Ir ao conteúdo

Ajuda com reparo de cabo USB

wilsonxc

Posts recomendados

Postado

Tenho um Receiver de controle de Xbox 360 para computador, porém o USB do mesmo foi danificado (amassou), o que faz com que o dispositivo fosse reconhecido e rapidamente a comunicação entre o computador e o periférico fosse perdida. Tentei emendar um cabo USB antigo no cabo do Receiver, porém não obtive sucesso no mesmo, creio que realizei algo errado. Enfim, segue as fotos dos componentes e espero que alguém possa me ajudar, obrigado.

http://imageshack.us/a/img15/2016/p1000519pj.jpg

http://imageshack.us/a/img546/1897/p1000521.jpg

http://imageshack.us/a/img211/4018/p1000522o.jpg

Postado

Olá.

Não vejo problema nenhum em voltares a unir os fios de acordo a coloração e em seguida isolar cada um, ou então cortar e soldar os fios da parte de entrada (macho) na placa.

Postado

Não importa a cor dos fios usados, desde que estejam ligados corretamente aos 4 pinos do conector USB. Lá na placa estão identificados quais são os sinais: D+(Data +), D-(Data -), GND e Vcc.

Sabendo a identificação do conector USB, o resto é ligar corretamente os 4 fios nos pontos correspondentes da placa. É óbvio que tem que usar um cabo com 4 fios em perfeitas condições. Como saber se os fios do cabo estão em perfeitas condições? Teste de continuidade.

Entretanto, se a placa principal está inutilizada, aí não tem remédio. Não está especidicado o que foi arruinado. Se a placa ou se foi o cabo ou se foi o conector. Se foi o conector, menos mal. Basta apenas conseguir um conector novo ou então um que esteja sobrando de algum dispositivo jogado em algum canto e que esteja em bom estado. Se tiver cores diferentes, basta saber a posição dos pinos do conector referentes aos sinais (que estão assinalados na placa principal) e emendá-los e claro, isolando-os.

Tu dissestes que conseguiu um cabo antigo para emendar mas acha que fêz algo errado. Pode ser. Se não observares como é a identificação dos pinos do conector, ou a coisa funciona, se ligasses corretamente e tivestes a sorte de ligar certo ou a coisa não funciona.

No caso de não funcionar, o maior perigo é trocares os terminais referentes a alimentação. Ou seja, me vez de ligar o Vcc no pino do Vcc ligastes no GND e vice-versa. Quando os terminais de alimentação sçao ligados corretamente mas os sinais D+ e D- são trocados, menos mal.

Portanto, não se guie pela cor dos fios. Se guie pelas informações dos sinais. E tu tens essa informação. Ela está na placa principal.

No momento, eu não lembro as posições dos pinos do conector USB. Sei que a alimentação(GND e VCC) ficam nos extremos e os sinais D+ e D- ficam nos dois pinos internos. Pesquise na Internet e veja como é essa pinagem. Errar essa pinagem, em alguns casos(trocar os pinos de alimentação, por exemplo) pode ser fatal para o dispositivo a ser conectado.

Postado

Meu erro creio que foi ir pelas cores e não pelo sinal. O problema foi que o USB amassou, a placa está intacta, quando conectei os cabos emendados pelas cores (método sem sucesso) apareceu algo como a seguinte mensagem no computador "porta USB trabalhando com tensão acima do permitido".

Postado
Meu erro creio que foi ir pelas cores e não pelo sinal. O problema foi que o USB amassou, a placa está intacta, quando conectei os cabos emendados pelas cores (método sem sucesso) apareceu algo como a seguinte mensagem no computador "porta USB trabalhando com tensão acima do permitido".

Pelo menos ... Já tentou ligar conforme os sinais? Se não fêz e já devias ter feito, faça agora. Fazendo as ligações corretas é que vais saber se danificou ou não algo.

Como ja dizia Rauzito... Tente! tente outra vez e acrescentando, da forma correta!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!