Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel MRP no Microsoft Excel


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

Com base no quanto será produzido nas semanas seguintes, gostaria de calcular qual a necessidade de matérias-primas. Para tanto, exportei para o Excel e coloquei cada receita em uma planilha diferente. Fiz assim, pois estava seguindo a mesma lógica de outra planilha que havia criado.

Mas me deparei com um problema: a primeira planilha tinha apenas 9 receitas e a nova tem 114.

Para quem quiser, segue link para download da planilha: http://www.4shared.com/file/2T_4ixj4/MRP.html

Nas colunas C, E, G e I eu entro com os valores que serão produzidos nas semanas e nas colunas D, F, H e J estão as fórmulas que convertem as quantidades em RECEITAS, QUILOS ou ESTEIRAS para unidades, já que as receitas contêm as quantidades para 1 unidade do produto.

A direita da tabela "PRODUTO" há a tabela "MATÉRIA-PRIMA", onde estão todas as matérias-primas que são utilizadas nos produtos.

O que não estou conseguindo fazer é pensar numa maneira de somar todas as quantidades de cada matéria-prima de acordo com o volume de produção do total dos produtos. Não preciso saber que será necessário, por exemplo, na semana 1, 20 kg de farinha de trigo para produzir a quantidade de Baurus e 30 kg para produzir a quantidade de Coxinhas, mas preciso que a tabela me diga que serão necessários 50 kg de farinha na semana 1.

Não sei se fui muito claro na minha explicação. Caso não tenha sido, por favor, façam perguntas! :bigs:

Abração e obrigado pela ajuda!

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Márcio!

Desculpe, acho que selecionei o arquivo errado quando fiz o upload! Hehe.

Segue o link: http://www.4shared.com/file/vUJir6sQ/MRP.html

Coloquei valores aleatórios nas colunas C, E, G e I apenas para termos uma base para validação das fórmulas.

Desde já agradeço pela ajuda!

Grande abraço,

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá assumpcao.fe

1 - Criei um banco único com as Receitas. Multipliquei o valor de MRP pela unidade da receita e fiz um SOMASE para as quantidades.

Detalhe, os nomes das matéria-primas na coluna M (MRP) estão com espaços, você terá de limpá-los (veja M92 e M142). Os nomes dos produtos Coluna A (Banco) tem que ser igual ao da coluna A do MRP.

Fiz só 3 receitas, veja se funciona assim.

http://www.sendspace.com/file/ak3kpn

Márcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, Márcio.

Primeiramente, obrigado pela ajuda! Infelizmente ainda não consegui testar sua solução... tive uns problemas com meu computador e depois com minha internet! :wacko: Até por isso demorei em responder também. Não tenho como acessar o sendspace daqui do trabalho, então terei de testar mais tarde em casa.

Enquanto estava sem acesso a essas coisas, consegui chegar a uma solução também, mas tive de criar uma fórmula gigantesca! COM 6.710 CARACTERES! Hahaha. Como ela é sequencial e tem uma lógica fácil e bem definida, pude criá-la facilmente escrevendo partes dela nas células, puxei para seguir a sequência e depois concatenei tudo em apenas uma célula.

Por um lado foi bom, descobri que tudo tem um limite nessa vida, hahaha. Um deles é que o Excel permite "apenas" 8.192 caracteres em uma fórmula. A primeira que eu havia criado tinha 13.068, mas tive de alterar algumas coisas para chegar nos 6.710 finais, hehe.

Assim que possível, posto minha solução aqui para você dar uma olhada - acho que mais por curiosidade do que aplicabilidade mesmo. Rs.

Grande abraço e, novamente, obrigado pela ajuda!

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!