Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diskete Bootavel Sem Arquivos ?


MCoutinho

Posts recomendados

É o seguinte, baixei o programa Memtest e criei o diskete, só q quando se tenta ler o mesmo não é mostrado nenhum arquivo, quando se cria o diskete é mostrado q não é possivel se ler o diskete, isso já vi em outro tipo de programa (não me lembro qual no momento), então pergunto: Que tipo de sistema ou programa se cria esse tipo de diskete bootavel e que não se é possivel ver o seu conteúdo nem copiar.

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MCoutinho,

Acontece que o windows na hora de reconhecer um disquete usa o padrão de formatação MSDOS, ou seja, nos primeiros setores do disquete está escrito que:

o disquete possui esse formato, quais os arquivos que estão gravados, onde estão gravados, etc.

Quando se usa outro tipo de formatação, como um disco de boot que não apresenta esse formato, o windows não reconhece nada.

Os discos bootáveis apresentam no primeiro setor o boot loader, ou simplesmente um programa que será lido pelo BIOS durante o boot.

Existem diversos programas que criam discos a partir de imagens ou o contrário. O RAWRITE é bem popular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Eu concordo com o EFSPAZ, o disquete, como o disco rígido, usa uma tabela de alocação de arquivos. Essa tabela no caso do disquete é a FAT 12 (se formatado pelo DOS/WINDOWS). O Dos/Windows, somente reconhece discos com esse sistema de arquivos, a FAT, qualquer outro sist. de arquivos como HPFS, NTFS ou HDA não será aceito nesses sistemas. Saiba que na verdade os arquivos estão no disquete, acontece que o seu Windows ou MS-DOS, não os localiza e portanto não os exibe, isto nos ajuda a entender também o que acontece quando deletamos qualquer coisa, ou formatamos uma mídia qulaquer, quando se deleta um texto por exemplo, a informação de que esse texto existe é apagado da FAT do H.D pelo próprio Sistema Operacional, a partir daí ele não será mais enxergado, portanto outra coisa será gravado por cima dele. Mas aí depende também para qual sistema você está tentando criar disco bootável. se for DOS ou/e Win, use o comando SYS para passar o sistema ou crie no Windows pelo painel de controle ícone adicionar ou remover programas, guia criar disco de inicialização, valeu???

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por modemman@10 jun 2004, 01:48

:D Eu concordo com o EFSPAZ, o disquete, como o disco rígido, usa uma tabela de alocação de arquivos. Essa tabela no caso do disquete é a FAT 12 (se formatado pelo DOS/WINDOWS). O Dos/Windows, somente reconhece discos com esse sistema de arquivos, a FAT, qualquer outro sist. de arquivos como HPFS, NTFS ou HDA não será aceito nesses sistemas. Saiba que na verdade os arquivos estão no disquete, acontece que o seu Windows ou MS-DOS, não os localiza e portanto não os exibe, isto nos ajuda a entender também o que acontece quando deletamos qualquer coisa, ou formatamos uma mídia qulaquer, quando se deleta um texto por exemplo, a informação de que esse texto existe é apagado da FAT do H.D pelo próprio Sistema Operacional, a partir daí ele não será mais enxergado, portanto outra coisa será gravado por cima dele. Mas aí depende também para qual sistema você está tentando criar disco bootável. se for DOS ou/e Win, use o comando SYS para passar o sistema ou crie no Windows pelo painel de controle ícone adicionar ou remover programas, guia criar disco de inicialização, valeu???

ABRAÇOS

Valeu as explicações, quanto aos sistemas de FAT e como criar um disco de boot eu não tenho problemas, tenho conhecimento disso, o que eu gostaria realmente é saber como foi feito esse tipo de diskete e qual programa se usa, se vocês já usaram o memtest devem ter percebido q quando baixamos o arq do mesmo e executamos no WINDOWS é exibido a cx de mensagem para ser inserido um diskete (portanto esse arq foi criado em algum programa de imagem q roda em ambiente windows), então inserimos o mesmo e ele formata e cria, dai sim não se é possivel ler nem em DOS ou Windows, com certeza está com formatação diferente. Meu interesse em como e qual programa usar é que eu pretendia criar um diskete com algum utilitário (como o memtest) colocar no diskete bootavel, e assim q der o boot já executasse o mesmo, até ai nada difícil, mas fiquei intrigado como foi feito esse do memtest e gostaria de quando criar o meu tambén não fosse possivel le-lo através do windows ou DOS.

Espero ter explicado melhor.

Abraços

Mauro Coutinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MCoutinho, o que você está querendo é fazer o seu próprio boot?

:tantan:

Seguinte:

Quando o PC inicia o BIOS procura no primeiro setor do disquete (TRILHA 0, FACE 0, SETOR 1) o programa que será executado por ele. Então ele lê o arquivo binário que se encontra neste local, carrega na mémoria (000:7C00H) e o executa.

Como ele sempre carrega em 0000:7C00H, seu programa tem que ter o segmento de código para este ponto e no final do programa deve haver a indicação dq que ele é um programa do boot dado por: 55H AAH.

Portanto esses programas que fazem disco de boot, gravam o programa que vai ser carregado pelo BIOS, que na maioria das vezes é um boot loader, exatamento no primeiro setor do disquete. O debug mesmo pode gravar desse jeito.

EX:

debug bootprg.com

-

-W 100 0 0 1

Só um detalhe:

Cada setor do disquete possui apenas 512 bytes. Já que o BIOS lê apenas o primeiro setor, geralmente o programa no setor de boot é apenas um carregador para um utilitário ou Sistema Operacional.

Espero ter ajudado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por efspaz@10 jun 2004, 13:31

MCoutinho, o que você está querendo é fazer o seu próprio boot?

  :tantan:

Seguinte:

Quando o PC inicia o BIOS procura no primeiro setor do disquete (TRILHA 0, FACE 0, SETOR 1) o programa que será executado por ele. Então ele lê o arquivo binário que se encontra neste local, carrega na mémoria (000:7C00H) e o executa.

Como ele sempre carrega em 0000:7C00H, seu programa tem que ter o segmento de código para este ponto e no final do programa deve haver a indicação dq que ele é um programa do boot dado por: 55H AAH.

Portanto esses programas que fazem disco de boot, gravam o programa que vai ser carregado pelo BIOS, que na maioria das vezes é um boot loader, exatamento no primeiro setor do disquete. O debug mesmo pode gravar desse jeito.

EX:

debug bootprg.com

-

-W 100 0 0 1

Só um detalhe:

Cada setor do disquete possui apenas 512 bytes. Já que o BIOS lê apenas o primeiro setor, geralmente o programa no setor de boot é apenas um carregador para um utilitário ou Sistema Operacional.

Espero ter ajudado.  :bandeira:

Efspaz, é mais ou menos o seguinte, tenho um utilitario que dá informções sobre o sistema (diskinfo.exe), então gostaria de fazer o diskete dar o boot e já executar o programa, como eu disse esse não é a questão que tenho duvidas pois posso criar um dskt de boot normal e chamar o utilitario no autoexec, a questão é que fiquei intrigado com o sistema de boot do Memtest, aonde com um executavel se cria o diskete, executa-se o programa e não se é possivel ler o mesmo.

E como eu uso vários utilitários via dskt no meu dia a dia pois faço manutenção em Pc e alguns utilitários tem até mais de um arquivo, eu gostaria de faze-los bootavel (os que eu tenho já são bootavel, mas no modo normal, chamados no autoexec) mas que não se pudesse ler o conteudo do mesmo nem copiar o dskt, tipo acontece com o Memtest. A opção do debug eu não conhecia, testei e percebi q apos o comanda w 100 0 0 1, não se é possivel ler o mesmo, mas não entendi como poderia colocar um utilitario e faze-lo dar o boot. Espero não estar sendo inconveniente nem chato nessa questão, mas como disse me intrigou muito e gostaria de aprender como se faz ou pelo menos entender como foi feito o do Memtest.

Grato

Mauro Coutinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MCoutinho@10 jun 2004, 15:51

Efspaz, é mais ou menos o seguinte, tenho um utilitario que dá informções sobre o sistema (diskinfo.exe), então gostaria de fazer o diskete dar o boot e já executar o programa, como eu disse esse não é a questão que tenho duvidas pois posso criar um dskt de boot normal e chamar o utilitario no autoexec, a questão é que fiquei intrigado com o sistema de boot do Memtest, aonde com um executavel se cria o diskete, executa-se o programa e não se é possivel ler o mesmo.

E como eu uso vários utilitários via dskt no meu dia a dia pois faço manutenção em Pc e alguns utilitários tem até mais de um arquivo, eu gostaria de faze-los bootavel (os que eu tenho já são bootavel, mas no modo normal, chamados no autoexec) mas que não se pudesse ler o conteudo do mesmo nem copiar o dskt, tipo acontece com o Memtest. A opção do debug eu não conhecia, testei e percebi q apos o comanda w 100 0 0 1, não se é possivel ler o mesmo, mas não entendi como poderia colocar um utilitario e faze-lo dar o boot. Espero não estar sendo inconveniente nem chato nessa questão, mas como disse me intrigou muito e gostaria de aprender como se faz ou pelo menos entender como foi feito o do Memtest.

Grato

Mauro Coutinho

Mas era isso mesmo que eu estava explicando...

Vou tentar ser mais claro.

O tal do MemTest instala seu carregador de Boot (que já expliquei) no primeiro setor do disquete e copia para os setores posteriores os possíveis programas que irá usar. Como ele faz isso? Através de chamadas a INT 13H. Com ela é possível acessar diretamente os setores de uma unidade.

Pra fazer o mesmo, você deve criar um programa carregador de boot (em assembly) com aquelas especificações que já falei, que inicie seus utilitários, e se instale no primeiro setor do disquete. Se não quiser programar a parte que grava no disquete, você pode usar aquele exemplo do debug que ele grava lá. Só tem um detalhe. Se esses seus utilitários fizerem chamadas aos DOS, não irão funcionar já que a sua intenção é carregar um boot sem o MSDOS. :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:rolleyes: Oi não pude deixar de ler as explicações dadas referente à sua dúvida e me desculpe por não ter atingido o objetivo da questão. Eu não conheço esse utilitário maluco, MemTest. Mas se o q eu entendi é q você não quer q seja possível se copiar, e/ou alterar os arquivos que também serão parte do seu "esquema", então resolva logo o problema e faça atribuições aos arquivos com o comando attrib do DOS... Oculte, torne-os somente leitura. E para garantir ainda mais a segurança proteja o diskt contra gravação acionando a lingueta dele para baixo, isto evita-rá que até mesmo programas realizem gravações automáticas, como o comando FORMAT do DOS só a título de exemplo.

TOMARA QUE EU TENHA ENTENDIDO... UFA! :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!