Ir ao conteúdo

Média com condições

MarceloCarraro

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal...

Olha só tenho essa planilha para organizar, e estou com dificuldades de fazer uma formula específica.

preciso que na planilha de atencion_selectiva, eu possa separar os valores da seguinte maneira:

Preciso de uma média dos tempos da coluna K mas da seguinte fórma:

1 - Média de todos os valores que estão na mesma linha que as palavras cambio(coluna I) e conDer (coluna J);

2 - Média de todos os valores que estão na mesma linha que as palavras cambio(coluna I) e conIzq (coluna J);

Porém elas devem calcular da linha A2 até a A91 (Resultado deve estar em analises estadisticas EU A2, depois, a média dos seguintes 90 valores devem ficar em EU A3) e assim por diante, de forma que eu possa arrastar para baixo e ela calcule automaticamente de 90 em 90 e posiciona-los uma abaixo do outro, na planilha de analises estadisticas

Agredeço MUITO desde já a auda!!!!!!

Link:

https://www.dropbox.com/s/sybiigl4vg8061c/Formulas%20padronizadas%20%282%29.xlsx

• Membro VIP
Postado

Boa noite Marcelo

Experimente usar:

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conDer")

e

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conIzq")

Eu não entendi o que você quis dizer com:

Porém elas devem calcular da linha A2 até a A91

Dê retorno.

Att.

Postado
Boa noite Marcelo

Experimente usar:

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conDer")

e

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conIzq")

Eu não entendi o que você quis dizer com:

Dê retorno.

Att.

Seguinte cara, vou tentar te explicar melhor

é que nessa planilha de atencion_selectiva estão os tempo de um experimento com diversos usuarios, e cada usuario tem 90 tempos diferentes, então preciso separar por usuario... da linha 2 até a linha 91 estão os resultados do usuario 2(o 1 n existe) da 92 até a linha 181 os resultados do usuário 3...

então na planilha de analises estadisticas, eles devem aparecer já separadas por usuario, um usuario em cada linha.

e a formula deve calcular automaticamente os 90 primeiros na linha A2 da culona EU da planinha analisis estadisticas, os 90 resultados seguintes na linha A3.... e assim por diante...

Melhor? ou pior? ahahaha

• Membro VIP
Postado

Bom dia Marcelo

A tua descrição é que complica, você deveria ter descrito como mais uma critério.

Neste caso, a fórmula tem que fazer a média somente quando tiver o código de usuário 2 na coluna A.

Segue a fórmula com mais este critério:

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conDer";A2:A4411;2)

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conIzq";A2:A4411;2)

Para os outros código de usuários, basta substituir o 2 do último critério.

Dê retorno.

Postado
Bom dia Marcelo

A tua descrição é que complica, você deveria ter descrito como mais uma critério.

Neste caso, a fórmula tem que fazer a média somente quando tiver o código de usuário 2 na coluna A.

Segue a fórmula com mais este critério:

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conDer";A2:A4411;2)

=MÉDIASES(K2:K4411;I2:I4411;"cambio";J2:J4411;"conIzq";A2:A4411;2)

Para os outros código de usuários, basta substituir o 2 do último critério.

Dê retorno.

Desculpe se esta difícil de entender, mas juuuro que estou me esforçando... ahhhah

Cara, a formula deve colocar o resultado da média na planilha de análisis estadísticas, separando por usuário, por exemplo a média dos noventa primeiros tempos, devem aparecer na célula A2 da coluna EU na planilha de análisis estadísticas, depois os proximos 90(que são os tempos do usuario 3) na céluda A3 da coluna EU, e assim por dainte até o usuário 52 :unsure:

Desculpe pelo incomodo MESMO! ahahah

• Membro VIP
Postado

Marcelo

É você quem não esta me entendendo.

A fórmula faz o que você quer, apenas ao invés de fazer uma fórmula tendo que mudar o intervalo de 90 em 90 eu fiz com o critério código do usuário.

Para facilitar de você arrastar a fórmula quando colar na outra planilha, eu aprimorei a fórmula e em vez de colocar o número do código do usuário, que seria 2 depois 3 e assim por diante, coloquei lin(A2) que equivale ao número 2 e quando você arrastar ele se atualizando automaticamente para 3, 4 ....

Faça o teste, cole na primeira célula e arraste que irá retornar a média por código de usuários, que é a mesma coisa que o intervalo de 90 em 90, pois em cada célula irá mudar o código do usuário.

=MÉDIASES($K$2:$K$4411;$I$2:$I$4411;"cambio";$J$2:$J$4411;"conDer";$A$2:$A$4411;LIN(A2))

=MÉDIASES($K$2:$K$4411;I2:$I$4411;"cambio";$J$2:$J$4411;"conIzq";$A$2:$A$4411;LIN(A2))

Postado
Marcelo

É você quem não esta me entendendo.

A fórmula faz o que você quer, apenas ao invés de fazer uma fórmula tendo que mudar o intervalo de 90 em 90 eu fiz com o critério código do usuário.

Para facilitar de você arrastar a fórmula quando colar na outra planilha, eu aprimorei a fórmula e em vez de colocar o número do código do usuário, que seria 2 depois 3 e assim por diante, coloquei lin(A2) que equivale ao número 2 e quando você arrastar ele se atualizando automaticamente para 3, 4 ....

Faça o teste, cole na primeira célula e arraste que irá retornar a média por código de usuários, que é a mesma coisa que o intervalo de 90 em 90, pois em cada célula irá mudar o código do usuário.

=MÉDIASES($K$2:$K$4411;$I$2:$I$4411;"cambio";$J$2:$J$4411;"conDer";$A$2:$A$4411;LIN(A2))

=MÉDIASES($K$2:$K$4411;I2:$I$4411;"cambio";$J$2:$J$4411;"conIzq";$A$2:$A$4411;LIN(A2))

Oi Patropi

A ideia da fórmula está certa, mas ela da 2 resultados a mais do que deveria, ela da resultados até a linha 52 e temos usuários até a inha 50 :mellow:

• Membro VIP
Postado

Marcelo

Se você verificar a celula A4411 da planilha atencion_selectiva, constatará que o último código de usuário é o número 52, portanto, a fórmula está correta.

A fórmula com o endereço das planilhas fica assim:

=MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"conDer";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))

e

=MÉDIASES(atencion_selectiva!K2:K4411;atencion_selectiva!I2:I4411;"cambio";atencion_selectiva!J2:J4411;"conIzq";atencion_selectiva!A2:A4411;2)

Só copiar/colar e arrrastar

Postado
Marcelo

Se você verificar a celula A4411 da planilha atencion_selectiva, constatará que o último código de usuário é o número 52, portanto, a fórmula está correta.

A fórmula com o endereço das planilhas fica assim:

=MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"conDer";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))

e

=MÉDIASES(atencion_selectiva!K2:K4411;atencion_selectiva!I2:I4411;"cambio";atencion_selectiva!J2:J4411;"conIzq";atencion_selectiva!A2:A4411;2)

Só copiar/colar e arrrastar

Mas ao colocar a formula os dois ultimos resultados ficam abaixo do usuario 52

o usuário 11 e 42 não existem... pode ser por isso?

• Membro VIP
Postado

Marcelo

É isso mesmo, senão existem 2 usuários, ou seja, a sequência foi quebrada, e no arrastar a fórmula não tem como prever esses casos.

Dei uma olhada aqui e verifiquei que o usuário 42 existe.

Não existe o 11 e o 32.

Faça o seguinte na fórmula do nº 11 onde ta dando erro, digite 12 e arrste a fórmula até o linha 51.

Depois na linha 32, digite 33 no lugar de 32 e arrate a fórmula até a linha 50.

Apague a fórmula das linhas 51 e 52.

Se eu fosse fazer a fórmula como você desejava de 90 em 90 iria dar furo, pois o usuário nº 30 encontra-se fora de ordem.

Postado

Pois então, o que preciso agora é de outra fórmula que faça a média dos valores da coluna K quando tivermos "cambio" na coluna I e "conDer" ou "ConIzq" na coluna J.

seguindo o mesmo padrão da anterior, ou seja, separando por usuário

• Membro VIP
Postado

Bom dia

É só repetir a fórmula com a outra condição:

=MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"conDer";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))+MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"ConIzq";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))

Postado
Bom dia

É só repetir a fórmula com a outra condição:

=MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"conDer";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))+MÉDIASES(atencion_selectiva!$K$2:$K$4411;atencion_selectiva!$I$2:$I$4411;"cambio";atencion_selectiva!$J$2:$J$4411;"ConIzq";atencion_selectiva!$A$2:$A$4411;LIN(A2))

Cara o valor não está fechando, fazendo manualmente o valor do usuario 2 deve dar 715,0012417, mas com a fórmula ele da 1413,808163.

Essa formula está faxendo a média somente quando temos a combinação de "cambio" na I + conDer ou ConIzq na J?

• Membro VIP
Postado

A fórmula, conforme mostrado em negrito, primeiro pega a média com Cambio na coluna I e conDer na coluna J e mais a média que tem cambio na coluna I e ConIzq na coluna J, sempre na última parte da fórmula tem o critério usuário.

você tem que lembrar que o valor deverá ser mais ou menos o dobro do que dá a fórmula anterior, que só levava em conta uma condição, pois nesta, é considerado todos os que preenche a primeira condição mais os que preenchem a segunda condição.

Postado
A fórmula, conforme mostrado em negrito, primeiro pega a média com Cambio na coluna I e conDer na coluna J e mais a média que tem cambio na coluna I e ConIzq na coluna J, sempre na última parte da fórmula tem o critério usuário.

você tem que lembrar que o valor deverá ser mais ou menos o dobro do que dá a fórmula anterior, que só levava em conta uma condição, pois nesta, é considerado todos os que preenche a primeira condição mais os que preenchem a segunda condição.

Neste caso então a fórmula me da a soma das duas médias, mas eu preciso da media de todos os tempos, em uma média só

• Membro VIP
Postado

Boa noite Marcelo

Eu não estou conseguindo entender o que você quer:

Veja o que você escreveu:

Pois então, o que preciso agora é de outra fórmula que faça a média dos valores da coluna K quando tivermos "cambio" na coluna I e "conDer" ou "ConIzq" na coluna J.

seguindo o mesmo padrão da anterior, ou seja, separando por usuário

Eu postei a fórmula que você pediu e você respondeu:

Cara o valor não está fechando, fazendo manualmente o valor do usuario 2 deve dar 715,0012417, mas com a fórmula ele da 1413,808163.

Essa formula está faxendo a média somente quando temos a combinação de "cambio" na I + conDer ou ConIzq na J?

O que você pediu eu fiz; A fórmula retorna a média quando estiverem satisfeitos um dos critérios: conDer ou ConIzq.

Por isso dá maior, pois quando fazia a média de apenas um critério o número de dados era menor, agora ele tá pegando os dados com o critério conDer e também os com critério ConIzq. São mais dados, portanto, valor maior.

Abraço.

Postado
Boa noite Marcelo

Eu não estou conseguindo entender o que você quer:

Veja o que você escreveu:

Eu postei a fórmula que você pediu e você respondeu:

O que você pediu eu fiz; A fórmula retorna a média quando estiverem satisfeitos um dos critérios: conDer ou ConIzq.

Por isso dá maior, pois quando fazia a média de apenas um critério o número de dados era menor, agora ele tá pegando os dados com o critério conDer e também os com critério ConIzq. São mais dados, portanto, valor maior.

Abraço.

Seguinte

Eu fui conferir o valor, então selecionei manualmente os valores do dados com conDer e conIzq e fiz a média e o valor da 715,0012417. Com a fórmula da 1413,808163.

Essa fòrmula faz a soma da 1ª média(conDer) com a 2ª(conIzq).

o que é diferente de fazer a média de todos os valores ao mesmo tempo.

por exemplo, se eu somar 2 + 4 + 6 = 12 média = 4 e 1 + 3 + 5 = 9 média = 3

somando as 2 terei como resposta um 7.

porém se eu somar 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 21 a média será = 3,5.

• Membro VIP
Postado

Marcelo

A função MÉDIASES não aceita na mesma fórmula, mais de um critério na mesma coluna(Intervalo).

Eu consegui o resultado que você quer utilizando uma função de banco de dados, a função BDMÉDIA. --> =BDMÉDIA(Banco _dados;campo;critérios)

O inconveniente é que que para filtrar os critérios é necessário utilizar algumas células auxiliares, conforme você pode ver na planilha, nas células EQ2 até ES4.

A fórmula encontra-se na célula EP2

http://www.sendspace.com/file/h4r4gv

Dê retorno.

Postado
Marcelo

A função MÉDIASES não aceita na mesma fórmula, mais de um critério na mesma coluna(Intervalo).

Eu consegui o resultado que você quer utilizando uma função de banco de dados, a função BDMÉDIA. --> =BDMÉDIA(Banco _dados;campo;critérios)

O inconveniente é que que para filtrar os critérios é necessário utilizar algumas células auxiliares, conforme você pode ver na planilha, nas células EQ2 até ES4.

A fórmula encontra-se na célula EP2

http://www.sendspace.com/file/h4r4gv

Dê retorno.

Estamos quase...

Como faz para ela ficar automatico e separar por usuário?

• Membro VIP
Postado

O único jeito de você deixar essa fórmula automática seria você fazer uma lista de validação para selecionar outro usuário, mas tem o inconveniente de ter apenas um resultado conforme o usuário escolhido.

Para verificar a média de outro usuário teria que selecionar o código de outro usuário.

Veja como:

http://www.sendspace.com/file/4zvrkn

Postado

Cara, eu n entendi, essas formulas sao muito pra mim !hahahahha

tu podes fazer do usuario 2 e 3 no mesmo arquivo para eu entender a lógica do negócio, as do resto eu arrumo!

• Membro VIP
Postado

Na planilha anterior, era só você selecionar outro número nas células EQ3 e EQ4, que a célula EP2 mostra a média referente aquele cod-usuário que você selecionou.

Por exemplo, se selecionou o número 2, nas células EQ3 e EQ4 a célujla EP2 irá mostrar a média do usuário 2;

Agora se que fazer uma fórmula para cada usuário vai ter que repetir o filtro para os 47 usuários.

Baixe a planilha e veja como fazer, eu fiz até o número 6:

http://www.sendspace.com/file/91n3d9

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!