Ir ao conteúdo

Contador com Relé

piterog

Posts recomendados

Postado

Pessoal! Seguinte.. preciso deixar minha geladeira ligada durante 1h, passar 15min desligada e depois voltar a ligar durante 1h e assim sucessivamente!

É possível fazer isso com um contador(NE555) e com um relé correto?

Esse relé seria em função do consumo da geladeira né?

Motor e etc!

Dêem-me uma luz!

Obrigado!

---------------------------

Na real pensei agora e nem rende fazer um 555 eu acho..

Bom.. idéias!

Postado

Para esse tempo o 555 pode não ser muito preciso. Mas poderia ser feito com ele sim.

Qual o objetivo de operar uma geladeira assim? você sabe que ela já fez isso de forma automática.

Falou

Postado

Dá para usar o 555. É claro que o circuito não vai ter um alto nível de confiabilidade, devido à sua simplicidade.

Para os componentes da temporização, RA, RB e C do circuito abaixo, é recomendável usar o máximo valor possível para RA e RB e o mínimo para C, para evitar interferência da corrente de fuga do capacitor.

555astaacutevel.png

No datasheet consta que o máximo valor de RA + RB deve ser de 20 Mohms para uma tensão de alimentação de 15 V. para tensões menores esse valor decresce proporcionalmente. Por exemplo, para 12 V, seria 16 Mohms.

O relé a ser usado tem que suportar a potência da geladeira, enquanto que a saída do 555 pode fornecer no máximo 200 mA.

Postado
Dá para usar o 555. É claro que o circuito não vai ter um alto nível de confiabilidade, devido à sua simplicidade.

Para os componentes da temporização, RA, RB e C do circuito abaixo, é recomendável usar o máximo valor possível para RA e RB e o mínimo para C, para evitar interferência da corrente de fuga do capacitor.

555astaacutevel.png

No datasheet consta que o máximo valor de RA + RB deve ser de 20 Mohms para uma tensão de alimentação de 15 V. para tensões menores esse valor decresce proporcionalmente. Por exemplo, para 12 V, seria 16 Mohms.

O relé a ser usado tem que suportar a potência da geladeira, enquanto que a saída do 555 pode fornecer no máximo 200 mA.

Na verdade esse tempo não precisa ser perfeito.. tem que ser aproximado.. uns 5min pra mais ou pra menos não tem diferença!

Mas agora eu pensei.. o 555 só vai contar correto? Ele não vai ficar "piscando"?

Eu no caso precisaria que ele desse um pulso de 15min pra desligar o relé... e depois ficasse 1h sem dar pulso novamente.. que seria o tempo que o relé fica ligado!

Como faço isso?

"Possível" pode ser mas realizável na práctica é um pouco diferente.

Se bem entendi o que quer , e nem sei se será boa solução andar a ligar/deslgar um sistema desses, pode ser muito mais fácil usar algo como um temporizador.

Algo como estes exemplos:

http://www.nei.com.br/produto/2009/05/timer+programavel+kienzle+controls+com+de+controles+eletricos+ltda.html

http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://www.cognoscitiva-pt.com/shop/media/com_hikashop/upload/temporizador%2520digitall_1284368657.jpg&imgrefurl=http://www.cognoscitiva-pt.com/shop/index.php?option%3Dcom_hikashop%26ctrl%3Dproduct%26task%3Dshow%26cid%3D432%26name%3Dtemporizador-digital%26Itemid%3D42%26category_pathway%3D52&h=276&w=300&sz=31&tbnid=0UrbquVZFRP7qM:&tbnh=90&tbnw=98&prev=/search%3Fq%3Dtemporizador%2Bdigital%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=temporizador+digital&usg=___w0V9opnRoZzjEocMoWbswWWhSs=&hl=pt-PT&sa=X&ei=3GySUeiFFMOM7Qaz44GYDg&ved=0CB8Q9QEwBA

Poise então amigão!

Eu não postei aqui o objetivo, mas não gosto de comprar nada pronto! Gosto de fazer eu mesmo :D É legal aprender, se matar fazendo um troço.. não dar certo.. refazer... enfim.

Acho que com o 555 não vai dar.. enfim.. vou procurar outro jeito!

Postado

No esquema que postei, o 555 está configurado para modo astável, onde ele alterna a saída entre nível alto e baixo, sendo o tempo em nível alto mais longo do que em nível baixo.

O tempo em nível alto pode ser calculado pela fórmula:

t1 = 0.693 (RA + RB) C

e o tempo em nível baixo pela fórmula:

t2 = 0.693 (RB) C

A ideia é que enquanto a saída do 555 estiver em nível alto, o relé fique armado e quando a saída do 555 estiver em nível baixo, ele fique desarmado.

Primeiramente calculamos o valor de RB para um tempo de nível baixo de 900 segundos, atribuindo o valor de 330 uF para o capacitor, e encontramos RB = 3,9 Mohms.

Em seguida, calculamos o valor de RA, que resulta em 11,8 Mohms que pode ser formado por um resistor de 10 Mohms em série com um de 1,8 Mohms.

Postado
No esquema que postei, o 555 está configurado para modo astável, onde ele alterna a saída entre nível alto e baixo, sendo o tempo em nível alto mais longo do que em nível baixo.

t1 = 0.693 (RA + RB) C

t2 = 0.693 (RB) C

A ideia é que enquanto a saída do 555 estiver em nível alto, o relé fique armado e quando a saída do 555 estiver em nível baixo, ele fique desarmado.

Primeiramente calculamos o valor de RB para um tempo de nível baixo de 900 segundos, atribuindo o valor de 330 uF para o capacitor, e encontramos RB = 3,9 Mohms.

Em seguida, calculamos o valor de RA que resulta em 11,8 Mohms que pode ser formado por um resistor de 10 Mohms em série com um de 1,8 Mohms.

Opa, vou montar aqui! E ver o que acontece :D

Obrigado :D

Postado

t1 = 0.693 (RA + RB) C

t2 = 0.693 (RB) C

Em seguida, calculamos o valor de RA, que resulta em 11,8 Mohms que pode ser formado por um resistor de 10 Mohms em série com um de 1,8 Mohms.

Essas fórmulas apenas contam com a corrente do próprio 555 e que ~~0,25uA.

Isto é admitem que a corrente de fugas do condensador é zero.

Na realidade a corrente de fugas de um condensador electrolítico não é zero e pior ainda varia e bastante.

Os que medi , e só como exemplo, 470uF/16V com 12V aplicados apresentou entre 50 e 70 uA. De 470uF/35V com 12V aplicados apresentou entre 10 e 30 uA.

Isto limita completamente o cálculo da resistência máxima pois implica uma resistência de 1,2 M (em paralelo com um eletrolítico ideal),considerando apenas 10uA de fuga.

Isto mesmo está explicado nas AN da Phillips, onde apontam para tempos 20 a 30 minutos.

.

Postado
Essas fórmulas apenas contam com a corrente do próprio 555 e que ~~0,25uA.

Isto é admitem que a corrente de fugas do condensador é zero.

Na realidade a corrente de fugas de um condensador electrolítico não é zero e pior ainda varia e bastante.

Os que medi , e só como exemplo, 470uF/16V com 12V aplicados apresentou entre 50 e 70 uA. De 470uF/35V com 12V aplicados apresentou entre 10 e 30 uA.

Isto limita completamente o cálculo da resistência máxima pois implica uma resistência de 1,2 M (em paralelo com um eletrolítico ideal),considerando apenas 10uA de fuga.

Isto mesmo está explicado nas AN da Phillips, onde apontam para tempos 20 a 30 minutos.

.

Então tu me aconselha a fazer o que?

Postado

Se quer fazer, como disse antes, use um ci como os que indiquei.

Outra solução pode ser usar um 555 e um circuito contador a funcionar como divisor de frequência.

Postado
Sei la ..seria mais fácil pegar um pic mais barato q achar e fazer um programinha simples....seria mais sastifatorio

Também é uma possibilidade!

Como achar um PIC barato que atenda ao que eu desejo?

A programação até não acho difícil.. mas o problema é que eu não entendo o que muda de PIC pra PIC e o que que cada um pode fazer!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!