Ir ao conteúdo

Computador liga, porém, não inicia

BR MaceiO

Posts recomendados

Postado

Pessoal, como não sei explicar direito o que está acontecendo, fiz dois vídeos. O primeiro mostra o que está acontecendo. Basicamente, o computador liga, só que ele não inicia. A luz do HD nem fica acesa. Como eu sou leigo, eu acredito que seja problema na Placa-mãe, por , além de ser antiga, ser de um fabricante pouco confiável, já que a empresa, aparentemente, faliu. O segundo mostra a tela azul que deu depois de o PC ter iniciado.

OBS: Desculpe se existir um tópico semelhante no fórum. Eu retalhei o Google todinho e não encontrei nada do tipo, talvez, por não saber direito a palavra-chave para o problema.

Postado

Se nessas horas o suporte da Microsoft ajudasse,a página a seguir seria o necessário pra resolver seu problema de tela azul.

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Só que os karas da MS falam em Aramaico,e ai só eles que entendem.

No Superdownloads esse problema de tela azul que você tem,está em 1° no Top 10,portanto é estranho que você não tenha achado nada no Google :huh:.

Aqui está o link do site [ X ] falando sobre esse erro de forma mais compreensível,que a página da MS.

Caso esses métodos não resolvam,tente entrar no Menu Avançado apertando F8 antes do SO iniciar ou da tela azul aparecer.Se conseguir,você verá entre as ferramentas,a possibilidade de restaurar seu PC a um estado anterior(não sei exatamente,a quais versões do Windows isso se aplica).

Entre as várias causas dessas telas azuis,uma bem comum é o superaquecimento de determinada(s) peça(s),más como ví muita coisa por aqui apontando pra mesma direção,acho que esse seu problema está mesmo relacionado com alguma PCI ou driver recém instalado.

Postado

O problema DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL é muito genérico. Tente fazer o computador funcionar com o mínimo de hardware. Se sua placa-mãe tiver vídeo on-board tire a placa de vídeo, tire uma das memórias e teste novamente. Se continuar troque pela outra memória e tente novamente.

Tente também entrar no modo de segurança

Postado

Fala pessoal... Agora ferrou... O meu primeiro teste seria com as minhas memórias, colocando uma de cada vez e alternando de slot... Logo na minha primeira tentativa, o computador parou de ligar.. Ele não da nem sinal de vida... Creio que seja problema com a fonte. Os error iniciais podem estar relacionados com a fonte também?

Postado

Pode ser problema na fonte ou na placa-mãe.

Nem liga os coolers? Se ligar, tente ligar sem o HD plugado na placa-mãe.

Uma vez tive um problema que só ligava os coolers mas não aparecia nada, nem bip da placa-mãe, quando eu tirei o HD, funcionou normalmente(claro sem o SO). O defeito era no HD.

Postado

Tenho até vergonha de escrever isso aqui, mas, por uma total falta de experiência, ao remover o pente de memória, eu acabei desconectando a alimentação da placa-mãe, consequentemente, meu PC não estava ligando. Resolvido isso, ele está ligando, porém, o problema de não iniciar e eventuais telas azuis ao iniciar continuam.

Postado
Tenho até vergonha de escrever isso aqui, mas, por uma total falta de experiência, ao remover o pente de memória, eu acabei desconectando a alimentação da placa-mãe, consequentemente, meu PC não estava ligando. Resolvido isso, ele está ligando, porém, o problema de não iniciar e eventuais telas azuis ao iniciar continuam.

Sem problemas, isso acontece.

O seu pc é o da assinatura, né?

Teste usar o pc sem a placa de vídeo.

Teste as memórias com o memtest, como o amigo acima disse.

Postado

Como eu já havia citado antes,telas azuis podem ser causadas pelo superaquecimento de alguma peça (geralmente fonte ou processador),más antes de partir pra essa hipótese você tem que seguir as recomendações feitas no link do Superdownloads que deixei acima,e desconectar qualquer placa offboard que não seja necessária pro funcionamento do PC e que pode estar causando algum conflito por ai.Informe também se consegue acessar o Setup ou entrar no modo avançado (F8).

Postado

Pois é UnanTec, após de reconectado a alimentação da placa-mãe, eu realizei os testes, tanto o de remover a VGA, quanto o de alternar as memórias. Agora eu irei realizar a verificação com o memtest. Daqui a pouco posto os resultados. Valeu galera!

O teste ainda não terminou. Vou deixar ele rodar, pelo menos, umas quatro vezes. Um coisa me intrigou. O programa reconhece duas CPUs, mas apenas uma ativa. Vejam a imagem. Devo me preocupar ? IMG_20130801_190006_667.jpg

Ao final do 4° teste, o programa não indicou nenhum erro de memória

OBS: Recentemente eu apresentei este problema aqui http://forum.clubedohardware.com.br/pc-muito-lento/1014341?p=5950767#post5950767 , onde meu PC apresentava muita lentidão, tudo apontava que era problema no HD, mas, após realizar uma verificação do HD, eu exclui esta possibilidade. Tudo me leva a crer que é problema com a Placa-mãe.

Postado

Seu processador tem dois núcleos,onde cada núcleo é um processador completo,por isso você vê dois CPU's no teste,o que é absolutamente normal.Se fosse um i7 Ivy você veria 4 CPU's ai.

Se o processador estivesse queimado,você nem conseguiria ligar o PC e defeitos no processador apesar de existirem são raros.

Continue com os testes...

Postado

HEHEHE.... Agora entendi... Espero que ao alterar placa-mãe, processador e RAM o problema seja resolvido, por isso, estou torcendo para ser algo relacionado apenas à placa-mãe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...