Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Splitter PWM Akasa


valgom

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá! Recentemente, instalei no meu gabinete, 4 fan's, utilizei os cabos Akasa AK-CB002 para as fan's PWM e o AK-FY320 para as fan's de 3 pinos.

O cabo AK-CB002, possui quatro conectores machos (4 pinos) , um fêmea (4 pinos) e um conector Molex para fonte.

Conector fêmea (motherboard) conectado na CPU Fan da placa mãe;

Conector macho (CPU fan) conectado no cooler do processador

Conector macho (Case Fan 1) conectado na Fan Pwm (4 pinos)

Conector macho (Case Fan 2) conectado na outra Fan PWM (4pinos)

Conector Molex (Connector PSU) conectado no molex da fonte

Resumo: Não percebi, nenhuma variação nas rotações das fans, ou melhor estão todas na velocidade máxima.

Rodei o programa AIDA64, e no menu sensor, informou temperatura do processador em 27º e a rotação do Cooler do processador 3392 RPM.

É possível que minha placa não seja indicada paa uso desse cabo.

Minha configuração: Processador AMD Phenom ii X2 555, Cooler Original AMD, Placa Mãe Gigabyte M68MT-S2P; Windows 7 Ultimate (64 bit); Memória Ram 8 Gb, Placa Video EVGA Geforce 210, Fonte Corsair CX430, Disco Rígido: 500 Gb Sata, Gravador DVD Sata, Gabinete Thermaltake e por último duas Fan's da Coler Master Xtraflo Slin (PWM) e duas Fan´s Akasa AK-FN055 (3 pinos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns pelos detalhes que você colocou na sua pergunta como modelo de placa mãe, modelo do cabo splitter e como foi usado.

Sem dúvida facilita as pessoas que querem ajudar.

A sua placa mãe por padrão controla as fans por PWM ou tensão conforme a fan for de 4-pinos ou de 3-pinos.

Altere na bios a CPU Smart FAN Mode de auto para PWM.

Dessa forma o cabo AK-CB002 deve receber o sinal PWM permitindo que a placa mãe controle as rotações das fans de 4-pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Primeiramente, parabéns pelos detalhes que você colocou na sua pergunta como modelo de placa mãe, modelo do cabo splitter e como foi usado.

Sem dúvida facilita as pessoas que querem ajudar.

A sua placa mãe por padrão controla as fans por PWM ou tensão conforme a fan for de 4-pinos ou de 3-pinos.

Altere na bios a CPU Smart FAN Mode de auto para PWM.

Dessa forma o cabo AK-CB002 deve receber o sinal PWM permitindo que a placa mãe controle as rotações das fans de 4-pinos.

Muito Obrigado, pela ajuda!

Conforme mencionou, fiz a alteração na bios na CPU Smart Fan Mode Auto para PWM e a velocidade das fan’s permaneceram no máximo.

Também fiz um teste com uma das fan´s pwm da CoolerMaster Xtraflo 120 Slin que foi conectada diretamente na CPU Fan da placa mãe, aí sim o controle de velocidade funcionou (baixou para 966 rpm). O teste foi feito com a bios no modo PWR. (neste teste não utilizei o cabo Splitter PWM Akasa)

Com o teste, descobri que o Cooler Box que veio com do processador, funciona somente estando a bios da CPU Smart Mode em Auto ou em Mode Volt. Em mode Pwm, a velocidade da ventoinha fica sempre no máximo, gerando bastante ruído. Será que esse Cooler Box seja a causa, do sistema não ter funcionado como deveria?

Pretendo substituir o Cooler Box, pelo Cooler da Thermaltake Contac 21 CL-P0600 (PWM de 4 pinos). Meu gabinete é um V3 Black Edition da Thermaltake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho experiência pessoal com placas da Gigabyte.

Irei tentar ajudar tomando como referência o que ouvi falar das placas dessa marca e também tomando como base o seu manual.

1) A fan do cooler box é de 3-pinos ou de 4-pinos?

A opção CPU Smart Fan Mode em PWM somente controla fans de 4-pinos.

Fans de 3-pinos deverão rodar em máxima rotação.

A opção em voltage permite o controle de rotação de fans de 3-pinos ou de 4-pinos por variação de tensão.

2) Você disse que mesmo a opção CPU Smart Fan Mode em PWM, a fan XtraFlo Slim que tem 4-pinos sempre roda em máxima rotação usando o cabo splitter AK-CB002 ligado na CPU FAN?

Nessa situação, as fans de 4-pinos deveriam poder ser controladas pela placa mãe.

3) A fan do TT Contac 21 por ser PWM deve funcionar tal como a fan XtraFlo Slim ligado direto na CPU FAN ou ligado através do cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não tenho experiência pessoal com placas da Gigabyte.

Irei tentar ajudar tomando como referência o que ouvi falar das placas dessa marca e também tomando como base o seu manual.

1) A fan do cooler box é de 3-pinos ou de 4-pinos?

A opção CPU Smart Fan Mode em PWM somente controla fans de 4-pinos.

Fans de 3-pinos deverão rodar em máxima rotação.

A opção em voltage permite o controle de rotação de fans de 3-pinos ou de 4-pinos por variação de tensão.

2) Você disse que mesmo a opção CPU Smart Fan Mode em PWM, a fan XtraFlo Slim que tem 4-pinos sempre roda em máxima rotação usando o cabo splitter AK-CB002 ligado na CPU FAN?

Nessa situação, as fans de 4-pinos deveriam poder ser controladas pela placa mãe.

3) A fan do TT Contac 21 por ser PWM deve funcionar tal como a fan XtraFlo Slim ligado direto na CPU FAN ou ligado através do cabo.

1) É um fan de 7cm de 4 pinos, com um sensor térmico no corpo.

2) Não, Eu não utilizei o cabo AK-CB002. Liguei a fan direto na CPU Fan da placa mãe e funcionou. Conforme aproximava a fan do dissipador, a velocidade (rpm) variava de acordo com a temperatura do processador.

O problema era que eu não havia alterado a bios da CPU Fan Mode de Auto para PWM, como você me explicou. E finalmente consegui fazer com o AK-CB002 funcionasse, utilizando no lugar do Cooler Box, 1 fan Viper da Akasa.

Utilizando cabo Akasa AK-CB002:

Conector fêmea (motherboard) conectado na CPU Fan da placa mãe;

Conector macho (CPU fan) conectado na Fan Viper Akasa Pwm (4 pinos)

Conector macho (Case Fan 1) conectado na fan XtraFlo Pwm (4 pinos)

Conector macho (Case Fan 2) conectado na outra Fan XtraFlo PWM (4pinos)

Conector Molex (Connector PSU) conectado no molex da fonte

Problema foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!