Ir ao conteúdo

LED em 110v

delara

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos.

Gostaria de saber como eu ligo um conjunto de mais ou menos 30 LEDs de alto brilho na rede, 110v.

Achei bastante projetos, mas com LEDs em série... mas isso não ia me prejudicar caso um led queimasse?

Pensei em fazer mais ou menos assim (não calculei exatamente o valor dos resistores e do capacitor), mas colocar mais LEDs até completar uns 30 +-.

Teria problema? Ou tem algo errado?

Muito obrigado.

post-987977-13884965792394_thumb.jpg

Postado

Se quer ligar rede 110v 30leds, o melhor jeito é em serie! Se seu led for verde, a tensão e em media 3V, então 30leds em serie daria 90V sobraria 20V da rede que devera ser segurado por um resistor, um led de alto brilho tem uma corrente media de 20mA, então so fazer a conta para achar o valor do resistor: 20V / 0,15 = 1,3Kohms... Pode usar um de 1,2k..

A potencia dissipado no resistor sera em torno de 0,333W. use um de ½W.

Se querer ligar em paralelo, ai vai ter que usar um capacitor no lugar do resistor, mas nao acho que seja uma boa ideia.

Qualquer duvida poste ai!

Postado

Mas roberto, ligando os resistores em série eu não teria um problema caso um deles queimasse?

Tipo, se um queimasse, todo o circuito apagaria.

Obrigado!

Postado
Bom dia a todos.

Gostaria de saber como eu ligo um conjunto de mais ou menos 30 LEDs de alto brilho na rede, 110v.

Achei bastante projetos, mas com LEDs em série... mas isso não ia me prejudicar caso um led queimasse?

Pensei em fazer mais ou menos assim (não calculei exatamente o valor dos resistores e do capacitor), mas colocar mais LEDs até completar uns 30 +-.

Teria problema? Ou tem algo errado?

Muito obrigado.

Eu fiz um painel, led e R individual, (R de 1k)sem capacitor, ficou legal.

Postado

Sim teria, mas ai você troca apenas o que queimou e tidos acendera, em paralelo vai apagar apenas o que queimou, alem de que, a corrente que iria para esse, ira para os outros forrçando os outros mais, e scelerando a queima do resto virando uma avalanche, claro que se for bastante leds, queimar apenas 1, a corrente que sobrara para cada um dos outros sera insignificante mas a melhor maneira e em serie quando a fonte e bem alta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!