Ir ao conteúdo

Problema com leitura de DVD

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Gostaria de obter uma solução para o seguinte: Tenho alguns dvds -R (marca TDK), gravados há cinco anos, com vídeos em formato mpeg. Recentemente comprei um leitor de DVD/BD (de sala), marca LG, e o que sucede é que ao reproduzir alguns desses vídeos, aparecem “quadradinhos” de várias cores no vídeo, ficando também estes por vezes, com o som desfasado da imagem e um pouco travado. No entanto, no drive do computador (também de marca LG), estes lêem sem qualquer problema. O que poderá estar a causar tal situação e como solucioná-la? Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

Estes quadriculados costumam ser defeitos ou falhas nas gravações originais dos filmes e vídeos. Ainda mais na internet, vem vários com problemas, o pessoal grava errado ou fora dos padrões. Pode ser que no reprodutor a leitora é mais sensível ou tenha defeitos na calibragem. No PC a gravadora lê normal os arquivos, tem diferenças. Tente fazer cópias novas e com mídias de qualidade Sony ou Philips, gravar em 4X ou 8X. Uso o Nero 7 e na ora de copiar um CD/DVD tem opções de gravação, onde na caixa pode marcar corrigir erros leituras nas gravações, o programa efetua as correções automáticas no vídeo, não sendo graves. Gravo vídeos tudo no padrão (NTSC), veja no manual do reprodutor as configurações de uso se estão corretas e padrões usados.

Postado

Agradeço a sua resposta.

No meu caso, os vídeos que não estão a ler bem no leitor de dvd de sala foram gerados pela minha máquina de fotos (formato .mpeg). O dvd foi gravado como dvd de dados no nero e não foi autorado. O meu dvd/bd player é capaz de reproduzir vários formatos, entre estes .mpeg, flv, mp4, etc. Será que a leitura de dvds não autorados está provocando esses "quadradinhos" a cores nalguns dos vídeos?

Nota: a mídea é TDK-R. Os vídeos em mp4 não estão com problemas. Os mpeg apenas apresentam problemas no dvd de sala (alguns deles) e não no pc.

• Membro VIP
Postado

Pode ser que este formato gerado pela máquina de fotos, não é especificamente um vídeo para rodar em um reprodutor de mesa, tenho um Sony.

Seria converter pelo Nero ou outro software, para o formato ideal de vídeo. Faça um teste. No computador é diferente porque o sistema abre vários tipos de arquivos e imagens.

• 4 semanas depois...
Postado

Bom Dia. Testei e deu certo, o formato da minha máquina é que não estava a ler corretamente no drive. Entretanto,com estes "testes" verifiquei que alguns dvds meus, marca TDK ( com cerca de cinco anos) estão apresentando, na área gravada, pequenos pontos negros, que não saem ao limpar. O que poderá ser? Estes pontos estão espalhados por todo o dvd e apresentam um padrão que parece uma estampa de pele onça, são vários "pontinhos" negros pequenos por toda a mídia (é bem visível na parte que está gravada). Ao que me parece estão a ler bem. Estes estavam guardados em capas de plástico. Não me recordo se já estavam assim ou não. Que posso fazer? Terá problema? Agradeço.

• Membro VIP
Postado

As mídias não tem data de validade, duram muitos anos, desde que não peguem luz solar direto, umidades, riscos ou raspões. Guardar em estojos de acrílico individual ou naqueles tipo tubo, onde cabe vários. Os pontos pretos seria falhas e corrosão no esmalte da mídia, na parte interna. Nestes pontos a leitora da gravadora, falha e pode dar erros. Sendo arquivos importantes, pode garantir copiando para novas mídias.

Postado

Agradeço a informação. Seguem duas fotos para ilustrar melhor a situação. Será mofo? Os "pontinhos" estão fixados na mídia. Que parece ser isto? Agradeço desde já.

post-1047964-13884966170122_thumb.jpg

Postado
Aqui está a outra foto.

Todo o dvd está assim, parece que "modificou" a camada onde passou o laser (ou já gravou assim e não reparei na altura, não sei se será possível). Há locais mais incidentes. Espero que as imagens ajudem a clarificar o meu problema pois tenho mais dvds assim.

Entretanto, outros dvds também apresentam alguns riscos, mas estão a ler. Acabei verificando todos. Estes terão problema? Segue a imagem. Agradeço!

• Membro VIP
Postado

Quando a mídia é gravada num CD cor clara espelhada, fica normal onde gravou uma faixa mais escura, é normal. Este como é vermelho, na foto mostra faixas mais escuras. Parece normal pela mídia. Se não tiver dando problemas, aguarde mais um pouco.

Postado

Agradeço toda informação prestada. Assim sendo também aquelas "pintinhas" mais negras que se encontram no dvd (nas primeiras fotos),não apresentam problema aparentemente, correcto? A hipótese de ser bolor está descartada, não é? isto era o que me estava assustar....

Postado

Entretanto estive a pesquisar um pouco, aquelas "pintinhas" poderão ser o efeito de "Disc Rot" ou não tem nada a ver. Como detectar se se trata de "Disc Rot"? O meu receio é que seja bolor ou oxidação nos disco. Agradeço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...