Ir ao conteúdo

Ajuda com temperatura SpeedFan

Jonathass

Posts recomendados

Postado

Galera baixei o speedfan para ver a temperatura da minha cpu LOL

quando abri ele tomei um susto '-'

System: 101Cº

Aux: 127C°

Alguém sabe me informar se isso é normal?

o que seria esse Aux?

Imagem: ↓

i7SSHsk.png

Configuração:

Placa Mãe: IPM41-D3

Processador: Intel Celeron E3400 2 núcleos de 2.60GHz

HD Seagate 500GB

Memoria Ram: 4GB

Windows 7 64 Bits:

Postado

o que seria esse Aux?

Imagem: ↓

i7SSHsk.png

Configuração:

HD Seagate 500GB

Windows 7 64 Bits:

Olá Amigo!

Sinceramente, isso pode ser problema no sensor de temperatura da placa mãe ou, talvez, atualizando a BIOS da placa mãe isso seja resolvido.

Mas, antes de fazer qualquer coisa, recomendo que você use o seguinte programa: HW MONITOR

Esse funciona muito bem e registra as temperaturas de tudo (HD, fonte, placa mãe, processador, etc). Mais ainda, ele informa as temperaturas MÍNIMA, ATUAL e MÁXIMA de cada um desses componentes.

Usando ele, poste aqui o resultado.

Boa Sorte Amigo!

Abraço!

Postado

existem muitas lendas a respeito do "aux", temperatura das memórias, do chipset, da fonte...

o mais certo é que o aux se refira ao circuito auxiliar da placa-mãe que regula o Vcore.

Postado

o que seria esse Aux?

Configuração:

HD Seagate 500GB

Windows 7 64 Bits:

Essas temperaturas não são precisas.

Baseie-se unicamente nas temperaturas do CPU (Processador) HD, e VGA (Placa de vídeo).

é bug no sensor. E mais, o Speedfan não é lá muito preciso.

Nunca tive problemas com a precisão do SpeedFan, sempre bateram com as temperatura do HWmonitor e PC Probe II.

existem muitas lendas a respeito do "aux", temperatura das memórias, do chipset, da fonte...

o mais certo é que o aux se refira ao circuito auxiliar da placa-mãe que regula o Vcore.

No meu caso esse Aux está sempre negativo, batendo na casa dos -121°, por isso nunca dei muita moral para este.

Já esse System eu nunca vi na vida, então não façõ ideia do que se trata, mas também acredito que não seja relevante.

Abraço a todos

Postado
Essas temperaturas não são precisas.

Baseie-se unicamente nas temperaturas do CPU (Processador) HD, e VGA (Placa de vídeo).

Nunca tive problemas com a precisão do SpeedFan, sempre bateram com as temperatura do HWmonitor e PC Probe II.

No meu caso esse Aux está sempre negativo, batendo na casa dos -121°, por isso nunca dei muita moral para este.

Já esse System eu nunca vi na vida, então não façõ ideia do que se trata, mas também acredito que não seja relevante.

Abraço a todos

Olá Amigo!

Me perdoe mas eu vou descordar de você... No meu caso, o SPEED FAN nunca funcionou bem muito embora seja um software SIMPLES que, em tese, deve apenas pegar as informações passadas pelos sensores da placa mãe. Sei lá por qual motivo, ele quase sempre "repassa" essas informações de forma errada e, por esse motivo, recomendei o HW MONITOR.

Quanto as temperaturas informadas por ele, significam:

System: É a temperatura do "sistema", ou seja, da placa mãe. Este sensor de temperatura fica diretamente na placa mãe. O normal, é uma placa mãe não passar dos 45º C.

CPU: Esta é a temperatura do "chassi", ou seja, da "carcaça" do processador. Este sensor de temperatura fica diretamente no processador. A temperatura ideal e máxima são determinadas pelo fabricante do processador. Neste caso, a temperatura máxima do processador dele é de 74,1º C. Vide: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Celeron/1014/11 - Obs.: Nem sempre o fabricante informa qual é a temperatura máxima de trabalho dos núcleos e da "carcaça" do processador.

AUX: Esta é a temperatura da fonte de energia. Este sensor de temperatura fica diretamente na fonte de energia.

HD0: Esta é a temperatura do Hard Disk. Este sensor de temperatura fica diretamente no HD.

Core 0 e Core 1: São as temperaturas dos núcleos do processador. Este sensor de temperatura fica diretamente no processador. A temperatura ideal e máxima são determinadas pelo fabricante do processador. Obs.: Nem sempre o fabricante informa qual é a temperatura máxima de trabalho dos núcleos e da "carcaça" do processador.

Abraço!

Postado
Olá Amigo!

Quanto as temperaturas informadas por ele, significam:

System: É a temperatura do "sistema", ou seja, da placa mãe. Este sensor de temperatura fica diretamente na placa mãe. O normal, é uma placa mãe não passar dos 45º C.

System = Sistema, que na maioria das vezes se refere a software e não a hardware.

Meio equivocada sua descrição pois o sensor do SpeedFan se refere a placa mãe como MB (Mother Board).

http://img821.imageshack.us/img821/9784/o03c.jpg

Como você mesmo pode ver na screen, as temperaturas conferem com outros programas de medição.

Cada caso é um caso, comigo funciona 100%.

Postado
System = Sistema, que na maioria das vezes se refere a software e não a hardware.

Meio equivocada sua descrição pois o sensor do SpeedFan se refere a placa mãe como MB (Mother Board).

http://img821.imageshack.us/img821/9784/o03c.jpg

Como você mesmo pode ver na screen, as temperaturas conferem com outros programas de medição.

Cada caso é um caso, comigo funciona 100%.

Olá Amigo!

Mais uma vez discordo de você. Sistema não é software e software não esquenta, não possui temperatura. Além disso, o speed fan não controla software tampouco a temperatura do software pois, conforme eu disse, software não possui temperatura para ser medida.

Como eu disse, system significa SIM a temperatura da placa mãe. VIDE: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-speedfan/633337

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071217160525AAqL5iD

http://speedfan.apportal.com.br/videos

Quanto ao seu informar "MB", é uma questão de versão do SPEED FAN ou mesmo da placa mãe. NOTE, que o seu não traz a informação do "system", isso porque, "system" e "MB" é a mesma coisa.

No que se refere aos outros programas de medição que você usa, eu não os conheço e, por isso, não posso ajudar.

Indico sempre o HW Monitor não apenas porque funciona comigo, mas também porque é uma indicação praticamente unânime aqui no CDH.

Abraço!

Postado
Olá Amigo!

AUX: Esta é a temperatura da fonte de energia. Este sensor de temperatura fica diretamente na fonte de energia.

Abraço!

Isso é praticamente impossível. Não dá pra ler a temperatura da fonte, pois não existe esse tipo de comunicação com a placa-mãe.

Exceto num modelo da Corsair (não lembro qual agora) que vinha com software de monitoramento de voltagens e etc.

Postado
Isso é praticamente impossível. Não dá pra ler a temperatura da fonte, pois não existe esse tipo de comunicação com a placa-mãe.

Exceto num modelo da Corsair (não lembro qual agora) que vinha com software de monitoramento de voltagens e etc.

Olá Amigo!

Bom, como você mesmo disse, é quase impossível mas não é... rs A minha simplória CORSAIR CX 500 informa a temperatura no HW Monitor exatamente com esta abreviatura: AUX.

Mas, conheço pessoas que possuem outros modelos da CORSAIR, precisamente os modelos HX 600 e TX 750 e, elas não informam suas temperaturas...

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Azarack e jccabral

Quero sugerir a ambos que tentem encontrar uma fonte com uma resposta

definitiva sobre esse assunto e a postem neste tópico, ou melhor, criem um

tópico especifico para esclarecer o que significa este "Aux" nos programas

de monitoramento de temperaturas.

Obrigado pela colaboração.

adcarvalho

Postado
Azarack e jccabral

Quero sugerir a ambos que tentem encontrar uma fonte com uma resposta

definitiva sobre esse assunto e a postem neste tópico, ou melhor, criem um

tópico especifico para esclarecer o que significa este "Aux" nos programas

de monitoramento de temperaturas.

Obrigado pela colaboração.

adcarvalho

http://forum.gamevicio.com/topico/2007/08/temperatura-aux/

"AUX (circuito auxiliar) é responsável pela regulação da tensão do VCORE. É composto por alguns transistores MOSFETs e outros componentes.

Normalmente essa temperatura pode chegar aos 50ºC. pelo menos na minha placa nunca passou disso no verão."

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...