Ir ao conteúdo

Controle de motor DC com pwm/555

lucasnascimento

Posts recomendados

Postado

Olá, estou montando um circuito para acionar um carrinho movido por dois motores, por meio de chaves de 2 polos, 6 terminais e 3 posições, e controlar a velocidade destes motores por meio de um sinal pwm gerado por um CI ne555.

Quanto a controlar os motores pelas chaves, esta tudo bem, já tenho o circuito para isso montado direto nas chaves, formando uma ponte h, mas a minha intenção é que um dos fios da alimentação das chaves (indiferente se o positivo ou o negativo) passe por um transistor, e este receba um sinal PWM.

porém, além disso, devido a particularidades do projeto, quero usar o menor numero de componentes possível. Não tenho dados específicos dos motores, pois são de ferro velho, mas aciono eles normalmente com uma bateria de 6V.

Testei alguns circuitos aqui, mas não funcionaram. De preferência, gostaria de um circuito que use um potenciômetro ou de 5kohms ou de 220kohms, transistores bc548b e bc558b, diodos ou 1n4007 ou 1n4148, pois já os tenho aqui.

Segue o circuito do controle dos motores com as chaves, e o resistor no fio que vai receber o PWM

controle.jpg

Postado

Ola Amigo.

Primeiro de tudo.... Não é possível usar um transistor BC para isso, eles não comportam a passagem de muita corrente (eles não tem nem corpo para dissipar potencia, pois não foram projetados para isso), você deve usar um transistor mais "parrudo" tipo BD139 com dissipador, se o motor exigir mais do que isso tente um tip127.

É possível encontrar vários circuitos na internet, to colocando um aqui no anexo bem simples, você pode alterar a frequência mudando o valor do capacitor C1 para ajustar a seu potenciômetro (faça uns testes e vaja como fica melhor para você). Substitua o Q1 pelo BD139 ou tip127 e o resistor R2 por algum de 4k7 ou um valor próximo.

post-1046475-13884966624345_thumb.gif

retirado do site"http://www.sentex.ca/~mec1995/circ/pwm555.gif"

Se tiver duvidas, não deixe de perguntar.

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Postado

Certo, então acho que o meu problema era mesmo o bc...

obrigado. Só mais um detalhe, isso é um carrinho que eu montei ja faz um tempo, e eu quero simplesmente adicionar essa funcionalidade nele. faz mal se eu usar quatro pilhas pra alimentar o 555 e a bateria de 6v pra acionar os motores?? Assim(acredito eu) eles ficam em redes separadas e não precisam de um circuito pra proteger o 555 de estar ligado junto de um motor. valeu

Postado

Ola Lucas.

Pode sim alimentar o 555 separado, só não se esqueça de interligar os negativos das pilhas ou não vai funcionar.

Postado

Luiz,

agradeço pelo circuito enviado, funcionou perfeitamente.

E o site do circuito tem um tutorial extremamente detalhado sobre o 555, o que é um conhecimento muito util.

Montei o circuito exatamente como o enviado, porém não encontrei o diodo mbr1645, e nem um equivalente. testei o circuito em uma lampada sem ele e funcionou, mas gostaria de saber se ele é necessario para ligar o motor, e para o caso de alimentar o 555 e o motor na mesma bateria, ele é suficiente para proteger o 555??

Obrigado.

Postado

Esse diodo é justamente para proteger a parte eletrônica dos picos inversos gerados pelo motor.

Se você esta alimentando uma carga indutiva (motor, relé, etc)o diodo é necessário sim, a não ser que você use uma fonte separadamente para alimentar carga indutiva (como você disse que faria).....

Se sua carga é inteiramente resistiva (como uma lampada ou termo resistência) o diodo não é necessário, pois não haverá picos para dissipar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!