Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobrecarga de métodos(Overload) - Java


Maickon

Posts recomendados

Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês a respeito da sobrecarga de métodos em Java, sei que consiste na criação de métodos com o mesmo nome(identificador) mas que se diferenciam através da lista de parâmetros(tipos, ordem e/ou quantidade de parâmetros diferentes) e consequentemente no tipo de retorno também. Logo minha dúvida é a seguinte, o método println da classe System é sobrecarregado para trabalhar com diferentes tipos de parâmetros (println(boolean x),println(char x),println(double x),println(int x),println(float x),println(string x)), mas o método next da classe Scanner, não trabalha com sobrecarga de métodos, tendo um método diferente para cada tipo de dado(nextLine(),nextInt(),nextFloat(),nextDouble()..), por que esses métodos não foram sobrecarregados em vários métodos next como ocorre com o método println?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês a respeito da sobrecarga de métodos em Java, sei que consiste na criação de métodos com o mesmo nome(identificador) mas que se diferenciam através da lista de parâmetros(tipos, ordem e/ou quantidade de parâmetros diferentes) e consequentemente no tipo de retorno também. Logo minha dúvida é a seguinte, o método println da classe System é sobrecarregado para trabalhar com diferentes tipos de parâmetros (println(boolean x),println(char x),println(double x),println(int x),println(float x),println(string x)), mas o método next da classe Scanner, não trabalha com sobrecarga de métodos, tendo um método diferente para cada tipo de dado(nextLine(),nextInt(),nextFloat(),nextDouble()..), por que esses métodos não foram sobrecarregados em vários métodos next como ocorre com o método println?

Boa pergunta...

Creio que seja maios ou menos assim... O método print() recebe (pelo menos) um parâmetro, o que permite a sobrecarga, já o nextXXX() não, e não pode existir sobrecarga com uma assinatura idêntica, logo necessita de métodos (assinaturas) diferentes para retornos diferentes. (cada nextXXX() tem um retorno diferente).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...