que eu penso ele não devia nem subir na placa.

Postado
@Apolobrz: Então foi como eu disse no post acima, se eu não importa quais núcleos eu utilizo se testar 3 núcleos mais o computador trava.

Core 1 não tem como desativar ele, então eu fiz o teste com:

Core 1 | Core 2 -> OK

Core 1 | Core 3 -> OK

Core 1 | Core 4 -> OK

Como acima usando somente 2 núcleos, agora se eu tento assim:

Core 1 | Core 2 | Core 3 -> FAIL

Core 1 | Core 2 | Core 4 -> FAIL

Core 1 | Core 3 | Core 4 -> FAIL

Daí 3 núcleos em diante da pau.

@Xex: Então, o pior é que hoje meu amigo vai testar o processador mas a Mobo dele o TDP também é 95W.

Tenho uma dúvida, se o TDP do processador é maior do que da placa mãe deve ele iniciar o sistema operacional? Porque pelo que eu penso ele não devia nem subir na placa.

Esse TDP da placa-mãe é mais relacionado ao VRM da placa, (e talvez das fases também, não estou dizendo que TDP é consumo do VRM ou das fases,mas que se passar desse valor pode acarretar problemas no VRM e nas fases, a galera mais experiente sabe explicar) então se você injeta um processador com um TDP de 125W (lembrando que TDP não é consumo energético, mas é uma base para se ter ideia se o processador consome muito ou não) isso quer dizer que a placa-mãe tem boas chances de não aguentar o consumo e desligar, apresentar tela azul no S.O, dependendo do caso queimar, etc.

Eu tenho uma Gigabyte que segundo a fabricante ela aguenta processador com até 95W de TDP, mas o meu FX-8120 funcionava normalmente (apesar de funcionar com um clock menor, eu forçava o clock normal por meio de overclock) e funcionava normalmente. Sem tela azul e nem travamentos, mas não recomendo porque isso tem muitas chances de diminuir a vida útil da placa-mãe.

Postado

De acordo com a Gigabyte ela tem suporte processador de 125W TDP. Será que se for o consumo do meu processador a quanto ele está chegando?

AMD Phenom II X4 980 3700MHz 512KBx4 6MB Deneb 45nm C3 125W 4000 F3B
Postado

Olá,

Não faça isso, pelo visto seus núcleos realmente estão ruins...

Para você ver aqui temos 3 Atlhons II X3 450 e somente um desbloqueia, os outros sem chance...

Boa sorte,

Postado

Eu não entendo, como assim os núcleos estão ruins?

Se eu ativo o primeiro core e o terceiro - que seria que estava desbloqueado - ele funciona normalmente, tanto assim como o quarto core. O problema é quando está 3 cores ativos que trava.

O seu modelo Edcreek é um X4 ou X2? Porque o meu quando ativo os núcleos ele fica com essa nomeclatura.

Postado
Eu não entendo, como assim os núcleos estão ruins?

Se eu ativo o primeiro core e o terceiro - que seria que estava desbloqueado - ele funciona normalmente, tanto assim como o quarto core. O problema é quando está 3 cores ativos que trava.

O seu modelo Edcreek é um X4 ou X2? Porque o meu quando ativo os núcleos ele fica com essa nomeclatura.

O que caracteriza núcleos defeituosos, pois se eles funcionassem corretamente, 3 cores e 4 cores não deveria travar.

Postado

Ah sim, agora eu entendi :D

Bom o que eu resolvir foi não leva o caso adiante e nem da uma de 'pilantra', ainda acho que seria um problema de TDP. Como lá na frente talvez eu monte um AMD posso utilizar a placa AM3+ e fazer um teste.

@Edcreek: Me responde PM, por gentileza?

Obrigado a todos que comentaram, podem fechar o tópico!

Postado

@Edcreek: Me responde PM, por gentileza?

Obrigado a todos que comentaram, podem fechar o tópico!

Assim que receber...

O meu é um Atlhon X3 sem cache L3 que se converte em X4 com L3

Boa sorte,

Postado

:lol:

Era para você me enviar respondendo se o seu Phenom é o II X2 com núcleos desativados? KKK

Porque o meu quando ativa fica com essa nomeclatura entende?

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...