Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como alterar a memória compartilhada com a placa de vídeo - Asus X401U


Posts recomendados

Olá galera, boa tarde.

Bom, depois de muito pesquisar na internet resolvi abrir esse tópico embora exista alguns tópicos relacionados a este assunto em nenhum deles eu encontrei uma resposta satisfatória para o meu casa específico, vamos lá.

Comprei um Notebook a aproximadamente duas semanas (Asus Modelo: X401U, 2GB de memória ram, processador AMD E-450 APU with Radeon HD Graphics 1.65 GHz, SO windows 8 (64 bits). um computador que atendia às minhas necessidades, porém a insatisfação começou quando percebi dentro de PROPRIEDADES DO SISTEMA que dos 2GB de memória instalada apenas 1,5 era utilizável, diminuindo consideravelmente o desempenho do meu PC com um SO bastante pesado.

Depois de muito pesquisar pude observar em MONITOR DE RECURSOS que existe mais de 400MB de memória RAM reservadas para hardware o que me causou muito espanto visto que meu outro notebook da positivo de 1GB de ram possui apenas 10MB reservados para o mesmo.

Depois imaginei que pudesse ser compartilhamento com o placa de vídeo e acho que é isso realmente:

Sem_t_tulo.jpg

Eu não uso o pc para jogos portanto, desempenho gráfico não me interessa, gostaria muito de diminuir essa quantidade de memória compartilhada mas não sei como fazer pois NÃO EXISTE ESSA OPÇÃO NA BIOS.

A bios desse note é muito restrita e fechada não me permite mudar nada em relação a isso o que eu faço?? valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo pesquisando na internet e me parece que ninguém sabe realmente como fazer isso, o fato é que se minha bios fosse liberada seria muito mais fácil.

Tentei alterar essa configuração pelo AMD vision engine control Center mas até agora nada, o que já observei é que se trata de uma tecnologia que no caso da AMD se chama HyperMemory que contribui para a redução de custos na produção de adaptadores gráficos, mas no meu caso a minha placa de video possui 384 MB de memória dedicada o que pra mim é o suficiente, estou perdendo 500MB de memória ram sem necessidade, é tem muita gente por ai dizendo que fica apenas reservada caso o sistema necessite, mas não é correto, essa nova tecnologia furta memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, boa tarde.

Bom, depois de muito pesquisar na internet resolvi abrir esse tópico embora exista alguns tópicos relacionados a este assunto em nenhum deles eu encontrei uma resposta satisfatória para o meu casa específico, vamos lá.

Comprei um Notebook a aproximadamente duas semanas (Asus Modelo: X401U, 2GB de memória ram, processador AMD E-450 APU with Radeon HD Graphics 1.65 GHz, SO windows 8 (64 bits). um computador que atendia às minhas necessidades, porém a insatisfação começou quando percebi dentro de PROPRIEDADES DO SISTEMA que dos 2GB de memória instalada apenas 1,5 era utilizável, diminuindo consideravelmente o desempenho do meu PC com um SO bastante pesado.

Depois de muito pesquisar pude observar em MONITOR DE RECURSOS que existe mais de 400MB de memória RAM reservadas para hardware o que me causou muito espanto visto que meu outro notebook da positivo de 1GB de ram possui apenas 10MB reservados para o mesmo.

Depois imaginei que pudesse ser compartilhamento com o placa de vídeo e acho que é isso realmente:

Sem_t_tulo.jpg

Eu não uso o pc para jogos portanto, desempenho gráfico não me interessa, gostaria muito de diminuir essa quantidade de memória compartilhada mas não sei como fazer pois NÃO EXISTE ESSA OPÇÃO NA BIOS.

A bios desse note é muito restrita e fechada não me permite mudar nada em relação a isso o que eu faço?? valeu galera.

Não há o q fazer.

A não ser colocar mais um pente de memória.

Vale lembrar que a interface do Win 8 consome quantidade significativa de processamento gráfico, portanto, nem se fosse possível seria aconselhável alterar essa configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Illo, eu já tentei essa opção já mexi em tudo isso e nada.

O mais estranho é que essa opção de alterar a quantidade de memória compartilhada é possível em algumas BIOS, mas a BIOS desse pc aqui quase não tem opções e nenhuma em relação a isso, andei pesquisando muito sobre o assunto e percebi que é uma tendencia se construir placas a baixo custo que não possuem memória dedicada ou seja usam somente memória ram para a reprodução gráfica, mas o estranho é que minha placa tem memória dedicada de 384 MB isso é mais do que o suficiente para reprodução gráfica do windows 8 e de vídeos que é o máximo que eu uso.

Estou sem saber o que fazer pois já vi algumas pessoas reclamando em relação a essa problema e dizendo que colocaram mais memória ram e o sistema automaticamente capturou mais ram ainda para essa opção, se essa opção realmente não tiver como ser alterar vou me sentir enganado pois comprei um PC com 2GB de ram e não com 1,5. Pode parecer pouca coisa esses 500 MB mas estão fazendo uma diferença absurda pois meu pc com essa atual configuração arranca o SO e com um navegador como o google chrome utiliza 70% da ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Illo, eu já tentei essa opção já mexi em tudo isso e nada.

O mais estranho é que essa opção de alterar a quantidade de memória compartilhada é possível em algumas BIOS, mas a BIOS desse pc aqui quase não tem opções e nenhuma em relação a isso, andei pesquisando muito sobre o assunto e percebi que é uma tendencia se construir placas a baixo custo que não possuem memória dedicada ou seja usam somente memória ram para a reprodução gráfica, mas o estranho é que minha placa tem memória dedicada de 384 MB isso é mais do que o suficiente para reprodução gráfica do windows 8 e de vídeos que é o máximo que eu uso.

Estou sem saber o que fazer pois já vi algumas pessoas reclamando em relação a essa problema e dizendo que colocaram mais memória ram e o sistema automaticamente capturou mais ram ainda para essa opção, se essa opção realmente não tiver como ser alterar vou me sentir enganado pois comprei um PC com 2GB de ram e não com 1,5. Pode parecer pouca coisa esses 500 MB mas estão fazendo uma diferença absurda pois meu pc com essa atual configuração arranca o SO e com um navegador como o google chrome utiliza 70% da ram.

cara então você tem que instalar um sistema operacional que não exija muita parte gráfica como o windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Illo, eu já tentei essa opção já mexi em tudo isso e nada.

O mais estranho é que essa opção de alterar a quantidade de memória compartilhada é possível em algumas BIOS, mas a BIOS desse pc aqui quase não tem opções e nenhuma em relação a isso, andei pesquisando muito sobre o assunto e percebi que é uma tendencia se construir placas a baixo custo que não possuem memória dedicada ou seja usam somente memória ram para a reprodução gráfica, mas o estranho é que minha placa tem memória dedicada de 384 MB isso é mais do que o suficiente para reprodução gráfica do windows 8 e de vídeos que é o máximo que eu uso.

Estou sem saber o que fazer pois já vi algumas pessoas reclamando em relação a essa problema e dizendo que colocaram mais memória ram e o sistema automaticamente capturou mais ram ainda para essa opção, se essa opção realmente não tiver como ser alterar vou me sentir enganado pois comprei um PC com 2GB de ram e não com 1,5. Pode parecer pouca coisa esses 500 MB mas estão fazendo uma diferença absurda pois meu pc com essa atual configuração arranca o SO e com um navegador como o google chrome utiliza 70% da ram.

Cara, na boa, você comprou um note com 2GB de RAM e placa de video integrada. Toda GPU integrada utiliza memória do sistema.

você não foi enganado, apenas não se informou adequadamente...

Rodar um video Full HD, por exemplo, pode consumir cerca de 600MB de memória de video, logo, os 384MB não são mais do q suficientes como você imagina...

E você está certo qto ao upgrade: qto mais RAM estiver disponível, mais será utilizada pela GPU. Meu note tem GPU dedicada de 2GB, mesmo assim, a placa integrada ainda utiliza cerca de 2GB de RAM do sistema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom digo isso porque comparando com o meu antigo notebook a memória gráfica disponível era de 251 MB e sempre atendeu às minha necessidades gráficas. o meu note atual está na casa dos 900 mb achei um pouco demais.

Mas nessa altura de tanto ler sobre isso já estou em dúvidas sobre se Memória reservada para hardware é a mesma coisa que compartilhamento de memória ram com o adaptador gráfico. pois os valores deduzidos de ram são diferentes.

Sem_T_tulo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Ola pessoal , o meu caso é contrario ao do nosso amigo RJ , eu tenho atualmente 8GB RAM e minha ´´placa gráfica ´´ integrada usa apenas 512 mb , ent eu fico com 7,48 GB Ram disponíveis . Eu utilizo o notebook pra jogar , então queria aumentar a memória Ram compartilhada com a gráfica integrada . mas como o RJ disse na minha Bios na aparece essa opção e esse compartilhamento não aumentou automaticamente quando troquei de 4GB (ela utilizava 512mb ) para 8GB

( continua utilizando 512MB depois que aumentei a RaM ) quero aumentar o compartilhamento e não tem opção na BIOS , me ajudem por favor , continuo pesquisando e aguarda vossa ajuda valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!