Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Skizic

Usar um PIC para ler dados de um teclado matricial e enviá-los para outro PIC

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou com a seguinte dúvida.

Preciso ler os dados de um teclado matricial 3x4 utilizando um PIC. Irei utilizar os números do teclado para digitar valores de 0 até 99. Estes valores serão mostrados em 2 displays de 7 segmentos. Os outros 2 botões (''#'' e ''*'') serão utilizados da seguinte forma:

-> Após o usuário digitar o valor desejado e este valor aparecer no display, ele deverá pressionar um botão (#) para enviar este valor para outro PIC.

-> Caso o usuário digitar o valor incorreto, ele deverá pressionar um (*) para limpar o display para que ele possa digitar o valor correto.

Vou utilizar os pinos Rx e Tx dos PICs para efetuar a comunicação entre eles.

Obrigado.:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ola Amigo.

Qual o PIC , qual o compilador e a linguagem que você esta usando??

Para teclado matriciais você pode criar uma variável e atribuir um valor para essa variável de acordo com a tecla pressionada, então você cria uma instrução de analise tipo um "switch()". Dentro de cada "case" você pode fazer uma cadeia de comando que mandão o PIC escrever no display e armazenar o valor dentro de outra variável 1 (que não seja a do teclado) repete o processo e armazeno o próximo valor dentro de uma variável 2, para saber se vai escrever na variável 1 ou 2 basta criar um flag (tipo se for igual a 0 escreve na variável 1 se for igual a 1 escreve na variável 2, por exemplo). Após isso o software fica analisando os botões (#) e (*). Se for pressionado # ele chama uma função que imprime os valores variável 1 e variável 2 pela UART, se for pressionado * ele zera os valores das variáveis e repete o processo. Eu utilizo o MikroC se você utilizar este mesmo compilador posso te dar uma ajuda mais profunda a nível de código!!

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×