Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC pós-upgrade sub-total não liga; cooler da CPU não funciona


Posts recomendados

Bem galera, eu tinha uma placa-mãe na garantia que deu defeito, e junto com isso decidi abrir a carteira e fazer um upgrade de respeito

as únicas coisas que aproveitei foram a fonte (uma Seventeam 650W reais), o processador (Phenom II X6 1055T) e seu cooler (BOX). Ah, e uma memória 4gb 1333mhz Corsair.

Comprei uma MB AM3+, já pra comprar outra CPU futuramente.

O que comprei foi: MB Gigabyte GA-970A-D3 rev 3.0, Gigabyte HD 7870 2GB, outra memória 4gb Corsair 1333mhz pra dual-channel (exatamente o mesmo modelo), Gabinete AKASA e ventoinhas de gabinete.

A questão é que, esse processador já é antigo (2010), e quando a placa-mãe antiga (uma MSI) deu defeito, a última coisa que suspeitei foi dela, porque foi o mesmo defeito que o PC estava apresentando com a MB antes dessa (uma ASUS low-end). Com isso, mexi muito pra dar o diagnóstico, gastei 80 reais numa loja, e quando fui retirar o processador da MB pra mandá-la pro RMA, notei que um pouco de pasta térmica espalhou pela lateral do processador e também para a base de alguns pinos laterais. Bem, guardei, e agora quando tirei o processador da gaveta, lembrei disso e passei 2h retirando cuidadosamente com uma agulha e cotonete essa pasta térmica que tava nos pinos. Uma vez também liguei o PC sem que o cooler da CPU estivesse ligado na MB, mas quando percebi, logo desliguei.

Enfim, montei tudo no maior cuidado do mundo, com luvas, me preocupando em ficar tocando objetos aterrados pra descarregar a energia estática (já queimei peças por isso). Quando liguei, não funcionou. As ventoinhas funcionam, os coolers da VGA funcionam, o HD tb gira, mas observei que o cooler do processador dá uma pequena girada e para.

Obs1: esse cooler além de ser antigo (já tá meio enferrujado; agora me parece ter sido uma burrice usá-lo, mas o desempenho dele sempre foi ótimo), não encaixa 100% nas presilhas da MB. Mas ele fica muito firme e estável.

Obs2: nesse meu novo gabinete Akasa, o speaker não é na parte frontal, e sim uma peça pequena que vem solta. No manual nem dizia qual lado era positivo, se vermelho ou preto, mas fui pela setinha que tem no vermelho (assumi que era o positivo, e que também o preto geralmente é negativo) e liguei. Ele não dá bipe algum. Mas aí não sei se pode ter danificado, já que derrubei ele quando abri o gabinete na primeira vez...

Levei ele pra uma assistência técnica de renome da minha cidade, mas me ligaram dizendo que lá só trabalham com Intel, que não tinham como testar MB e CPU separadamente, e alegaram o defeito como sendo "do complexo placa-mãe-processador" (ainda bem que não me cobraram nada). Apenas testaram a fonte e a VGA.

Enfim, tenho muita pressa pra ver esse PC funcionando, entro de férias agora sexta e terei apenas 20 dias... Tenho quase certeza que é o processador, mas já comprei um HD sem necessidade uma vez achando que era o problema (porque noutro HD a MB teimou de funcionar), e nem era, era a MB mesmo...

Li no Clube do Hardware que algumas MBs teem um sistema que desliga se o cooler da CPU não funciona. Mas nesse caso, o cooler dá uma giradinha e para.

Além de que, as ventoinhas, a VGA e o HD funcionam (coolers giram), então posso dizer que a placa-mãe (nova) tá ok? Eu fiquei meio sem saber porque não vi nenhum led aceso nela, mas fiz uma inspeção minuciosa e não achei led nela de jeito nenhum...

E aí galera, vale à pena realmente comprar logo um processador novo? (Tô pensando no FX-6300). Ou pode ser apenas o cooler antigo (tanto quanto o processador) ou a motherboard nova?

Muito grato pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já vi uma placa da gigabyte que liga o cooler só depois de uma certa temperatura, talvez sua placa esteja com essa tecnologia habilidata.

Se quiser testar o skeaper tira as memórias e liga sem nenhuma delas, se não apitar, tira a placa de vídeo e testa, se não der nada, tira o processador e testa. A placa-mãe tem que apitar se não tiver nada ligado nela.

Também é uma forma de testar, se perceber que depois de tirar um componente ela voltou a apitar, então o problema está relacionado com o componente que você tirou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já vi uma placa da gigabyte que liga o cooler só depois de uma certa temperatura, talvez sua placa esteja com essa tecnologia habilidata.

Se quiser testar o skeaper tira as memórias e liga sem nenhuma delas, se não apitar, tira a placa de vídeo e testa, se não der nada, tira o processador e testa. A placa-mãe tem que apitar se não tiver nada ligado nela.

Também é uma forma de testar, se perceber que depois de tirar um componente ela voltou a apitar, então o problema está relacionado com o componente que você tirou.

Faz sentido, mas no meu caso, não apresenta nenhuma tela, e na primeira vez, passei cerca de 30s esperando algum sinal... Nesse caso deveria aparecer alguma coisa mesmo antes do cooler funcionar, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deveria aparecer alguma coisa.

Você Testou tirando as memórias ou placa de vídeo pra ver se sai algum bip?

Teste funcionar a placa sem o processador pra ver se sai bip.

Tô na faculdade agora, mas quando chegar, vou testar do jeito que você tá falando. Mas já vou desanimado, porque acho que esse speaker tá com defeito, uma vez que não dá bip quando liga a MB :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei aqui, e realmente agora apitou.

Tirei as duas memórias, e quando liguei, ficou apitando intermitentemente.

Depois coloquei só a memória nova, e retirei o HD

Dessa vez não apitou, assim como não tinha apitado antes em circunstância alguma.

Isso me diz alguma coisa sobre a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra testar se os componentes básico de seu pc estão funcionando, você precisa conseguir ver o POST na tela e entrar na bios.

Para conseguir isso é preciso que a placa-mãe, a placa de vídeo, processador e a memória estejam funcionando.

Pelo seu relato a placa de vídeo foi testada pelo pessoal da assistência.

Você tem dois pentes de memória e um deles você tinha antes e estava funcionado, ponha só ele no teste(Só se nesse upgrade do pc tenha queimado, que eu acho muito difícil).

Bom, parece que o defeito está ou no processador ou na placa-mãe.

Se quiser, tire o processador pra ver se bipa, mas não vai indicar qual componente está com defeito, precisaria mesmo é de um dos dois pra testar, uma outra placa-mãe ou outro processador em que tenha certeza que está funcionando.

Teste sempre sem o hd encaixado e outros periféricos, pra não atrapalhar no teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra testar se os componentes básico de seu pc estão funcionando, você precisa conseguir ver o POST na tela e entrar na bios.

Para conseguir isso é preciso que a placa-mãe, a placa de vídeo, processador e a memória estejam funcionando.

Pelo seu relato a placa de vídeo foi testada pelo pessoal da assistência.

Você tem dois pentes de memória e um deles você tinha antes e estava funcionado, ponha só ele no teste(Só se nesse upgrade do pc tenha queimado, que eu acho muito difícil).

Bom, parece que o defeito está ou no processador ou na placa-mãe.

Se quiser, tire o processador pra ver se bipa, mas não vai indicar qual componente está com defeito, precisaria mesmo é de um dos dois pra testar, uma outra placa-mãe ou outro processador em que tenha certeza que está funcionando.

Teste sempre sem o hd encaixado e outros periféricos, pra não atrapalhar no teste.

Pois é, esse é o problema, tenho procurado uma maneira de testar esse processador em outra placa-mãe, mas não consigo.

Hoje fiz um teste diferente, liguei um FAN de gabinete no lugar do cooler da CPU. Se apresentasse algum sinal na tela é por que o sistema estava desligando tudo devido ao cooler defeituoso. Mas foi quase tudo igual: o led ligou, mas o FAN tb só girou no começo e depois parou...

Praticamente certeza de o problema ser o processador, já estou vendo alguns, mas fiquei com uma dúvida. Tem alguma possibilidade de uma placa-mãe que tá bipando (ou seja, dando sinal de vida) ser a causadora desse problema, do cooler só dar uma girada e parar, e não apresentar nenhum sinal na tela?

Hugo, muito obrigado pelas respostas, valeu mesmo pela atenção! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, esse é o problema, tenho procurado uma maneira de testar esse processador em outra placa-mãe, mas não consigo.

Hoje fiz um teste diferente, liguei um FAN de gabinete no lugar do cooler da CPU. Se apresentasse algum sinal na tela é por que o sistema estava desligando tudo devido ao cooler defeituoso. Mas foi quase tudo igual: o led ligou, mas o FAN tb só girou no começo e depois parou...

Praticamente certeza de o problema ser o processador, já estou vendo alguns, mas fiquei com uma dúvida. Tem alguma possibilidade de uma placa-mãe que tá bipando (ou seja, dando sinal de vida) ser a causadora desse problema, do cooler só dar uma girada e parar, e não apresentar nenhum sinal na tela?

Hugo, muito obrigado pelas respostas, valeu mesmo pela atenção! :)

Amigo compre um testador de fonte, não é muito caro uns (R$ 20,00), é para medir as voltagens das saídas dos conectores de sua fonte. voce até pode testar usando outra fonte, mas como voce vai saber se esta outra fonte esta legal??.

Tenho duas opiniões: uma pode ser sua fonte.

Outra pode ser o pente de memória(voce disse que sem o pente o pc beepa e quando coloca a memória não acontece nada(sem beeps).

E respondendo sua pergunta: sim, a placa mãe com defeito causa este problema (fonte da placa mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo compre um testador de fonte, não é muito caro uns (R$ 20,00), é para medir as voltagens das saídas dos conectores de sua fonte. voce até pode testar usando outra fonte, mas como voce vai saber se esta outra fonte esta legal??.

Tenho duas opiniões: uma pode ser sua fonte.

Outra pode ser o pente de memória(voce disse que sem o pente o pc beepa e quando coloca a memória não acontece nada(sem beeps).

E respondendo sua pergunta: sim, a placa mãe com defeito causa este problema (fonte da placa mãe).

Homi, não diga isso não, já até comprei o processador novo, só tô esperando chegar... :wacko:

Sobre a fonte, não entendi bem o que você falou. Se ela não estivesse boa e o problema fosse dela, então ao testar outra fonte, funcionaria, não é mesmo? Mas já que com outra fonte também não funcionou (cooler não girou mais do que uma girada inicial), o problema não deve ser outra coisa?

Sobre a memória, eu tenho dois pentes iguais e testei com ambos. A questão do bipe não é que em qualquer circunstância uma placa sem memória bipa? E estando com a memória, processador e tudo, ela não bipa porque ela não identifica que nada está faltando, já que o processador está no soquete, não é?

Sobre a MB, esse é o meu maior medo, porque se for a MB, lá vão 30 dias de RMA (novamente) na Pichau, e junto com esses 30 dias vão embora todos os meus planos de poder usar o PC nas duas semanas de férias que me faltam antes de voltar à rotina de plantões noturnos leves :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive esse problema, era o processador que havia queimado. No seu caso, acho que é o processador que pode estar queimado. Pasta térmica quando cai nos contatos do processador, pode queimá-lo ao ligar ou causar mau funcionamento. Tente limpar os contatos com limpa contatos ou alcool isopropílico para ver se funciona.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive esse problema, era o processador que havia queimado. No seu caso, acho que é o processador que pode estar queimado. Pasta térmica quando cai nos contatos do processador, pode queimá-lo ao ligar ou causar mau funcionamento. Tente limpar os contatos com limpa contatos ou alcool isopropílico para ver se funciona.

Espero ter ajudado

Cara, com você o cooler também dava uma girada e depois parava, sem dar sinal algum na tela?

Eu até pensei em fazer isso, mas é meio difícil arrumar álcool isopropílico aqui, e eu já tava pensando em comprar um FX, aproveitei e comprei logo o FX-8320, tô esperando chegar.

Tomara que seja a CPU mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo compre um testador de fonte, não é muito caro uns (R$ 20,00), é para medir as voltagens das saídas dos conectores de sua fonte. voce até pode testar usando outra fonte, mas como voce vai saber se esta outra fonte esta legal??.

Tenho duas opiniões: uma pode ser sua fonte.

Outra pode ser o pente de memória(voce disse que sem o pente o pc beepa e quando coloca a memória não acontece nada(sem beeps).

E respondendo sua pergunta: sim, a placa mãe com defeito causa este problema (fonte da placa mãe).

Não acho que seja a fonte,mas existe a possibilidade, ele tem uma boa fonte.

A placa-mãe bipa quando não reconhece o hardware que ele utiliza pra funcionar, mas não dá pra identificar o defeito, pois sempre você vai ficar em dúvida entre a placa-mãe e o componente que você está testando.

Como ele tem duas memórias uma nova e a outra que ele estava usando, acho que não seja elas.

No caso a placa-mãe até reconhece, mas pelo componente está com defeito, ele não boota

Não sei essa placa-mãe bipa também sem o processador, poderia testar sem o processador.

Já tive esse problema, era o processador que havia queimado. No seu caso, acho que é o processador que pode estar queimado. Pasta térmica quando cai nos contatos do processador, pode queimá-lo ao ligar ou causar mau funcionamento. Tente limpar os contatos com limpa contatos ou alcool isopropílico para ver se funciona.

Espero ter ajudado

Dependendo da composição da pasta termica ela pode ou não conduzir eletricidade, mas de todo jeito pode atrapalhar no contato da placa-mãe com o processador

Cara, com você o cooler também dava uma girada e depois parava, sem dar sinal algum na tela?

Eu até pensei em fazer isso, mas é meio difícil arrumar álcool isopropílico aqui, e eu já tava pensando em comprar um FX, aproveitei e comprei logo o FX-8320, tô esperando chegar.

Tomara que seja a CPU mesmo

Depois que chegar nos conte se funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com você o cooler também dava uma girada e depois parava, sem dar sinal algum na tela?

Eu até pensei em fazer isso, mas é meio difícil arrumar álcool isopropílico aqui, e eu já tava pensando em comprar um FX, aproveitei e comprei logo o FX-8320, tô esperando chegar.

Tomara que seja a CPU mesmo

Sim, o cooler girava rapidinho e depois parava. Eu testei o processador em outra placa e realmente era ele. Faça como o hugo disse, teste a placa sem o processador para ver se ela liga e gira o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, deu certo!!!

Mas foi outra novela rs

O processador chegou, aí fiquei procurando na caixa a pasta térmica. Aí fiquei indignado porque não vi nenhum plástico ou seringa rs

Aí percebi q ela já vinha pré-aplicada no cooler, protegida por um plástico.

Fiquei mais tranquilo, porque sou todo embolado com pasta térmica.

Bem, desmontei o pc, fui tentar tirar o cooler antigo, girando e tal, só que dessa vez não usei o secador pra esquentar a pasta térmica antiga, só fiz movimentos giratórios e puxando levemente pra cima.

Do nada, veio cooler com processador e tudo! Pensei "fudi a placa-mãe"

E o pior foi ter percebido que dessa vez também vazou pasta térmica pro soquete, aí que me desesperei mesmo.

Fiquei uns 10min pensando "e agora, o que faço?", aí decidi colocar o processador novo.

Aí coloquei, bem direitinho, montei tudo. Quando ligo, o cooler dá uma girada e para. Pense numa tristeza... rs

Só que aí é aquele lance da placa-mãe só ligar tudo quando tá numa temperatura X, e uns 3s depois começa a funcionar tudo, eu fiquei com uma cara de "WTF?!"

Valeu pelas dicas galera, no final era o meu Phenom IIzinho que deu adeus pro mundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!