Ir ao conteúdo

Cooler 12V em Tensão 220v

Deusivandias@hot

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos da comunidade, como ligar um cooler de 12 volts, em tensão de 220v, usando resistor, diodo, etc, sou leigo em eletrônica, só sei ligar LED de auto brilho usando resistor de 100k por 1W e diodo 1N4007. Estou querendo melhorar a temperatura do modem e roteador, com os cooler de fonte de pc's.

Postado
Olá, amigos da comunidade, como ligar um cooler de 12 volts, em tensão de 220v, usando resistor, diodo, etc, sou leigo em eletrônica, só sei ligar LED de auto brilho usando resistor de 100k por 1W e diodo 1N4007. Estou querendo melhorar a temperatura do modem e roteador, com os cooler de fonte de pc's.

Se a tensão da fonte do modem for 12v pode usar ela, ou uma fonte só pro cooler.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470219118-fonte-estabilizada-chaveada-110220v-para-cftv-12v-1a-_JM

Postado

Silvio, poderia me ajudar, quero fazer este cooler funcionar separadamente da fonte do modem, vou colocar o modem/dentro da caixa de ventilação. Porém como funcionar o cooler de 12V, em 220V, por meio de resistor e diodo, tem jeito? Fico no aguardo. Rapaz sou fanático em eletrônica, mas muito leigo na área.

Postado

Tu quer montar uma fonte pro cooler com material de sucata, é isso?

Vai ter que usar um transformador com saída de 9 a 12v, 4 diodos retificadores e um capacitor eletrolítico. Só com diodo e resistor não dá, e essas fontes sem trafo são umas porcarias, inseguras pois não isola o circuito da rede de 220v.

Postado
Tu quer montar uma fonte pro cooler com material de sucata, é isso?

Vai ter que usar um transformador com saída de 9 a 12v, 4 diodos retificadores e um capacitor eletrolítico. Só com diodo e resistor não dá, e essas fontes sem trafo são umas porcarias, inseguras pois não isola o circuito da rede de 220v.

Bom amigo, obrigado pela dica, mas vou encerrar o projeto, pensei que fosse mais fácil, como falei sou analfabeto em eletrônica, entretanto não conseguiria montar a estrutura; ha, ia aproveitar a carcaça e cooler da fonte de PC, sou fanático na área, mas fazer o que. Já procurei na net um bom curso, só encontrei porcaria. Diante de tudo o meu muito obrigado, se souber de um bom curso, favor indicar-me. Um abraço e até a próxima amigo.
Postado

Não estou dizendo que vai funcionar, é só uma sugestão a ser testada.

No software simulador funcionou satisfatoriamente com carga resistiva.

http://img194.imageshack.us/img194/4557/jxgq.png

jxgq.png

É basicamente um retificador em ponte completa para 220V que está sendo alimentado através de um capacitor de poliéster de 2uF.

Na saída do retificador tem um capacitor de filtro de 1000uF.

O resistor de 80 Ohms representa a resistência elétrica que o motor impõe à 12V, oferecendo o consumo de 0.15A, o mesmo consumo do cooler.

Presume-se então que ao montar o circuito e alimenta-lo com 220V, a reatância capacitiva oferecerá uma certa "resistência" a passagem da corrente elétrica fazendo o capacitor de 1000uF da saída do retificador se carregar até aproximadamente 12V, onde se estabilizará pois a resistência elétrica do próprio cooler não deixará a tensão subir mais que isso.

Este conjunto deverá funcionar semelhante a um divisor resistivo com um resistor de 1,2K que limita a correte e outro de 80 Ohms que representa a resistência do motor.

O problema de se usar um resistor de 1.2K para limitar a corrente é que ele dissiparia 37 watts. Iria esquentar tanto quanto um ferro de solda de 40 watts. A reatância capacitiva faz o mesmo serviço sem aquecimento.

O ideia precisa ser testada.

Postado
Não estou dizendo que vai funcionar, é só uma sugestão a ser testada.

No software simulador funcionou satisfatoriamente com carga resistiva.

http://img194.imageshack.us/img194/4557/jxgq.png

jxgq.png

É basicamente um retificador em ponte completa para 220V que está sendo alimentado através de um capacitor de poliéster de 2uF.

Na saída do retificador tem um capacitor de filtro de 1000uF.

O resistor de 80 Ohms representa a resistência elétrica que o motor impõe à 12V, oferecendo o consumo de 0.15A, o mesmo consumo do cooler.

Presume-se então que ao montar o circuito e alimenta-lo com 220V, a reatância capacitiva oferecerá uma certa "resistência" a passagem da corrente elétrica fazendo o capacitor de 1000uF da saída do retificador se carregar até aproximadamente 12V, onde se estabilizará pois a resistência elétrica do próprio cooler não deixará a tensão subir mais que isso.

Este conjunto deverá funcionar semelhante a um divisor resistivo com um resistor de 1,2K que limita a correte e outro de 80 Ohms que representa a resistência do motor.

O problema de se usar um resistor de 1.2K para limitar a corrente é que ele dissiparia 37 watts. Iria esquentar tanto quanto um ferro de solda de 40 watts. A reatância capacitiva faz o mesmo serviço sem aquecimento.

O ideia precisa ser testada.

Caro colega se testar e surtir efeito, der um alô, e se possível faz um rascunho de como montar os componentes na placa, agradeço pelo apoio.
Postado
Caro colega se testar e surtir efeito, der um alô, e se possível faz um rascunho de como montar os componentes na placa, agradeço pelo apoio.

Olá!

Consegue os componentes e fiz o teste, vamos a lista de componentes e o resultado:

Usei um capacitor de poliester de 2.2uF como este abaixo:

bigPhoto_0.jpg

4 diodos do tipo 1N4007:

images?q=tbn:ANd9GcSbd7i41mPmiV18uvFX0X-SLP2RXqdf2nZwAvZzHZ0rKBMbAMC3Sw

E um capacitor eletrolítico de 470uF por 25V:

images?q=tbn:ANd9GcTkxF1gUiv3XccJTMLw9Pm1UPaNiE1guMSJkM9X26DAj1aPjmHm

Eu usei um cooler de 2.2 watts / 0.18A / 12V

A ligação do componentes é conforme o esquema que está na tela do software de simulação de circuitos eletrônicos.

No lugar do resistor de 80 Ohms, ligue o Cooler.

Tome cuidado pois é uma fonte chamada rabo quente (Dá choques).

Nunca ligue a fonte sem a carga, ou seja; sem o cooler, pois senão o capacitor vai explodir devido a tensão em cima dele subir sem nenhuma limitação (Limitação que é feita pela carga).

Resultado:

O circuito foi alimentado com 211V ac

A saída deu 9V conforme multímetro e o cooler funcionou.

Ao invés de capacitor de 470uF por 25V, use um de 1000uF por 25V.

No meu experimento deu 9V mas veja que a tensão de entrada estava com 211V, caso fosse 220 certinho a tensão de saída seria maior.

Se não atingir os 12V com o capacitor de poliéster de 2.2uF, acrescente um outro de pequeno valor em paralelo. Vá experimentando valores até chegar na tensão correta.

Postado
Imagine quando esse capacitor de poliester começar a perder a capacitância, adeus pra tudo que estiver na frente dele até o cooler.

Não acontece nada.

Conforme o capacitor vai perdendo a capacitância, a tensão vai caindo cada vez mais até zerar, mas posso lhe assegurar que é uma coisa muito difícil de acontecer.

Este capacitor de poliéster que eu usei para fazer o teste, era parte de um filtro de linha interno de um equipamento que já era usado a alguns anos.

Ele ficava ligado em paralelo com a rede e ainda perfeitas condições.

Para ele danificar tudo que estivesse ligado na saída da fonte, precisaria entrar em curto, o que só ocorreria caso ultrapassasse a sua tensão limite, isso faria romper o dielétrico interno, fundindo os filmes metálicos, tornando o capacitor um condutor de baixa resistência.

Para um capacitor deste entrar em curto é tão raro que se eu vi, eu já não me lembro mais. O que realmente acontece é ele perder gradualmente a capacitância, mais mesmo isso é difícil de acontecer.

Talvez a sua durabilidade seja devido a sua simplicidade de construção:

São apenas dois filmes metálicos ensanduichado com um dielétrico e feito de poliéster. Não possui eletrólito, não possui substâncias químicas que venham perder as propriedades com o tempo.

Postado

Desculpe, Albert. Onde eu escrevi perder capacitância quis dizer isolamento.

Mas nesse caso como tu garante que o capacitor é bem segura para essa aplicação, não vejo problemas então.

Mais uma vez, desculpem-me pela confusão e afobamento.

Postado

Olá, caro amigo obrigado pela dica, mas não entendo nada, só daria conta de montar o circuito se fosse como o tutorial do almeida filho, a respeito do filtro de linha, o qual ficou muito fácil pra quem não entende eletrônica, é que gosto muito da área, mas sou leigo dos leigos, mas gostaria de praticar estas novidades que vai surgindo na mente. Mas contudo agradeço de coração pelo esforço, mas se você puder fazer este tutorial passo a passo fico agradecido.

Ha, albert, como faço para inserir estas imagens, no texto? pois gostaria de postar umas imagens de uns filtros de linha, e de um esquema que estou montando para construção de um filtro personalizado, para aprovação do amigo Faller.

Postado

Simples:

Basta hospedar a imagem neste servidor de fotos:

http://imageshack.us/

Copiar o link da foto e adicionar aqui, no ícone inserir imagem.

Vai ser muito difícil você aprender a fazer alguma coisa sem saber a teoria da eletrônica.

Se realmente quer aprender vai ter que se esforçar nas apostilas.

Com um ano lendo, relendo e colocando em prática com ajuda de montagens de pequenos projetos da internet, isso já lhe dará uma boa bagagem em eletrônica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...