Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificadores Valvulados X Transistores


Posts recomendados

para quem entende de musica, qualidades em amplificadores..

Entre um amp Valvulado, transistorizado, e um mosfet, qual tem maior qualidade?

Qual tem mais fidelidade?

A valvula produz harmonicos? Como seriam eles? O transistor bipolar nao adiciona harmonicos? E o mosfet adiciona harmonicos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para quem entende de musica, qualidades em amplificadores..

Entre um amp Valvulado, transistorizado, e um mosfet, qual tem maior qualidade?

Qual tem mais fidelidade?

A valvula produz harmonicos? Como seriam eles? O transistor bipolar nao adiciona harmonicos? E o mosfet adiciona harmonicos?

calma lá, vou responder sobre o pouco que sei, que é entre qualidade de áudio por válvulas ou transistor.

disparado, á válvula ganha, pois os melhores amplificadores em alta fidelidade (hi-fi) são válvulados.

se estiver interessado em um modelo, por $35.000 você leva esse.

http://www.aaudioimports.com/ShowProduct.asp?hProduct=26

se quiser entender o funcionamento ou se arriscar a montar o seu próprio, vá nesse link.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/mundo-das-valvulas/2525-v095

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os transistores geram harmônicos tanto ou mais que as válvulas, essas distorções sempre estão relacionadas ao limite de ganho do circuito, ou seja, quando eles começam a distorcer o som (sobrecarga), no artigo abaixo, você terá uma boa noção dessa deformidade no som...

http://www.novacon.com.br/audiocontamp1.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, na faixa de operação normal de amplificação, as harmônicas são desprezíveis para todos os modelos; Válvulas, Transistores, CI's.

Nos estágios de saída transistorizados, (par complementar), tem aquele probleminha do corte do sinal em 0,7V, mas isso é contornável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, diga se o que eu entendi esta certo ou nao:

O a valvula, quando o amp amplifica muito, onde o sinal seria ceifado, a valvula comprime os picos e nao ficam completamente quadrado igual o transistor faz certo? Assim o amplificador valvulado precisaria ser muito mais saturado para gerar harmonicos desagradaveis por conta desse tipo de deformaçao da onda certo? Ja no transistor quando saturado, a forma que ele deforma a onda, praricamente deixa os picos quadrados ou deixa os picos semelhante a dente de serra devido o capacitor de acoplamento, geraeia harmonicos desagradaveis mesmo que o amplificador nao esteja estão saturado como o valvulado certo?

Pelo jeito que o valvulado distorce quando saturado, precisa estar muito saturado para gerar uma intensidade de harmonicos desagradavel, e o transistorizado ja pouco saturado ja gera uma intwnsidade de harmonicos desagradavel consideravel!

Ta certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, você esta certo em todos exemplos apresentados...

O problemas das válvulas, (Não só em amplificadores), é que são extremamente caras para serem produzidas, possuem uma durabilidade muito menor que um transistor, e precisam de tensões as vezes muito altas para funcionarem!...

Por isso, elas caíram em completo desuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era so isso que eu queria saber!! Sabendo disso da para eu provocar esse efeito em um amplificador transistorizado!! Claro dentro da faixa boa de operaçao do transistor para nao ceifar a onda... Acho que nao ficara igual a valvula mas sabendo o que ela faz no sinal ja da para eu ter um ideia de como fazer isso um circuito que provoque isso transistorizado!! Era isso que eu queria...

Dizem que o som da valvula e mais bonito que o do transistor por causa desses harmonicos... Nunca escutei e como nao sou da epoca da valvula e ou nao compensa comprar um valvulado pois e muito caro, pouco rendimento, potencia baixa.. então vou tentar fazer isso com um transistorizado! Pra ver como e esse efeito!!

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!, mas o ideal seria você dimensionar os circuitos, com realimentações negativas, de forma que eles jamais chegariam a trabalhar na zona de distorção, isso garantiria o sinal puro, "Imaculado" (perfeito).

Mudando o assunto!

Aqueles pedais de guitarras te darão uns excelentes exemplos de distorções "controladas" que você pode pesquisar ou estuda-los, são muito interessantes quando analisados no osciloscópio... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Obrigado pela dica, vou pegar uns esquemas desses pedal e analisar!!

Ja pensei nessa realimentaçao para que nunca o amp trabalhe na distorçao... Pensei em boas ideias: amp o sinal de forma que ele fique exatamente em uma tal amp que eu defina! Isso independente da amp que entra, para isso eu faria um controle de ganho automatico!! Claro, assim nao teria como eu ajustar o vol do amp, mas ai, depois que ja defino essa amp, ponho o controle de vol na saida desse estagio, e vai para o amp de potencia onde a realimentaçao desse que difine o ganho, também amp X vezes que eu defino... Assim nunca trabalharia nessa zona de distorçao... Pois se o ainal de entrada estiver muito grande, o controle de ganho automatico diminuira ou amplificara menos para nao distorcer....

Igual aqueles circuitos sintonizador de radio AM, que eles tem o controle de ganho automatico chamado CAG...

E depois disso vou pegar uns circuitos desses pedal e ver....

Mas eu também ja tinha pensado nisso, independente da amplitude da entra do sinal, o controle de ganho automatico sempre amplifica positovamente ou negativamente de forma que o sinal sempre esteja com amplitude de uns 1V!! Assim, depois disso passaeia por um clipper com diodos para cortar isso em 0,6V mas seria um corte suave como na valvula, isso eu consigo com divisor de dois resistores e um diodo, resistor em serie com o diodo para isso ficar suave!! Pois quando o sinal ultrapassar 0,6v a malha começara atenuar, assim ficara um corte suave...

Mas assim em todo o vol estaria fazendo esse efeito, então posso por um controle nesse clipper, de forma que eu deixe passar os 1v perfeito ou uns 0,8v com os picos comprimidos...

E como a amplitude nunca sera mais que 1V independente da amplitude que entrar por causa desse 1 estagio, calculo a realimentaçao do amplificador de potencia de forma que ele amplifique esses 1V para tal amp, de forma que nunca ultrapasse o limite do amplificador!!

Como a realimentaçao do amplificador e muito exata e precisa acho que da certo, veja se a ideia e boa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Fiz teste no simulador e saiu com os picos compridos!! So nao sei vai dar o efeito no audio...

O unico problema no CAG e que, se o sinal estivet mt baixo na entrada vai ter mais ruidos porque ele vai amplificar isso... Mas se eu limitar o ganho dele acho que resolve...

Sim!, é sair fazendo testes, não confie muito nos simuladores, uma pequena deformação na onda pode passar despercebido no simulador, mas quando escutamos o som é que percebemos os efeitos da pequena distorção da onda amplificada!.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...