Ir ao conteúdo

Refrigeração Bulldozer 8150

Posts recomendados

Postado

Olá, meu processador está esquentando muito, tenho um gabinete bem refrigerado, e o cooler do processador é o stock, estou pensando seriamente em trocar o cooler/dissipador, alguem a recomendar custo/beneficio?

eu procurei o V10 da coolermaster, só que está muito caro, queria uma coisa um pouco mais barata...

o meu problema é em jogos, ele esquenta e começa a ter perda de FPS..

eu fiz um teste, desativei 4 núcleos dele, e joguei, ele quase não travou, porém a temperatura foi mais alta, alcançando 79ºC

queria algum que seja barato e que mantenha no maximo a 65ºC porque pretendo fazer o clock pra 4.2Mhz, mas com essa temperatura, não da nem de arriscar.

alguma dica ?

Postado

O processsador FX-8150 tem limite de temperatura recomendado para os cores em 61 C.

A temperatura de 79 C para os cores que você mencionou definitivamente está bem acima do limite recomendado para muitos processadores da AMD.

Não sei se é o seu caso, mas já vi o problema estar na própria instalação do cooler.

No caso de precisar remover o cooler, seria necessário limpar a pasta térmica e reaplicar novamente.

De qualquer não deixa der interessante trocar o cooler por algum outro que ofereça bom custo benefício.

Você não mencionou qual é o seu gabinete, seria necessário ter alguma estimativa do limite de altura que o cooler poderia ter.

Dentro das opções que considero ter bom custo benefício seriam o Mimax Artic Fox, Hyper 212 Plus/Evo, Akasa Venom e o Corsair A50/A70.

Minha crítica pessoal com relação ao A50 e A70 é que as fans são de 3-pinos com rotações de 16000 rpm - 2000 rpm o que pode não ser considerado silencioso para qualquer um.

Sei que muitos coolers atualmente andam em falta em lojas e pessoalmente poderia recomendar o Artic Fox que segundo o Rafael Coelho que fez o review do cooler aparentemente é fabricado pela Deepcool que tem boa reputação quanto a qualidade de seus coolers.

O Deepcool Assassin por exemplo compete com o Noctua NH-D14.

O Artic Fox está na faixa de R$ 90,00.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:07:1747:34234&origem=92&utm_source=CRITEO&utm_medium=RETARGET&utm_term=MYMAX%20COOLER%20P%20PROCESSADOR%20AMD%20INTEL%20ARTIC%20FOX%20120MM%20MYC%20ICE%20MX&utm_content=PROCESSADOR-AMD-INTEL&utm_campaign=MYMAX%20COOLER%20P%20PROCESSADOR%20AMD%20INTEL%20ARTIC%20FOX%20120MM%20MYC%20ICE%20MX

Review: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-MyMax-Arctic-Fox/2711

Postado

Olá, Edson o meu gabinete é um Cooler Master Elite 311

eu queria ter comprado um Haf 912, que tem ventilação na parte de cima, mas eu estava na correria pra terminar de montar esse pc, que comprei o Elite mesmo, eu estava dando uma olhada nesse cooler da cooler master hyper 212, eu achei em um site de uma loja aqui perto de casa, eles não tem no estoque, mas pedi pra me enviarem uma notificação quando chegar :D

agora em questão do dissipador estar meio fora, ou instalado corretamente, eu acho que não, porque logo que montei ele, eu cuidei muito pra não estragar a pasta termica que vinha no coolerbox :D

mas eu me enganei sobre a temperatura, no Hardware Monitor mostra as temperaturas de cada núcleo, e não passou de 68ºC, mesmo assim é alta comparado a especificação de fabrica, eu não sei o que foi que pegou 79ºC, porque tinha mostrado CPU 79ºC, ai logo a baixo Mainboard 49ºC, logo em seguida os 8 núcleos a 68ºC e por ultimo a placa de video a 72ºC

será que pode ser a temperatura da base do processador ?

Postado

1) Eu uso também o HWMonitor e recomendaria confiar mais nas temperaturas dos cores, placa de vídeo e disco rígido.

De qualquer forma, a temperatura que você deve se preocupar no caso do processador seria as dos cores.

Se quiser, experimente usar outros utilitários para comparação como o AMD Overdrive, RealTemp e o RealTemp.

2) O seu gabinete segundo a Cooler Master tem limite de altura para coolers estimado em 160 mm.

3) O 212 é uma boa opção considerando o seu bom custo benefício e não pensando em fazer over muito alto para o processador que você tem.

Postado

Então Edson, eu tirei a tampa lateral do gabinete, a temperatura dos cores, não passou de 61ºC, mas mesmo assim, eu prefiro comprar um cooler melhor, aqui a temperatura ambiente está em 17ºC, quando chegar no verão ele vai passar de 61ºC.

mas eu vou ver esse hyper 212 mesmo, acredito que seja uma boa opção, mas meu medo é não dar muita diferença, porque o dissipador original do bulldozer tem 3 heatpipes, tomara que ele mantenha ao menos uns 55ºC, ai ja ta ótimo, muito obrigado.

ainda não encerrem o tópico, eu volto aqui quando comprar o cooler eu posto quantos ºC está atingindo :D

Postado

1) Achei fotos do cooler que vem com o FX-8350.

fx8350_1.jpg

fx8350_2.jpg

O cooler que veio com o seu processador seria similar a esse?

Pelo que vi na primeira foto, a fan soprando para baixo em direção a placa mãe.

Sei que existem reviews e fabricantes de coolers verticais que recomendam fazer assim.

Mas eu pessoalmente faria um teste e usaria o cooler com a fan soprando para cima como na segunda foto, em direção contrária a placa mãe.

Dessa forma, sei que é possível conseguir temperaturas mais baixas.

2) Pela aparência esse cooler da AMD parece ser melhor do que os coolers que vi da Intel.

Pelo que sei coolers como o 212 são melhores do que os coolers que vem com o processador, além de serem mais silenciosos.

O 212 teria seu desempenho limitado em caso de querer overs mais altos.

Postado

sim, é o mesmo dissipador/cooler, bom, hj tive problemas com meu pc, ele começou a travar muito mais que o normal, e a temperatura não passou de 61ºC

ontem logo que tirei a tampa lateral, ele parou com as travadeira, e hj está muito pior do que ontem com a temperatura acima do normal =(

será q esses dias rodando com ele em alta temperatura deve ter danificado ?

só se for a temperatura, que chegando perto de 60 trava =(

placa de video, o cooler dela nem ta subindo o rpm, porque não passa de 62ºC

vou ver se inverto o cooler jogando pra cima, mas acho q vai acabar piorando, passou pela minha cabeça hj, fazer um "underclock" pra 3.2, pra diminuir a temperatura e então ver se é esse o problema..

Atualizei minha assinatura, eu tinha me esquecido de mudar, tava na config do pc antigo.

Postado

1) Sei que o processador após passar certa temperatura acima do limite, ele dimiminui automaticamente seu desempenho (throttling) com o intuito de evitar danos com o aquecimento.

2) Temperaturas de 62 C para a placa de vídeo geralmente não são altas.

Se quiser experimente usar utilitários como o MSI Afterburner, EVGA Precision X (não confundir com o Precision sem o X) ou Zotac Firestorm e ative o controle de rotação automático.

No Afterburner ative o controle de rotação clicando no botão User Define.

No Precision X clique no botão FAN CURVE e ative o controle automático da fan.

Postado

O processador somente faz isso em caso da temperatura ultrapassar certo limite de temperatura.

Isso poderia explicar os travamentos, quedas de desempenho.

Por isso é recomendável manter o processador dentro do limite especificado.

Postado

ah, entendi, pensei q era pra sempre isso ^^

mas ele ta com isso ainda, testei tudo no pc, só se for a temperatura do processador mesmo, quando chega perto de 55ºC trava, só pode ser isso, vou testar agora.

Edson, acabei de descobrir uma coisa, mas não faço a minima ideia do que pode ser, eu liguei o game em modo janela e deixei o HardwareMonitor aberto do lado, vendo as temperaturas, ao contrario de antes, que quanto mais travava mais a temperatura subia, agora está totalmente invertido, quando o processador chegar perto de 52ºC, o jogo tem queda de FPS brusca, de 90fps cai pra 20 fps, e as temperaturas do processador despencam pra 30ºC, como se o processador estivesse se "distraindo" e "esquecendo" do jogo.

será que tem algo a ver com o Cool'n'Quiet ?

Okay, mais um teste executado, com o cpu-Z eu vi que quando da as quedas de fps, o multiplicador cai de 19.5X pra 7X, e a tensão do core cai de 1.4V pra 0.9V.

mas isso só acontece quando a temperatura passa dos 50ºC, as vezes vai até 51ºC e cai, outras até uns 54ºC e cai, ta triste a situação aqui =(

Postado

Edson, resolvi o provlema, tive que mudar tudo na bios, o multiplicador do processador tava automatico, e vendo pelo CPU-Z ele ficava em 19.5X = 3900mhz, e assim ele chegava a 55ºC e entrava em modo ocioso, agora eu coloquei manual em 18X ficou nos 3600mhz originais do processador, e não passou dos 45ºC, e assim ele não entrou no modo ocioso, acho que a placa mãe deve ter danificado alguma coisa depois daqueles dias que superaqueceu =(

muito obrigado pela ajuda Edson :D

Tópico Encerrado o/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...