Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HCSR04 em assembly ou c


PauloFonsecaMJ

Posts recomendados

Boa tarde galera, necessito de ajuda urgente, acho que entrei numa furada.

Sou estudante de mecatrônica e na disciplina de sistemas digitais 2 estamos programando o microcontrolador mc908qy4cpe e para a construção de um carro autônomo com o mesmo comprei o sensor ultrassonico hcsr04, o mesmo funciona com o arduino, porém um amigo me disse que conseguria eu faze-lo funcionar ou na linguagem c ou em assembly, porém nao consigo de forma alguma. Queria saber se alguem tem algum codigo para eu poder prgrama-lo, uma vez que uso o codewarrior para o mesmo e as biblioteca <utrasonic.h> não estão funcionando. Caso esse não sirva, alguém me sugere algum outro sensor?? Para medir a distancia do carrinho caso haja obstaculo ele desvie,

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esse microcontrolador que você usa, mas a ideia de medir a distância seria algo do tipo:

Seu sensor de distância de ter os pinos:

1. VCC: Positivo de alimentação (5v)

2. Trig: Entrada de sinal de disparo/acionamento

3. Echo: Saída contendo informação da distância lida

4. GND: Terra de alimentação

Como utilizar o módulo:

1. Fornecer um sinal alto (1) no pino Trig

2. Manter o sinal alto por pelo menos 10uS

3. Fornecer um sinal baixo (0) no pino Trig (Neste momento o módulo automáticamente irá enviar um sinal de 40Khz)

4. Aguarde uma borda de subida (0 para 1) no pino Echo

5. Começe a contar o tempo

6. Aguarde até ocorrer uma borda de descida (1 para 0) no pino Echo

7: Pare a contagem do tempo

8: Pronto! A contagem que você fez é o tempo que o ultrassom levou para ecoar no objeto e voltar, agora basta calcular a distância com base na velocidade do som (340m/S)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!