Ir ao conteúdo

Usar um PIC para ler dados de um teclado matricial e enviá-los para outro PIC

Skizic

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou com a seguinte dúvida.

Preciso ler os dados de um teclado matricial 3x4 utilizando um PIC. Irei utilizar os números do teclado para digitar valores de 0 até 99. Estes valores serão mostrados em 2 displays de 7 segmentos. Os outros 2 botões (''#'' e ''*'') serão utilizados da seguinte forma:

-> Após o usuário digitar o valor desejado e este valor aparecer no display, ele deverá pressionar um botão (#) para enviar este valor para outro PIC.

-> Caso o usuário digitar o valor incorreto, ele deverá pressionar um (*) para limpar o display para que ele possa digitar o valor correto.

Vou utilizar os pinos Rx e Tx dos PICs para efetuar a comunicação entre eles.

Obrigado.:)

Postado

Ola Amigo.

Qual o PIC , qual o compilador e a linguagem que você esta usando??

Para teclado matriciais você pode criar uma variável e atribuir um valor para essa variável de acordo com a tecla pressionada, então você cria uma instrução de analise tipo um "switch()". Dentro de cada "case" você pode fazer uma cadeia de comando que mandão o PIC escrever no display e armazenar o valor dentro de outra variável 1 (que não seja a do teclado) repete o processo e armazeno o próximo valor dentro de uma variável 2, para saber se vai escrever na variável 1 ou 2 basta criar um flag (tipo se for igual a 0 escreve na variável 1 se for igual a 1 escreve na variável 2, por exemplo). Após isso o software fica analisando os botões (#) e (*). Se for pressionado # ele chama uma função que imprime os valores variável 1 e variável 2 pela UART, se for pressionado * ele zera os valores das variáveis e repete o processo. Eu utilizo o MikroC se você utilizar este mesmo compilador posso te dar uma ajuda mais profunda a nível de código!!

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...