Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Edsu

[Resolvido] Dúvida sobre desempenho e partição - dois HDs sem RAID

Recommended Posts

Olá amigos, dei uma pesquisada no fórum e algumas dúvidas foram sanadas mas outras não.

Atualmente eu tenho um HD de 160GB da Samsung, segue os dados abaixo (fonte AIDA64):

post-307106-13884966335014_thumb.jpg

Vou comprar um novo HD de 1TB, pelas pesquisas vi que o modelo Seagate ST1000DM003 é uma boa escolha. O motivo da compra é simplesmente ter um hd com maior capacidade e vai melhorar um pouco o desempenho também, mas não estou com grana pra comprar SSD no momento.

Irei utilizar o HD Seagate como primário.

Eu utilizo o PC para jogos e não irei aplicar RAID por falta de conhecimento, pelo menos por enquanto.

Minha dúvidas:

1 - Devo deixar o HD antigo como secundário ou parar de usa-lo, visando desempenho? (pois não vejo problema em aposenta-lo (remover do pc) já que não vai fazer muita falta).

2 - Li em alguns tópicos que é recomendado particionar o HD uma parte para o SO e o resto para dados. A partição do SO é única e exclusivamente para instalação do SO e drivers e qualquer outra instalação de jogos/aplicativos devem ficar na segunda partição? Por que esse esquema de partição é recomendado? Aumenta desempenho ou é pura organização?

Já agradeço o pessoal do fórum que estão sempre ajudando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na ora da formatação, particionando o HD onde o sistema principal será na partição primária o C:/, pode dividir mais partições, onde ficará letras D:/, E:/ ou F:/. A vantagem é o seguinte: Se qualquer ora tiver um problema sério no sistema, precisando restaurar ou formatar novamente, vai optar apenas a partição C:/ as demais ficam seguras e mantém todos arquivos a salvo no PC. Esta tarefa tem que ter atenção para não deletar por engano estas outras partições, senão apaga tudo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado pela ajuda Paulo!

Sobre manter o HD antigo, sabe se isso vai afetar algo significativo no desempenho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser instalar o HD novo e na partição principal C:/ instalar o sistema operacional, tranquilo. E querendo deixar o 160GB, como armazenamento de arquivos não tem problemas. Instalar neste o sistema também pode e o de 1TB, pode ficar para armazenar todos arquivos. Com os 2 instalados nunca ouvi dizer em cair o desempenho. Tendo uma fonte boa em Watts reais, roda tudo tranquilo. OBS: Este HD de 160GB para o sistema, tem que testar se realmente está OK, sem Bad Blocks ou outros defeitos. Até os novos vem muitos com falhas e defeitos. Não temos controle de qualidade destes produtos.

Editado por Paulo Tacco
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Paulo, até havia me esquecido de pensar na fonte nessas horas rsrs.

Acabei optando por deixar somente o HD novo (não tenho outro cabo SATA pra conectar dois HDs na placa mãe hahaha... mas por enquanto não há necessidade de compra-lo). Formatei o PC e criei duas partições, uma de 50 GB para o SO e outra de 950GB para todo o resto.

Podem encerrar o tópico, minhas dúvidas foram sanadas, obrigado mais uma vez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×