Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao alterar SATA para AHCI


mauricio.snts

Posts recomendados

Olá!

Instalei um SSD Samsung 840 series em um desktop, fiz a clonagem do HDD para o SSD, reiniciei o desktop, entrei na BIOS e em "Advanced -> SMART" selecionei Enabled e em "Advanced -> Configure SATA as" selecionei AHCI e salvei as alterações.

O desktop reiniciou normalmente, porém antes da tela de login do usuário o Windows 8 deu tela azul e reiniciou. Entrei novamente na BIOS e em Advanced -> Configure SATA as" voltei a configuração para IDE e funcionou normalmente. Já fiz instalações de SSD em outros equipamentos, alterei as configurações SATA para AHCI e não tive problemas.

Alguém passou por esse problema?

As configurações do equipamento são placa mãe Intel DQ35JO, Core 2 Quad Q9550, 4Gb Ram, HDD Seagate 80Gb SATA, HDD Seagate 2Tb SATA, SSD Samsung 840 Series 250Gb e video Asus Geforce GTX650.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mauricio,

Você não iria conseguir trocar de forma alguma. Para se trocar de IDE para AHCI só é possível no momento da formatação ou alterando o registro do windows para o mesmo alterar os drivers em uso.

Como você fez a clonagem, as configurações para inicialização IDE do HD antigo passaram para o SSD, gerando incompatibilidade na leitura dos drivers.

Para trocar de IDE para AHCI sem ter que formatar o HD siga os passos do link ao lado; Como mudar a configuração do HD para AHCI depois de instalar o Windows

Faça esse procedimento no HD em que está instalado o Sistema operacional.

Antes de fazer qualquer procedimento salve seus dados e crie um ponto de restauração.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ne0n, obrigado pela atenção.

Já havia feito esse tutorial anteriormente e não havia funcionado, e acabei descobrindo algumas coisas.

1 - Desconectei todas as unidades, deixando apenas a inicialização pelo SSD, e realizei a alteração do registro, conforme o link que você indicou e reiniciei o equipamento, que funcionou normalmente.

2 - Desliguei o equipamento, conectei a unidade Seagate 2Tb, liguei o equipamento e ele funcionou normalmente.

3 - Desliguei o equipamento, conectei a unidade Seagate 80Gb, liguei o equipamento e ele não funcionou. A BIOS fez o reconhecimento do hardware, reconheceu o teclado e travou, então fui verificar o que havia nesse HD e para minha surpresa havia uma instalação do Windows 7. Conectei esse HD em um case externo, fiz o bkp do HD e formatei.

Pronto!!!! Ao conectá-lo novamente no desktop o equipamento funcionou normalmente.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!