Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
edmilson_cruz

Google Planilhas. Somar automaticamente o valor de uma célula quando atualizada.

Recommended Posts

A minha questão é a seguinte:

Tenho uma célula (F50) contendo uma alíquota percentual, no caso o IPCA, que todo mês recebe atualização automática quando o IBGE publica o novo valor. Por exemplo, o penúltimo percentual aqui da região, julho de 2013, era de 0,48%. Dia 06 de setembro, quando o IBGE publicou o valor para agosto de 2013, ao carregar a planilha, a célula já apresenta 0,42%.

Noutro local da mesma planilha há uma outra célula (B19), que deve apresentar um montante, uma soma de todos esses IPCA's mensais, desde o momento em que começaram a ser coletados. Da maneira que venho fazendo até então, a célula B19 contém a fórmula a seguir:

=0,29+0,39+1,15+0,78+0,68+0,47+0,34+0,63+0,30+0,48+0,42

O resultado é 5,93%, já contando os dois últimos valores, 0,48% e 0,42%.

O fato é que cada vez que a célula F50 apresenta um novo valor, este precisa ser adicionado manualmente na fórmula, copiando o IPCA de F50, entrando na edição de fórmula de B19 e colando o valor no final da sequência, para que este incremente o montante.

Consegui melhorar apenas essa inserção manual do valor, dispondo-os em coluna, tendo no B19 a fórmula SUM(B4:B18).

Porém, embora eu já tenha pesquisado profundamente, não há uma maneira de somar esses novos valores ao montante de forma automática?

Agradeço a atenção.

Ed

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais