Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux - qual IDE usar para C


Daniel D. Rodrigues

Posts recomendados

Saudações,

Estou começando em C. Gostaria de desenvolver aplicações que usem janelas, botões etc. Quero que meus programas funcionem tanto no Gnome quanto no KDE (e outras como Xfce, Lxde também). Então qual IDE devo usar?

No Windows eu usava o Borland Delphi, para Object Pascal, sei que no Linux tinha o Kylix 3 (antigão) e o Lazarus (moderno). Mas o Pascal já vem caindo em desuso há um bom tempo, pensei em C, porque está em segundo lugar numa classificação de 2011. E em 2013 dizem que disputa com Java o primeiro lugar.

Então, qual IDE me permitiria desenvolver um programa escrito em C, com janelas, botões, abrir/fechar, maximizar/minimizar etc?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo os meus conhecimentos o C é uma linguagem estruturada e NÃO manipula objetos, continue estudando o C à fundo e então pule para o C++ que é a mesma coisa que o C, só que orientado a objetos e então você poderá criar programas com botões e etc... Mas continue procurando, quem sabe você encontra algo pela internet. É sério, existe uma engine para games brasileira que usa os scripts do Pascal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amenhotep, sendo sincero, não use IDE. Será muito melhor pra você aprender e pra fazer tudo o que quiser sem maiores problemas.

Claro, como no Windows não temos um acesso fácil a linha de comando pra poder compilar, então se faz necessário a IDE que compile por você e ai eles já metem um próprio editor de texto, e muitas outras funcionalidades legais. Mas logo logo você vai tentar linkar uma biblioteca ou fazer alguma coisa avançada e vai esbarrar na IDE fazendo besteiras. Claro, porque tudo tem que passar por ela. E voce vai se encontrar na desconfortável situação de já ter compilado/testado/debugado e dado prosseguimento ao código mas está parado, tentando fazer com que a IDE faça algo (que nem é do teu interesse).

No linux, você tem acesso direto a linha de comando e ao compilador então, pessoalmente, eu te aconselharia a não usar IDEs. Será apenas você, o editor de texto e o compilador.

No linux você deve substituir a duvida sobre melhor IDE, pela de melhor editor de texto. Você pode usar um de alto nível como o Gedit, mas pra códigos é recomendável um mais de baixo nível como o Vim ou Emacs. Com eles você produz duas vezes mais que usando o editor de texto de uma IDE no mesmo período de tempo.

Outra vantagem é que você organiza o projeto como quiser. Ou seja, o esquema dos diretórios, onde cada source file vai viver etc. Enquanto que IDEs fazem isso da sua maneira; muitas vezes sem te consultar; de maneiras não tão obvias ou, pior, o projeto só é facilmente compilável dentro da IDE (o que é ridículo, portabilidade = zero).

Resumindo: Linux = Vim ou Emacs + terminal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa, na minha opinião acho que voce deveria usar a linguagem de programação que achar melhor, não se deixa enganar por essas classificações de linguagem de programação. Com o estudo das linguagens você vai ver qual a linguagem vai ser melhor pra alcançar seu objetivo.

O meu conselho é o mesmo do colega aí de cima, use um editor de texto e um terminal. É bom fazer isso que quando você for pegar um programa de código aberto, para estudar e etc você vai saber os procedimentos para compilar, pois já vai estar acostumado.

Eu uso o Geany, que já veio instalado com o Fedora 19. ele é a melhor IDE que eu usei até hoje no Linux, pois ele já tem o terminal 'embutido' nele, além disso ele tem a opção de construir e compilar o código automaticamente, usando um arquivo Makefile ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!